8 dicas para aumentar a rentabilidade na área imobiliária

Uma das principais responsabilidades de um gestor de equipa é o de desenhar e implementar estratégias de alto desempenho. Este deve ser um trabalho contínuo para que os resultados sejam cada vez melhores.

Mas que técnicas podem ser aplicadas para aumentar a rentabilidade de quem trabalha na área do imobiliário?

No entanto antes de fazer qualquer mudança, analise quais são as despesas da sua atividade imobiliária, qual é a sua margem de lucro e, só depois de conhecer bem os seus números, aplique as seguintes estratégias no dia a dia.

As melhores técnicas para aumentar a rentabilidade de área do imobiliário

Portanto, aplique as seguintes estratégias para maximizar a sua rentabilidade: reduza os custos desnecessários, utilize ferramentas de automação de tarefas e aumente a variedade dos seus serviços. Deixamos 8 dicas para aumentar a rentabilidade de quem trabalha na área do imobiliário:

1. Analise o investimento atual e os custos da sua empresa

De fato, qualquer mudança exige consciência e uma análise prévia. Calcule quanto gasta no arrendamento de escritórios, materiais, pessoal, fornecedores, marketing… E, por outro lado, verifique quanto está a ganhar para estimar qual é a sua margem de lucro atual.

Feita esta análise, poderá determinar quais as áreas em que pode investir mais para obter um melhor desempenho ou reduzir os custos. Tudo pode ser otimizado, desde que não coloque em causa a qualidade do serviço prestado.

2. Utilize um software de gestão eficaz

As ferramentas de gestão são a espinha dorsal de qualquer empresa. Melhoram a produtividade e, consequentemente, aumentam a rentabilidade da sua atividade.

Portanto, no sector imobiliário, um software de gestão adequado agiliza processos, a gestão dos imóveis, o acompanhamento dos clientes e facilita a organização e comunicação interna.

3. Automatize tarefas repetitivas

Publicar anúncios em diferentes portais, gerir documentos, enviar campanhas de e-mail a clientes, faturar… há muitas tarefas repetitivas que pode automatizar com as ferramentas certas, evitando assim o investimento de tempo e reduzindo alguns dos custos do seu negócio.

A nossa sugestão é que faça uma lista de tarefas repetitivas. Pode começar por listá-las num documento atualizado diariamente. Se possível, estime o tempo médio gasto em cada uma delas e procure alternativas que lhe permitam agilizar processos com softwares ou plataformas especializadas.

4. Elimine custos e ferramentas que não acrescentam valores

Pode acontecer também a situação inversa. Se o problema reside na subscrição excessiva de ferramentas, serviços ou software que não está a utilizar ou que não acrescenta grande valor, considere a possibilidade de reduzir esses custos, ou até mesmo eliminá-los.

Analise com frequência os custos operacionais das subscrições ou serviços e calcule o retorno do investimento para avaliar se os mesmos estão a cumprir a sua função: aumentar resultados.

5. Aumente a oferta de serviços

Ao diversificar a sua oferta de serviços, estará a proporcionar uma melhor experiência ao cliente, a diferenciar-se da concorrência e a gerar receitas adicionais para a sua empresa.

Para satisfazer as necessidades dos seus clientes e expandir os seus serviços, considere a possibilidade de criar parcerias estratégicas ou colaborações com outros profissionais. Por exemplo, pode oferecer serviços profissionais de fotografia, visitas virtuais, design de interiores, entre outros.

6. Fidelize os clientes para manter as relações

De acordo com o relatório “Global State of Customer Service” da Microsoft, 90% dos inquiridos afirmaram que o serviço é essencial para adquirir um produto e/ou serviço novamente. De facto, 67% acreditam que as comunicações proativas promovem a fidelidade à marca.

O setor imobiliário é sustentado por relações, pelo que manter o contacto com os seus clientes será essencial para conseguir novas oportunidades de negócio ou de referência. Ofereça benefícios para recompensar a fidelidade, partilhe conteúdos valiosos ou garanta acesso prioritário a oportunidades aos seus melhores clientes.

7. Identifique e atraia clientes de alto valor

Assente a sua estratégia de captação de clientes naqueles que tendem a fechar negócios mais rapidamente ou que lhe permitem obter uma maior margem. Privilegie a aquisição deste tipo de perfil na sua organização para otimizar o seu tempo e utilizar os seus recursos da melhor forma.

8. Otimize os preços de venda dos imóveis da sua carteira

Acompanhe a tendência de preços dos imóveis da sua carteira e tenha como objetivo vender os imóveis cuja venda está a ser adiada.

Aconselhe os seus clientes vendedores sobre estratégias de preços e informe-os sobre a importância de estabelecer preços justos e realistas.

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