O que é o método feedforward?

O feedforward pode ser aplicado no contexto de trabalho e na gestão de funcionários e colaboradores. Este conceito, de modo resumido, pode ser visto como um feedback voltado para o futuro.

Deste modo, este método tem como objetivo o desenvolvimento das competências dos profissionais com foco numa visão futura.

Neste artigo, explicamos este conceito e como poder aplicado no seu contexto profissional.

Feedforward: o que é?

O feedfoward é um conceito utilizado para a orientação dos profissionais e para propor mudanças e alternativas que os ajudarão no seu desempenho e no seu desenvolvimento a longo prazo.

Enquanto o feedback se baseia no apreciação do que já aconteceu, ou no que já foi feito, de modo a gerar observações e orientações, o feedforward tem uma abordagem voltada para o futuro. Isto é, assinala as competências e habilidades que necessitam de ser trabalhadas e melhoradas para desenvolver o desempenho dos colaboradores.

Ou seja, ao invés de se focar em críticas do que já foi feito no passado, como o feedback muitas vezes é transmitido a um colaborador, este conceito tem em vista o que poderá ser feito no futuro. 

Vantagens e benefícios

Este método, quando utilizado, pode trazer diversos benefícios para a sua equipa de trabalho. Uma vez que é aplicado para uma visão futura, promove uma melhoria contínua e uma aprendizagem constante.

Com essa procura por aprimorar as suas competências a longo prazo e com as críticas construtivas para o fazer, os colaboradores sentem uma maior motivação para melhor o seu desempenho, diminuindo, também, a probabilidade de possíveis conflitos.

Aplicação do feedforward

Há várias formas de implementar e aplicar o feedforward na sua equipa de trabalho. No entanto, é sempre importante ter uma visão a longo prazo do seu negócio.

Por isso, este método aconselha a quem o aplica a não remoear o passado e ficar a repensar o que foi feito. O objetivo passa por direcionar o diálogo para o futuro. Utilizar uma frase como “O que pode ser feito de forma diferente no futuro?” é uma ótima formas de promover o diálogo com os colaboradores para encontrar soluções voltadas para o futuro.

Impulsionar conversas direcionadas para o futuro será sempre positivo para ambas as partes. Além de fomentar o pensamento crítico do colaborador, incentivando a partilha de ideias para que possa melhorar, é também importante dar sugestões práticas e aplicáveis, e demonstrar confiança nas capacidades dos elementos da equipa.

Assim como os diálogos são importantes, o feedforward também pode ser aplicado noutros momentos. Durante avaliações, por exemplo, de diferentes naturezas, os “erros” do passado podem ser utilizados como forma de discutir as competências dos colaboradores, ajudando a desenvolvê-las em projetos futuros.

Por outro lado, se desenvolver sessões de mentoria ou coaching, poderá utilizar o feedforward para auxiliar os colaboradores no seu autoconhecimento e a desenvolverem as suas metas e as atitudes que podem tomar para as alcançar.

O feedforward pode ser uma ferramenta muito poderosa no desenvolvimento das capacidades, competências e habilidades de uma equipa de trabalho. Promover o diálogo com criticismo construtivo auxilia o crescimento contínuo e a melhoria constante.