3 perguntas que deve fazer antes de abrir o seu negócio

Está a pensar deixar o seu trabalho por conta de outrem e tornar-se independente? Qualquer que seja a área em que pretenda entrar, a criação de um projeto empresarial exige uma grande reflexão. Durante esta fase de análise, é necessário alguma introspecção acerca da sua personalidade e características pessoais, na forma como poderá empreender nas suas aspirações, tanto pessoais como profissionais. Por onde começar e o que fazer antes de abrir o seu negócio? Fazendo a si próprio as perguntas certas!

3_perguntas_abrir_negocio_1

4 características essenciais de um empreendedor

Sair do mercado de trabalho ou começar um projeto empresarial requer uma verdadeira determinação e que se conheça bem a si próprio. Para ter sucesso como trabalhador por conta própria, é necessário possuir determinadas características.

Assumir riscos

Faz parte do espírito empreendedor correr riscos e tomar decisões. No entanto, um bom empresário deve ser capaz de antecipar. Existem diferentes tipos de riscos: estratégicos (posicionamento, marketing), operacionais, financeiros e jurídicos. Identificar os riscos do seu projeto empresarial é o primeiro passo para começar. Correr riscos, sim, mas riscos ponderados!

Perseverança

Tentar, falhar, corrigir e tentar de novo. Já muito popular do outro lado do Atlântico, a “cultura do fracasso” começa a difundir-se. Ajuda-nos a minimizar os erros que cometemos ao longo do caminho. Qual é a diferença entre uma pessoa que é talhada para o empreendedorismo e outra que não é? A perseverança! De facto, a dedicação é a primeira qualidade de um empresário. Mas perseverança não é sinónimo de teimosia. Por vezes, é preciso parar e corrigir!

Desafio

Se deseja ser empreendedor, o melhor é não ter medo de um desafio! Isto não significa necessariamente gostar de dificuldades, mas significa ser capaz de gerir situações imprevistas, adaptar-se à mudança e evoluir com o mercado. Não se pode descansar sobre os louros quando se tem um negócio para gerir!

Liderança

Um empresário é, antes de mais, um líder! De facto, uma boa liderança é a chave para o sucesso de qualquer projeto empresarial. Mas o que é exatamente a liderança? A liderança define a capacidade de um indivíduo para orientar, influenciar e inspirar os outros a atingir determinados objetivos.  Requer uma visão clara, uma motivação inabalável, a capacidade de se rodear das pessoas certas, a capacidade de ouvir e uma certa criatividade.

3_perguntas_abrir_negocio_2

As diferentes formas de empreender

O empreendedorismo assume muitas formas. Antes de se lançar de cabeça, considere as diferentes oportunidades que se lhe oferecem!

Criar a sua própria empresa

Criar a sua própria empresa é uma grande aventura e requer uma preparação séria. Existem alguns benefícios e apoios (até do estado) para a criação de um negócio próprio. Terá de decidir qual a forma jurídica mais adequada ao seu projeto empresarial, encontrar o financiamento necessário para começar e elaborar um bom plano de negócios. Nada pode ser feito ao acaso!

Retomar uma empresa ou um negócio

A retoma de uma empresa ou de um negócio é uma questão diferente. Para se preparar corretamente, é necessário estudar a coerência entre:

Intraempreendedorismo

Gostaria de avançar com o seu projeto sem correr os riscos inerentes ao empreendedorismo? Já pensou em intraempreendedorismo? Os chefes de projeto são financiados pela sua própria empresa, o que lhes permite desenvolver a sua ideia mantendo o estatuto de trabalhador por conta de outrem, sem abandonar a empresa. O que é que a empresa ganha com isso? Inovação sem necessidade de recrutar novos talentos.

Empreendedorismo social

Como é que pode criar a sua própria empresa para promover os valores que lhe são próximos? Apostando no empreendedorismo social, cujo objetivo principal não é a obtenção de lucros, mas sim a concretização de objetivos sociais ou ambientais. Estas empresas, que fazem parte da economia social, beneficiam muito de financiamento público.

3_perguntas_abrir_negocio_1

Como fazer a escolha certa? Perguntas a fazer a si próprio

Qual é o meu estilo de vida?

Antes de se lançar num projeto deste tipo, é necessário interrogar-se sobre o seu estilo de vida e as suas aspirações em termos de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O tipo de empresa que deseja abrir irá depender do seu estilo de vida e das suas prioridades pessoais.

Qual é o nível de responsabilidade que quero?

Pergunte-se a si próprio: qual é o nível de responsabilidade que está disposto a assumir? A independência profissional não significa deixar de ser responsável, porque terá sempre clientes e possíveis colegas. No que diz respeito à forma jurídica, nem todos os tipos de estatuto têm as mesmas consequências. Uma sociedade em nome individual, por exemplo, é responsável pelas suas dívidas a partir do seu património pessoal. Pense nisto!

Qual é o meu setor de atividade?

Por último, pense nos sectores de atividade que lhe interessam e para os quais tem qualificações ou apetência. Pode precisar de formação para adquirir os conhecimentos necessários. Se ainda estiver indeciso, peça ajuda, como por exemplo, uma avaliação de competências, para saber quais são as áreas em que tem mais potencial!

Apesar da crise provocada pela pandemia, o empreendedorismo português registou o segundo melhor ano de sempre em 2022. De acordo com o barómetro anual da Informa D&D 48 404 empresas no ano passado, uma subida de 14% face a 2021. Tem uma veia empreendedora? Então, é provável

Saiba mais:

  • Sem categorias