Criar o seu negócio: como fazer a escolha certa?

O tecido empreendedor português vive momentos verdadeiramente inspiradores! Será que está na hora de criar o seu negócio?

Depois da crise, a última década tem-se tornado verdadeiramente fértil para empreendedores. A Taxa Total de Atividade Empresarial Inicial, que mede a percentagem da população entre os 18 e os 64 anos envolvida em negócios, saltou de 5% em 2010 para 13% em 2019. Portugal orgulhosamente figura como o 12º país mais inovador da União Europeia, conforme o Innovation Scorecard EU.

Segundo dados mais recentes, o registo de novas empresas disparou 36% no final de 2022. Os setores que lideram este movimento são as atividades imobiliárias, comércio de venda direta ao cliente, informação e comunicação, finanças e retalho.

Vantagens de ter o seu próprio negócio

Trabalhar numa atividade que o apaixone

Vai criar o seu próprio emprego.

Há alguma área pela qual tenha uma paixão em particular? Porque não torná-la na sua profissão? É fundamental escolher um caminho que o entusiasme para que consiga ser bem-sucedido.

Certamente nada o fará sentir-se tão realizado como trabalhar num projeto totalmente gerido por si, numa área que gosta.

Conciliar vida profissional e pessoal

Vai gerir seu horário de trabalho.

Então tem de ir buscar o seu filho mais novo à creche? Ou tem uma consulta marcada de manhã e não pode adiar? Não tem de pedir autorização para sair mais cedo, tem flexibilidade para gerir o seu horário.

Ao criar a sua própria empresa, pode organizar o seu tempo como entender. No entanto, ser trabalhador independente não significa necessariamente trabalhar menos, mas sim organizar-se de acordo com a sua vida e com o seu próprio ritmo.

Liberdade preciosa

Vai poder seguir o seu propósito e deixar a sua marca

Porém, tornar-se independente não significa não ter de prestar contas. Vai continuar a ter clientes e, talvez, colaboradores. No entanto, deve gerir a estratégia da empresa de acordo com os seus valores e a sua visão. Vai tirar partido da liberdade de trabalho e pode explorar as suas ideias sem ter de consultar uma hierarquia. Mas, como imortalizou Stan Lee, “com grande poder vem grande responsabilidade”.

Avalie o seu potencial empreendedor

Faça um balanço das duas competências

Portanto, para criar uma empresa bem-sucedida, precisa de uma boa ideia de negócio!

Assim, comece pela sua experiência profissional e pelas competências que adquiriu ao longo dos anos. Pode também ter desenvolvido competências através de alguma atividade ou hobby. Todas são importantes para o seu futuro e para abrir o leque de oportunidades.

Faça uma lista dos seus conhecimentos técnicos, assim como das suas competências transversais. O seu autoconhecimento é fundamental!

Quais são as suas condicionantes?

Para criar um emprego à sua medida, pergunte-se quais são as suas principais limitações no dia a dia.

Pode trabalhar a tempo inteiro? Qual seria o seu horário de trabalho ideal? Tem de ir buscar os seus filhos à escola às 16 horas todos os dias, mas tem maior disponibilidade ao fim-de-semana?

Ao tornar-se o seu próprio chefe, pode definir um plano de negócios que tenha em conta as suas limitações, permitindo-lhe viver plenamente a sua vida profissional e pessoal!

Faça uma lista de potenciais áreas e setores de negócio

Tem a possibilidade única de começar a sua aventura como empreendedor. Concentre-se por isso num projeto que o entusiasme! Faça uma lista de setores e áreas nas quais gostava de trabalhar e do tipo de empresa que gostaria de liderar.  Identifique potenciais nichos e avalie também quais são os principais concorrentes. A paixão é fundamental, no entanto, a razão (conhecimento da área) é crucial para o sucesso.

Como fazer a escolha certa?

Faça um teste de personalidade

Antes de criar o seu negócio, não hesite em fazer testes de personalidade. Há bastantes disponíveis online, como, por exemplo, o teste das 16 personalidades. Trata-se de um teste online rápido, que avalia as suas características pessoais e fornece dicas rápidas para potenciá-las no ambiente profissional.

Estes testes ajudam a descobrir o seu perfil empresarial, aquele para o qual tem uma aptidão natural. Constituem uma boa base para pensar num plano de ação que o ajude a atingir todo o seu potencial!

Saiba mais sobre empreendedorismo!

Páginas de instagram, canais do Youtube, podcasts e livros: vivemos numa era de produção de conteúdo em que informações relevantes sobre ideias de negócio empresarial tornaram-se acessíveis.

Recomendamos por exemplo o “Business Model Canvas”,de Alex Osterwalder. Trata-se de colocar todos os aspetos diferenciadores da sua ideia de negócio numa única folha.

Existem múltiplas iniciativas relacionadas com empreendedorismo e criação de negócios, como webinares ou encontros de negócio. Realmente, a partilha de experiências é particularmente útil para desenvolver as suas ideias!

Siga a sua intuição!

Os maiores líderes empresariais dizem-no com frequência: siga os seus instintos! Para tornar-se num líder feliz, confie em si próprio. É a melhor forma de desenvolver uma visão clara dos seus pontos fortes e de criar um projeto que esteja alinhado com as suas crenças e valores.

Por fim: uma dose saudável de paixão é essencial. Finalmente tem a liberdade que sempre sonhou e pode criar o seu “trabalho de sonho”: aproveite-a ao máximo!

Por isso, se a pergunta “Quem manda?” dá-lhe vontade de responder “SOU EU!”, ouça os seus instintos, explore o mercado, estude as hipóteses, rodeie-se de profissionais e, depois, dê o salto (sem medo!).

Saiba mais:

  • Sem categorias