O empreendedorismo: a chave para a liberdade financeira

A independência e a liberdade financeira são desejadas por muitos e podem ser alcançadas com bastante investimento e trabalho. Mas como? Por exemplo, ao gerar um rendimento extra torna-se mais autónomo. Contudo, haverá algum método para conseguir alcançar esse patamar de independência? Sim, o empreendedorismo!

Se tem interesse em tornar-se mais independente, descubra o que é a liberdade financeira e como pode alcançá-la.

O que é a liberdade financeira?

A liberdade financeira define-se pela capacidade de não ser dependente de um emprego para viver. Ou seja, quem exerce uma atividade que gera rendimento suficiente para ter uma vida confortável, sem a necessidade de trabalhar diariamente ou cumprir horários, longe das hierarquias empresariais.

Deste modo, se a liberdade financeira permite a escolha de quando trabalhar, também deve possibilitar a escolha do local e do desejo de o fazer. Isto é, esta independência não implica uma cessação do trabalho, mas sim exercê-lo de acordo com o que escolhe, seja o local ou o momento.

Deste modo, a liberdade financeira permite ao indivíduo fazer a gestão do seu tempo e organizar o seu dia-a-dia.

Construir um património: uma alavanca para a liberdade financeira?

Para o empreendedor americano Robert Kiyosaki, construir um património é o passo a dar para quem quer ser financeiramente independente. Mas o que é, afinal, o património?

Esse termo, tanto utilizado na área financeira como económica, refere-se a todos os bens na posse de uma pessoa, podendo estes ser, por exemplo, móveis ou imóveis. O património pode ser composto de forma gradual de acordo com as necessidades, objetivos e capacidades do indivíduo.

A construção deste pode apresentar vários benefícios como complementar o seu rendimento atual, acumular capital para a reforma, garantir uma maior segurança financeira e também constituir uma fonte de rendimento extra. 

Neste caso, o setor imobiliário é um forte componente para quem procura construir essa renda patrimonial. Como?

Chaves para alcançar a liberdade financeira

Para começar, deve-se estabelecer o valor que pretende atingir de acordo com o seu padrão de vida. Isto porque, para alcançar liberdade financeira, há dois aspetos importantes a ter em conta: gerenciar as despesas e gerar renda alternativa. Deste modo, para conseguir estabelecer o montante correto, é necessário analisar o padrão de vida que deseja manter e os gastos que costuma ter.

Portanto, determine o custo total das despesas mais necessárias ao dia a dia, como a água, eletricidade, aluguer, internet, alimentação, seguros, entre outros. De seguida, pense nas suas vontades, como o lazer, férias e outros itens de consumo pessoal (roupa, calçado, etc).

Então, feitos estes cálculos, o que lhe sobrar, guarde e poupe para investimentos futuros, como na criação de um negócio que lhe permita gerar rendimento extra.

Assim, se precisa de três mil euros por mês, o montante que deve gerar por dia vai rondar os 100 euros.

Além disso, outro método que pode ajudar a atingir uma independência financeira é ao automatizar a sua atividade.

De modo simples, esse processo traduz-se em confiar a gestão da mesma a profissionais. A liberdade de organização é um dos pontos essenciais de ser financeiramente independente.

Assim, pode criar o seu negócio e, mesmo sendo proprietário, ao delegar funções a outros profissionais, permite ter uma maior liberdade do seu tempo ganhando ainda a renda do investimento.

A liberdade financeira significa investir em algo que lhe permite ter retorno e ser uma fonte de rendimento extra enquanto desfruta da sua vida.

Está pronto para ter mais tempo para si, para a sua família e para o lazer? Está pronto para não precisar de depender mais de um trabalho para garantir o salário no fim do mês? A verdadeira questão é: está pronto para se tornar independente?