5 sinais de que está pronto para abrir um negócio em Portugal

Raramente se decide criar uma empresa própria de um dia para o outro. Poucos são os novos empresários que acordam de manhã com uma ideia brilhante e se propõem a abrir um negócio imobiliário em Portugal.

Muitas vezes, é preciso tempo para encontrar o setor de atividade certo, para estudar a viabilidade da criação de uma empresa e para se informar sobre as formalidades necessárias. Mas, um dia, há que avançar! E se esse dia tiver chegado?

Interessa-se por imóveis? Talvez seja mesmo a sua paixão?

Para se iniciar neste setor de forma simples, deverá abrir atividade enquanto trabalhador independente. Até ao momento não necessita de nenhuma habilitação específica. As competências necessárias à função podem ser adquiridas no terreno e através de formação especializada.

Já para se tornar um consultor imobiliário independente, desenvolvendo o seu próprio negócio, poderá escolher entre dois estatutos: 

Está realmente pronto para iniciar a sua atividade?

1.     Saber trabalhar de forma autónoma

Acabaram-se as hierarquias e as chefias! Criar o seu próprio negócio significa ser o único capitão a bordo.

A ideia agrada-lhe, mas possui as qualidades indispensáveis de proatividade e autonomia necessárias para se tornar um empreendedor? Para iniciar uma atividade independente, é preciso ser capaz de se organizar sozinho, o que implica naturalmente tomar iniciativas.

As diferentes profissões do setor imobiliário, como a de consultor imobiliário independente, prestam-se perfeitamente enquanto atividade permanente ou part-time.

Ainda assim, exigem um conjunto de skills de gestão, porque todos os dias lida com processos sensíveis, atividades de prospeção e, sobretudo, desejos, expectativas, aspirações e, muitas vezes, sonhos de vida.

Organização de visitas a imóveis, encontro com clientes e prospects, ou ainda gestão de tarefas administrativas: priorize as suas atividades como desejar! É o chefe e, como tal, gere o seu negócio com total liberdade.

2. Ter experiência no setor imobiliário

O setor imobiliário é regulado por uma legislação complexa e exige conhecimentos sólidos. Gerir o seu próprio negócio imobiliário requer competências essenciais, tais como:

Por outro lado, tratando-se de uma profissão de rede, as relações interpessoais são essenciais para contactar os seus potenciais clientes e identificar as melhores oportunidades.

Por todas estas razões, uma experiência prévia no setor imobiliário constitui uma vantagem importante. O conhecimento do mercado e uma rede de contactos são ativos que contribuirão para o rápido sucesso do seu negócio.

No entanto, deve ter em conta que por agora não necessita de qualquer qualificação ou experiência específica para iniciar a sua atividade imobiliária. Para garantir a excelência do seu projeto, poderá associar-se a uma rede de consultores imobiliários, que garantirão uma formação sólida e um acompanhamento quotidiano. Tudo o que necessita é de motivação e vontade!

3. Ter um sentido apurado de escuta

Todos os profissionais imobiliários devem possuir excelentes capacidades de comunicação. Não deverão hesitar em envolver-se na vida da comunidade onde exercem a sua atividade, de modo a estreitar relações com a população local. Esta é uma excelente forma de estabelecer contactos com futuros clientes e de identificar oportunidades de negócio.

Para ter sucesso, é imperativo gostar de lidar com pessoas. Ouvir as necessidades dos potenciais clientes, colocar os seus interlocutores à vontade conquistando a sua confiança. Além disso, é necessário estar habituado às técnicas de negociação e ter a habilidade de convencer e persuadir as pessoas.

Mas tenha cuidado. Embora ser um negociador hábil seja indispensável, certifique-se que segue sempre a ética profissional e inspira a confiança dos seus interlocutores. É a sustentabilidade do seu negócio que está em jogo!

4. Gostar de trabalhar com horários flexíveis

Enquanto consultor imobiliário independente e empreendedor, não está vinculado ao horário de trabalho convencional de uma agência imobiliária. É uma verdadeira vantagem para organizar o seu tempo de trabalho conforme desejar!

Porém, para ser bem-sucedido, deverá ser flexível com os seus horários de trabalho. É imperativo estar disponível quando os seus clientes estão. Isto significa adaptar o seu horário não apenas às suas restrições pessoais, mas também às dos seus clientes e potenciais.

Para aumentar as suas probabilidades de sucesso e não perder oportunidades, por vezes será necessário trabalhar em horários não convencionais, ou seja, fora do horário de trabalho dos seus potenciais compradores, especialmente para organizar visitas a imóveis. Se conseguir reservar tempo no final do dia e ao fim de semana, maximizará as suas oportunidades de sucesso. Pode dedicar o tempo durante o dia para trâmites administrativos ou qualquer tarefa que possa ser realizada à distância.

A sua disponibilidade será certamente recompensada!

5. Conhecer os procedimentos a realizar

Como dissemos anteriormente, no setor imobiliário ainda não é exigida qualquer certificação para aceder à profissão.

Em todo o caso, necessita de abrir atividade enquanto trabalhador independente. O consultor imobiliário é um intermediário entre o proprietário do imóvel e o seu comprador. Por isso, presta serviços sob uma licença AMI (no caso da iad Portugal, a licença AMI 11220). Pode organizar a sua atividade, realizar a prospeção de clientes e as visitas aos imóveis, sem estar subordinado ou sob o poder de autoridade ou direção da sede da iad Portugal.

Se é autónomo, flexível, tem experiência no setor imobiliário ou sede de aprendizagem, é um bom ouvinte e, por último, mas não menos importante, as formalidades inerentes à criação do seu próprio negócio não o assustam minimamente?

Eis 5 sinais seguros… parece que chegou a altura de pensar seriamente em criar o seu próprio negócio!

Saiba mais:

  • Sem categorias