Como é o dia de um consultor imobiliário?

O setor imobiliário é ideal para desenvolver o seu espírito empreendedor. Para além de aliciante e desafiante, no que toca à compensação também é bastante atrativo, sendo uma área com elevada oportunidade de desenvolvimento de carreira.

Assim, esta não só é bastante acessível, como também é uma das mais interessantes. Não precisa de habilitações académicas específicas para ser consultor imobiliário, pode trabalhar ao seu próprio ritmo e, no caso da rede de consultores iad, há um grande leque de oportunidades de crescimento profissional.

Se está a considerar mudar de profissão, aconselhamos a descobrir mais pormenores sobre o dia a dia de um consultor imobiliário iad.

O dia a dia de um consultor imobiliário iad

Todos os consultores imobiliários iad dir-lhe-ão que têm toda a liberdade para organizar os seus dias de acordo com o volume de trabalho e das exigências próprias da função. Alguns consultores preferem ter uma semana mais curta de trabalho, por exemplo, de quatro dias, para poder aproveitar ao máximo o tempo em família. Outros optam por trabalhar ao fim de semana para coincidir com a agenda de trabalho do cônjuge, e outros ainda preferem trabalhar em regime de tempo parcial para cuidar de algum familiar.

O dia a dia de um consultor imobiliário iad

Todos os consultores imobiliários iad dir-lhe-ão que têm toda a liberdade para organizar os seus dias de acordo com o volume de trabalho e das exigências próprias da função. Alguns consultores preferem ter uma semana mais curta de trabalho, por exemplo, de quatro dias, para poder aproveitar ao máximo o tempo em família. Outros optam por trabalhar ao fim de semana para coincidir com a agenda de trabalho do cônjuge, e outros ainda preferem trabalhar em regime de tempo parcial para cuidar de algum familiar.

Tarefas desempenhadas por um consultor imobiliário

Para além das reuniões com os clientes e das visitas aos imóveis, muitas das tarefas de um consultor imobiliário iad podem ser desempenhadas online. Só precisa de um dispositivo que tenha ligação à Internet (computador, telemóvel ou tablet). Podemos dizer que um dia típico de um consultor imobiliário começa em casa. Se preferir, pode optar também por espaços de trabalho partilhados (co-work) ou por uma incubadora de empresas.

Início do dia: organizar tarefas

A maioria dos consultores iad opta pelo método de fazer um balanço do dia, antecipando as tarefas que têm pela frente. Um dos exemplos de tarefas recorrentes pode ser o envio de lembretes para potenciais clientes (hora e local da visita, por exemplo). Evita assim deslocações desnecessárias (mudança de ideias do cliente, não comparência, entre outros).

A iad agiliza esta organização com ferramentas como a Alfredo AI. Na mesma, pode verificar diariamente os resultados da sua prospeção, o que lhe permitirá, evidentemente, identificar os seus potenciais clientes e contactá-los diretamente. Mantém também o consultor atualizado sobre a evolução do mercado. De facto, para muitos dos nossos consultores, isto implica também a leitura da imprensa local e especializada, para que se mantenham atualizados. Os media poderão dar-lhe argumentos que o podem ajudar a fechar uma venda como, por exemplo, pode informar os clientes de que a Câmara Municipal está a planear construir uma escola perto do imóvel que irão visitar.

Tarefas administrativas

Com a iad, as tarefas administrativas são reduzidas ao essencial e não ocupam muito  tempo. No entanto, o seu estatuto de trabalhador independente obriga-o a manter a contabilidade em dia. Por exemplo, deve apresentar a sua declaração de impostos todos os meses ou trimestres. No dia a dia, terá de comunicar com o seu account  iad, que acompanhará todas as transações. Também terá de manter os registos comerciais atualizados. O software iad Playiad ajudá-lo-á a fazê-lo.

Sugerimos também criar uma espécie de diário de bordo dos seus compromissos com os clientes. Por exemplo, um resumo da sua última reunião: quais foram as reservas do seu cliente? Em que fase se encontram as negociações com os bancos? Que outro imóvel pode apresentar àquele cliente que não ficou muito convencido com a visita? Quanto mais específico for, maiores serão as suas hipóteses de inspirar confiança, de encontrar um imóvel adequado ao seu cliente, de o convencer e, consequentemente, de fechar o negócio.

A ferramenta Alfredo AI  permite avaliar o valor de um imóvel. Esta é a primeira etapa da relação com um cliente, que pode acabar por confiar em si para comprar ou vender a sua casa. É por isso importante não só fornecer um preço coerente, ou um intervalo de preços, mas também fornecer todos os argumentos que o justifiquem.

A eliminação de processos que podem ser, assim, automatizados, permite ao consultor focar-se nos seus clientes.

Visitas e contactos com clientes

Como consultor imobiliário da rede iad, terá muito tempo para se dedicar a esta tarefa. De facto, as tarefas que descrevemos acima podem ocupar-lhe duas ou três horas, consoante o volume de tarefas.

Pode ser uma boa ideia, por exemplo, reservar a hora do almoço para telefonemas e visitas com os clientes: é nesta altura que terá mais hipóteses de contactá-los com sucesso. No entanto, não é a altura ideal para discutir temas mais profundos, uma vez que estarão, naturalmente, com pressa.

Pode então organizar as visitas a imóveis ao longo da tarde e da noite. Se conseguir, tente  agrupar as visitas para evitar deslocações desnecessárias. Deve também aproveitar a sua presença numa zona para fazer prospeção  de  imóveis que viu nos anúncios e também para saber mais sobre a vizinhança. O seu cliente partilhou que o vizinho está a pensar mudar-se? Vale a pena informar-se!

Manter a ligação com a rede iad

Na iad, todos os consultores são independentes, mas não estão sozinhos! Desde o primeiro contacto com a rede, será posto em contacto com o seu padrinho, que o acompanhará no seu percurso como consultor.

Estará também em contacto diário com os accounts iad, que o vão ajudar a tratar de todos os documentos relativos ao exercício da sua atividade. Com o tempo e experiência, pode considerar desenvolver a sua própria rede e tornar-se também Manager. Seja qual for a forma como encara a sua nova profissão, a iad é uma rede de suporte.

Quais são as diferenças entre um dia típico na vida de um consultor imobiliário e a de um consultor imobiliário iad?

As profissões do sector imobiliário, embora regulamentadas por lei, são por vezes difíceis de distinguir à primeira vista. Assim, quando se trata de mudar de profissão para o setor imobiliário, muitas pessoas perguntam-se se devem escolher entre trabalhar como agente imobiliário com salário recorrente ou como consultor independente. Para responder a esta questão, gostaríamos de analisar as diferenças entre as duas profissões.

Uma pequena diferença que gostaríamos de salientar:

Uma pequena diferença que gostaríamos de salientar:

Os agentes imobiliários normalmente estão ligados a uma agência imobiliária local, titular de uma licença AMI. No entanto, a responsabilidade recai sobre a reputação da agência local, que concentra em si todas as tarefas relacionadas com a transação imobiliária.

Os consultores imobiliários da rede iad são trabalhadores independentes que atuam sob uma única licença AMI – a da rede iad. As suas tarefas centram-se na disponibilização de avaliação de imóveis através da estimativa de valor   na prospeção de imóveis para compra, venda ou aluguer e na negociação de transações imobiliárias, que concluem em nome da iad.

Horário de trabalho e localização

Os consultores imobiliários iad são totalmente independentes e começam o seu dia à hora que quiserem e no local que for mais conveniente. Na iad não temos horários de trabalho impostos e deslocações para a agência. Os agentes imobiliários, por outro lado, estão ligados a uma agência local e devem estar presentes no seu local de trabalho nos dias e  horas estipuladas no contrato de trabalho. O agente imobiliário terá, sem dúvida, de estar presente na agência a determinadas horas para receber clientes. Terá provavelmente de trabalhar aos sábados e negociar eventuais adaptações do seu horário de trabalho. Assim, não tem qualquer liberdade sobre o local e o modo como trabalha.

As tarefas dos agentes imobiliários são variadas, mas envolvem alguma burocracia. Uma grande parte do dia será dedicada a essas tarefas. O tempo que dedicam aos clientes é distribuído por muitas outras tarefas.

Carteira de clientes

Regra geral, os agentes imobiliários recebem uma carteira de clientes que podem depois desenvolver. Do mesmo modo, devem seguir a política de marketing da agência e respeitar o âmbito das suas atividades – no caso das agências franchisadas, por exemplo.

Em contrapartida, os consultores imobiliários iad são completamente autónomos na sua abordagem aos clientes. Uma vez que não têm de realizar as várias tarefas de um agente, podem concentrar-se na sua atividade principal: as transações imobiliárias.

Há tempo para a formação no dia a dia do consultor iad?

O setor imobiliário está em constante evolução. Ao mesmo tempo, as ferramentas digitais e as estratégias de marketing estão a tornar-se mais sofisticadas e utilizam diferentes canais. Por isso, é fundamental estar a par de todas as tendências e adaptar as estratégias.

Aiad, após a formação inicial, ajuda-o a manter-se a par de todas as novidades. Na iad, terá acesso a uma vasta gama de ferramentas, como a nossa universidade online, para ajudar a completar a sua formação. Com a sua formação, competências e pontos fortes, terá acesso a um plano de formação personalizado. Poderá percorrer este plano no seu próprio ritmo, de acordo com a sua disponibilidade e competências. Por exemplo, alguns consultores preferem dedicar algumas horas da sua semana de trabalho à formação, enquanto outros preferem sessões intensivas mais espaçadas. A iad também oferece formação presencial, o que lhe permite falar diretamente com os formadores, bem como com outros membros da iad.

Por último, o seu manager iad estará lá para o apoiar. Pode organizar reuniões regulares ou optar por reuniões mais flexíveis. Mais uma vez, você decide!

É claro que não existe um dia típico na vida de um agente imobiliário, porque são todos diferentes. No entanto, como consultor da iad, pode dedicar todo o seu tempo à transação comercial e estar sempre disponível para os seus clientes!

Saiba mais:

  • Sem categorias