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Descubra as 5 áreas essenciais de formação imobiliária para o seu sucesso
No dinâmico e competitivo mercado imobiliário, a formação contínua é essencial para os profissionais que desejam destacar-se e oferecer um serviço de excelência. Por ser um setor muito competitivo e versátil, o consultor imobiliário deve desenvolver competências técnicas em várias áreas distintas. Só assim, conseguirá munir-se das ferramentas necessárias para prestar um serviço completo e de grande qualidade.
Ser agente imobiliário é uma profissão acessível a todos, inclusive àqueles que procuram uma reconversão profissional. Na iad Portugal, acreditamos que qualquer um pode ter sucesso na mediação imobiliária. Por isso, a formação é altamente valorizada e, inclusive, existe um plano formativo desenvolvido por profissionais experientes, destinado a todos os consultores que não possuam conhecimentos ou experiência prévia. O necessário é a vontade de aprender e evoluir!
Neste artigo, abordamos 5 áreas de conhecimento que qualquer profissional do ramo imobiliário deve dominar.
O setor imobiliário é complexo e exige dos consultores um profundo entendimento das suas bases para garantir transações seguras e eficazes. Ao contrário do que se passa noutros países, em Portugal não é obrigatório ter uma certificação profissional para ser agente imobiliário. Não obstante, é crucial que todos os profissionais dominem as bases da mediação imobiliária e recebam formação técnica e especializada.
Com um programa de formação completo, a universidade online iad disponibiliza um conjunto de fichas pedagógicas associadas a vídeos e a questionários de escolha múltipla, para que possa adquirirnoções básicas sobre o setor imobiliário e aprofundar conhecimentos.
A universidade está alicerçada em dois referenciais de formação:
Imobiliário (mediação imobiliária)
Management (gestão de equipas)
Se considera mudar de carreira e ser agente imobiliário é importante que, em primeiro lugar, conheça todas as bases da atividade e esteja preparado para lidar com os aspetos operacionais da profissão.
Contudo, não basta empenhar-se na formação inicial. Trabalhar no ramo imobiliário, implica também que o consultor se mantenha atualizado. O mercado imobiliário é bastante dinâmico e existem sempre novidades ao nível da tecnologia e dos produtos, das técnicas de angariação e venda, das próprias necessidades dos clientes compradores e vendedores e da volatilidade dos mercados.
Todos os profissionais — sejam eles experientes ou novos no mundo da mediação imobiliária — devem, por isso, manter-se a par das novidades do setor e investir continuamente na sua formação.
Marketing pessoal e de influência
Se ambiciona ser consultor imobiliário independente, terá de saber criar e fazer crescer a sua marca pessoal no mercado. A atividade de mediação imobiliária vive muito de uma boa rede de contactos e, para isso, é importante que se torne (re)conhecido.
Segundo o site Psicologia.pt, o marketing pessoal refere-se “a um conjunto de estratégias individuais para atrair e desenvolver contactos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes” com vista ao reconhecimento.
Deve ambicionar torna-se a primeira pessoa em que o amigo do seu vizinho pensa, quando decidir vender a sua casa!
Hoje em dia, as redes sociais são uma grande montra online para qualquer profissional dar a conhecer o seu trabalho. Elas permitem que se torne mais próximo dos seus clientes, pelo que é fundamental saber utilizá-las corretamente.
Cada rede social é única, atinge públicos-alvo diferentes, tem ferramentas e funcionalidades próprias. Trabalhar e comunicar o seu trabalho e a sua marca pessoal no LinkedIn, será muito diferente de fazê-lo, por exemplo, no Instagram.
As redes sociais devem ser trabalhadas de forma profissional. Deverá definir um plano de conteúdos e de publicações e deverá ter atenção a alguns dados estatísticos como, por exemplo, as horas do dia em que os seus posts têm melhor desempenho.
Procure também manter-se a par de todas as funcionalidades disponíveis, pois todas as redes sociais evoluem muito rapidamente e disponibilizam novas ferramentas aos utilizadores.
Aposte em formação em redes sociais para fazer crescer a sua marca pessoal e a sua notoriedade digital! Na iad Portugal, existe formação específica e muita informação dedicada a este tema.
Suportes de comunicação
Os suportes de comunicação visual são outro aspeto importante para qualquer agente imobiliário alavancar a sua marca pessoal, dado que a uniformidade gráfica destes materiais fará com que seja mais facilmente reconhecido no mercado.
Na iad Portugal, todos os consultores imobiliários independentes têm à sua disposição a iad MyDesign: uma plataforma de edição online, que lhes permite personalizar de forma rápida, intuitiva e 100% gratuita os suportes de comunicação da marca.
Todos os consultores da rede usufruem ainda de formação e acompanhamento na utilização desta ferramenta única no mercado!
Networking
Já falámos muito sobre networking e sobre a importância de construir uma boa rede de contactos no artigo 10 Dicas para uma reconversão profissional com sucesso. A componente relacional é, sem dúvida, um aspeto fundamental para a promoção da sua marca pessoal. Deve alimentar e explorar ao máximo a sua rede de contactos existente, mas deve também tentar expandi-la.
Se para si, por natureza, este é um aspeto difícil de trabalhar, pode investir em formação específica. Sugerimos, por exemplo, o curso Networking eficaz, do Atelier Digital Google. Este curso, totalmente gratuito, cobre os seguintes tópicos:
Primeiros passos para fazer networking
Superar obstáculos e ganhar confiança
Conhecer os seus pontos fortes
Desenvolver habilidades interpessoais
Analisar a sua rede de contactos
Vendas e negociação
Ser consultor imobiliário é um grande desafio do ponto de vista comercial porque existem dois tipos de clientes, em lados completamente opostos: o cliente vendedor e o cliente comprador. Enquanto o primeiro quer vender o seu imóvel pelo valor mais alto possível, o segundo quer comprá-lo ao melhor preço possível. Este é um desafio frequente que requer, por parte do agente imobiliário, destreza comercial e um alto poder de negociação.
A experiência e a maturidade comercial são fatores de grande importância para fechar negócios mas, para os profissionais menos experientes, a formação em vendas e negociação poderá ser uma boa aposta para acelerar o sucesso da sua carreira no imobiliário.
A formação especializada em vendas e negociação irá ajudá-lo a melhor relacionar-se com os seus clientes e construir mais facilmente relações de confiança. Na base de qualquer relação comercial, está um claro entendimento das necessidades do cliente e a capacidade de dar uma resposta adequada e benéfica para ambas as partes envolvidas.
A comunicação também aqui tem um papel de grande relevo pois é um elemento facilitador da relação comercial. É importante que, também neste âmbito, trabalhe e desenvolva as suas competências. Segundo Carla Rocha, uma das vozes mais conhecidas da rádio Renascença e fundadora da Carla Rocha Communication Training, “saber escutar, contar mais histórias, ser autêntico e, por fim, procurar a simplicidade” são pilares essenciais para que se possa tornar um grande comunicador e influenciador.
Ser consultor imobiliário implica que esteja minimamente familiarizado com a linguagem financeira. Inevitavelmente, os seus clientes farão algumas perguntas de cariz financeiro com as quais terá de conseguir lidar. Bem sabemos que a linguagem técnica financeira pode ser um obstáculo para quem não tem formação na área económica. Contudo, mesmo não sendo a sua área de especialidade, deve ter o mínimo de conhecimentos, de forma a conseguir ajudar o seu cliente.
Normalmente, um consultor imobiliário trabalha com intermediários de crédito. Estes profissionais são especializados no tema e ajudam os clientes a conseguirem as melhores condições quando decidem recorrer a um crédito à habitação. Para além disso, estes profissionais também prestam assistência na preparação e assinatura dos contratos de crédito, e oferecem serviços de consultoria personalizada a cada cliente.
Apesar de os intermediários de crédito terem um papel fundamental e muitas vezes liderarem o processo relacionado com as finanças pessoais dos clientes, é uma grande mais-valia para qualquer agente imobiliário investir em formação financeira. Desta forma, estará mais confortável com o tema, será um profissional mais competitivo e prestará um melhor serviço aos seus clientes.
Multimédia
Já não é novo o ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras. Isto torna-se particularmente verdade no panorama do imediatismo, onde recebemos tantos estímulos diferentes num curto espaço de tempo. No que toca à exposição do produto imobiliário, é fundamental criar conteúdo visual profissional e apelativo para captar a atenção dos clientes compradores logo no primeiro instante.
Os anúncios imobiliários competem uns com os outros nos sites para procurar casas, e apenas receberá o clique o anúncio que for mais atrativo à primeira vista.
Por isso, é fundamental que produza bom conteúdo multimédia e invista algum tempo ao estudo deste tema. Para além de questões técnicas, deverá ter sensibilidade para perceber que, por exemplo, se está a vender um terreno com 2000 m2, a melhor forma de mostrar o seu produto online é através de filmagens e fotografias com recurso a um drone.
Investir na sua formação contínua
Apesar de existirem inúmeros profissionais dedicados a apoiar os agentes imobiliários nesta área, se optar por tirar as suas próprias fotografias ao imóvel, invista em formação específica sobre noções básicas de fotografia e edição de imagem. A mesma coisa se aplica à produção e edição de vídeos, e até de visitas virtuais!
O estudo dos ângulos, da luminosidade do espaço e o tratamento que dá às suas imagens farão com que se distinga no mercado imobiliário e fortaleça o seu portefólio e, por conseguinte, a sua marca pessoal.
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