5 dicas para se tornar um consultor imobiliário independente de sucesso

O mercado imobiliário em Portugal tem estado nas bocas do mundo pelas boas e más razões.

Por um lado, o mercado imobiliário português tem vindo a ser um dos mais apetecíveis para investimento estrangeiro e para arrendamentos de longa duração por parte de trabalhadores remotos, mas por outro lado, a situação macroeconómica não é favorável ao povo português, principalmente, para os jovens que estão a ter cada mais dificuldade em comprar a sua primeira casa. Para qualquer um dos pontos, é necessário que o mercado imobiliário em Portugal esteja munido de profissionais de excelência e capazes de ajudar qualquer um dos stakeholders a conseguir o melhor negócio, dependendo do seu objetivo.

Como sabemos, a iad tem trabalhado para se tornar líder mundial no setor imobiliário, sobretudo devido à sua constante aposta na formação de consultores imobiliários independentes e de primar pelo empreendedorismo pessoal, oferecendo condições justas e favoráveis para a criação do seu próprio negócio.

Deste modo, e com o objetivo de ajudar todos os consultores imobiliários independentes a alcançarem as suas metas, é importante seguir algumas dicas fundamentais que lhes permitam estar a par das tendências e ter um elevado conhecimento do mercado imobiliário nacional, manter-se no top-of-mind da sua rede de contactos e ser capaz de fechar negócios de uma forma eficaz.

Neste artigo, vamos explorar cinco dicas que podem ajudá-lo a destacar-se no mercado e a atingir os seus objetivos.

Networking, networking, networking!

Construa uma rede de contactos sólida. Ter uma rede sólida de contactos é crucial para o desenvolvimento de qualquer negócio, mas tendo em conta a tipologia do negócio imobiliário, esta rede pode ser ainda mais importante. Não só terá de trabalhar para estar no top-of-mind da sua rede, mas também de passar a imagem de uma pessoa credível para que os seus contactos falem dos seus serviços a outros conhecidos. Além disso, cada vez mais as referências são importantes para os agentes imobiliários independentes, pois são mais uma forma de expandir os seus negócios e de obter novos clientes, tanto para compra como para venda de imóveis.

Não se esqueça também de se manter em contacto com outros profissionais. Muitas vezes, ao colaborar com profissionais da área, poderá abrir oportunidades de negócio em conjunto, partilhar informações de novos imóveis de uma forma mais eficiente ou até mesmo a co promoção e eventos em conjunto para a atração de mais clientes.

Também é importante trabalhar a sua credibilidade junto da sua rede de contactos. A relação próxima com outros profissionais respeitados e ser recomendado pelos mesmos, poderá aumentar a confiança dos seus clientes no seu profissionalismo, além de elevar a sua autoestima, o que poderá ajudar a fechar negócios de forma mais eficiente.

Seja o seu próprio Marketing

Para muitos, só a palavra marketing pode ser uma dor de cabeça, mas, neste caso, podemos simplificar, e muito, o que pode fazer a nível de promoção ou conteúdo, de forma que possa destacar-se da concorrência, aumentar a sua visibilidade, confiança e fechar mais e melhores negócios.

1. Comece por criar as suas redes sociais – Instagram, Facebook, LinkedIn ou até mesmo TikTok (caso aposte no conteúdo em vídeo)

Ao ter uma rede social onde as pessoas possam procurar pelo seu nome, saber que imóveis está a trabalhar, ter uma maior proximidade aos seus potenciais clientes, ter acesso ao feedback ou a testemunhos de outros clientes, ou até mesmo aprender consigo sobre o mercado imobiliário, são algumas das muitas vantagens que pode conseguir através da dinamização das suas redes sociais. Caso já esteja num nível mais avançado e tenha essa possibilidade, poderá mesmo contratar um especialista em marketing digital para que o possa ajudar a alavancar a sua presença digital

2. Marketing de conteúdo

Como dito anteriormente, tudo vai depender do conteúdo que gostaria de criar. No caso das redes sociais, poderá optar por um conteúdo mais dinâmico, ou até mesmo artigos onde pode fazer um trabalho mais extenso sobre o que pretende aprofundar. Eis alguns exemplos de conteúdo que poderá criar:

  1. Listagem de imóveis
  2. Dicas de compra e venda de imóveis
  3. Atualizações do mercado imobiliário local/ nacional
  4. Depoimentos / feedbacks de clientes satisfeitos
  5. Quizzes / Sabia que / Curiosidades
  6. Lives / Eventos
  7. Giveaways / Passatempos

Em todo o caso, foque-se sempre na utilidade do conteúdo que entrega aos seus seguidores / à sua rede de contactos.

Esteja sempre disponível

A disponibilidade é, sem dúvida, muito importante num mercado tão competitivo e dinâmico como o imobiliário.

Como deve perceber, muitos dos seus potenciais clientes estão mais “ativos” fora da hora do expediente, pois é quando saem do trabalho ou têm mais tempo livre para se entregarem ao demoroso processo de compra ou venda de um imóvel. Sendo assim, é extremamente importante que trabalhe num horário fléxivel e que procure estar disponível para os seus potenciais clientes a qualquer altura. Muitas das vezes, esse fator poderá ser determinante para a conclusão de um negócio.

Como dito anteriormente, ao usar canais de comunicação digitais com o seu cliente, como, por exemplo, as redes sociais, poderá facilitar e muito este trabalho. Através de um simples clique, podem entrar em contacto consigo, ou então, se pretender, poderá usar ferramentas como o Calendly, onde pode agendar reuniões curtas, mediante o seu calendário e que irão automaticamente ser atualizadas no seu calendário google.

Além disso, estará também a trabalhar a sua reputação e agilidade dentro do mercado imobiliário, tornando-se muito mais competitivo em relação a outros agentes imobiliários.

Desenvolva a sua marca pessoal

O poder da marca pessoal é algo tão importante como o networking e, principalmente no mercado da mediação imobiliária, deverá investir na sua marca pessoal com o objetivo de alavancar os seus próprios negócios.

Investir nas relações humanas é um primeiro passo para que consiga desenvolver uma marca pessoal de sucesso que vá ao encontro dos seus objetivos e às expectativas dos seus potenciais clientes. No mercado imobiliário, nunca a componente humana teve tanta importância. Numa altura em que cada vez mais se prima pelos canais digitais, o desenvolvimento da sua marca pessoal deverá estar em primeiro plano.

A sua formação também é crucial para que a sua marca pessoal seja forte e relevante. A compra de um imóvel é um momento de extrema importância e é indispensável sermos mestres no conhecimento do mercado imobiliário. Além de transmitir uma confiança sem valor para o seu cliente, vai conseguindo decifrar as necessidades do cliente ao longo do tempo e apresentar os melhores negócios para que consiga concluí-los com uma maior eficácia.

Neste artigo sobre formação imobiliária, poderá aprender mais sobre as 5 áreas de conhecimento imobiliário que deverá dominar de forma a conseguir fechar um negócio com maior facilidade.

Dicas de última hora

  1. Torne-se um Ás da fotografia imobiliária: este é, sem dúvida, um ponto extremamente importante e que poderá fazer toda a diferença no primeiro contacto com o seu cliente. Ter noções de fotografia, principalmente adaptada ao ramo imobiliário, como atenção à luz do espaço, aos ângulos, ser capaz de capturar detalhes importantes, etc., são alguns dos pontos cruciais para qualquer agente imobiliário de sucesso;
  2. Inove: cada vez mais temos vindo a assistir a uma inovação no mercado imobiliário e é aconselhável que os agentes imobiliários também se munam de ferramentas e de tecnologia que o ajudem a destacar-se da concorrência. Veja o que de bem se faz no setor (a nível nacional e internacional) e tente adaptar à sua imagem e ao seu mercado;
  3. Invista no seu conhecimento: todos os anos existem novas informações, tendências, práticas e desafios no mercado imobiliário, por isso é sempre importante ter a preocupação de investir no seu conhecimento. Existem imobiliárias de sucesso como a iad que oferece formação e acompanhamento contínuos de forma a que esteja a par das dinâmicas do mercado imobiliário em Portugal.

Ler mais: https://www.join-iad.pt/blog/sinais-empreendedorismo-imobiliario/

Junte-se agora à maior rede de consultores imobiliários independentes

Saiba mais:

  • Sem categorias