8 Sinais de que o empreendedorismo imobiliário é para si

8 Sinais de que o empreendedorismo imobiliário é para si

Algumas pessoas julgam que nasceram para o empreendedorismo imobiliário. Outras acreditam que este é um caminho que pode ser percorrido por qualquer um, desde que sejam desenvolvidas e trabalhadas as competências para tal. No grupo iad, temos tido oportunidade de contactar com diversos profissionais da mediação imobiliária e com pessoas que procuram mudar de carreira que, após conhecerem os moldes deste projeto imobiliário internacional, não se reveem no mesmo por, precisamente, se tratar de um projeto para empreendedores. Assim, neste artigo, reunimos alguns indicadores chave que lhe podem indicar se é ou não um empreendedor e se poderá ser consultor imobiliário na iad Portugal. Atente nos seguintes sinais:

Não gosta de permanecer na sua zona de conforto 

Na base do empreendedorismo imobiliário está o desconforto e a necessidade de procurar sempre novos desafios. Por norma, pessoas que não se sentem bem em permanecer na sua zona de conforto, têm um espírito incansável e nunca estão satisfeitas com o que atingiram até ao momento. Se é uma dessas pessoas, então este é o primeiro sinal de que tem uma base sólida para alcançar grandes feitos profissionais e para se tornar um grande empreendedor imobiliário.

Por norma, os empreendedores também são pessoas que, de alguma forma, se sentem desenquadradas e não partilham do mesmo sentimento de pertença. Há um número bastante significativo de empreendedores que simplesmente, ao sentirem este desconforto e desenquadramento, desistiram da escola, demitiram-se de cargos e profissões bastante lucrativas, etc. Os empreendedores estão confortáveis em correr riscos, porque entendem que só através deles poderão desafiar-se e ser donos do seu próprio destino profissional. 

Estas pessoas “arriscam a sua própria pele” e colocam em causa tudo aquilo que dão como certo (no caso, por exemplo, de uma carreira já estabelecida e reconhecida) e tudo aquilo que julgam saber.

Entende que o empreendedorismo não é um atalho para ganhar muito dinheiro de forma fácil e rápida

Empreender no ramo imobiliário significa construir a sua marca pessoal e criar um negócio imobiliário do zero. Os empreendedores entendem que não existem atalhos para o sucesso e que o retorno pode tardar a chegar. É preciso numa primeira instância investir, criar e consolidar. Se pretende ganhar dinheiro extra em Portugal de forma rápida, não opte pela via do empreendedorismo. Um empreendedor joga as suas cartas com vista a um resultado a longo prazo. Como diz um dos fundadores da iad Portugal, esta não é uma corrida de velocidade, mas sim de resistência! 

8 Sinais de que o empreendedorismo imobiliário é para si

Apesar desta premissa, na iad, o percurso de qualquer empreendedor está bastante mais facilitado do que em qualquer outro lugar. A partir do momento em que um empreendedor decide juntar-se à rede de consultores imobiliários independentes, que conta já com mais de 14 000 empreendedores em toda a Europa, o grupo iad aciona uma série de ferramentas, mecanismos e recursos, que permitem alavancar o negócio mais rapidamente. Desde um account manager dedicado, a ferramentas digitais para fazer prospeção imobiliária, ferramentas de estimativa de valor de imóveis e criação de relatórios personalizados, um espaço de personalização de suportes de comunicação, todo o apoio administrativo, jurídico, informático, etc. Parece demasiado bom para ser verdade? Leia este artigo sobre empreendedorismo imobiliário e confira apenas 5 razões pelas quais vai querer ser um consultor imobiliário iad. 

Com isto, relembramos que ser empreendedor não significa ter apenas os recursos e os meios. É necessário entender que existe muita construção e muito investimento (a todos os níveis) antes de poder usufruir de todas as mais valias de empreender no ramo imobiliário e de ser dono do seu próprio negócio. Se se sente confortável com esta premissa, então está no bom caminho! 

Consegue manter-se focado e produtivo

Conhece o método Getting Things Done (GTD), do aclamado autor David Allen? Este método ensina qualquer profissional a ser mais organizado e produtivo tendo, ao mesmo tempo, uma atitude relaxada que lhe permite desfrutar e aproveitar a vida em pleno. A chave para a produtividade e a renúncia à procrastinação são fatores de extrema importância para qualquer profissional. Se domina esta matéria, então é mais um forte sinal de que pode ser um empreendedor! 

8 Sinais de que o empreendedorismo imobiliário é para si

Segundo a metodologia GTD existem 5 passos fundamentais para aumentar os níveis de produtividade e de foco perante as inúmeras tarefas e afazeres que surgem ao longo do dia: a captura e o registo de toda a informação, a clarificação (decidir se a informação é passível de despoletar uma dada ação, ou se deve ser descartada), a organização, a reflexão e revisão frequente, e a ação. Se tem curiosidade em avaliar os seus níveis de produtividade, sugerimos que faça este teste diagnóstico

Manter os níveis de produtividade e de foco é crucial para todos aqueles que desejam empreender no ramo imobiliário

Consegue criar a sua própria estratégia 

Um verdadeiro empreendedor está num registo completamente diferente dos demais profissionais. Não existem chefias para delegar determinadas tarefas ou responsabilidades, não existe o compromisso de estar fisicamente num escritório das 9 às 18 horas. Não existe um plano de marketing pré-aprovado ou um objetivo de vendas definido pelo diretor comercial. Alguém ligado ao empreendedorismo imobiliário deverá ser capaz de definir a sua própria estratégia e os seus próprios objetivos. 

8 Sinais de que o empreendedorismo imobiliário é para si

Definir uma estratégia não precisa de ser necessariamente algo muito complexo. Muitas pessoas poderão ter tendência a focar-se demasiado em componentes formais como, por exemplo, análises SWOT, análises de mercado, etc. De forma simples, deve apenas tentar definir algumas perguntas basilares e dar-lhes uma resposta. Por exemplo, quais são as suas ambições para si e para a sua organização? Onde se vai posicionar face aos seus concorrentes e demais players do mercado? O que tem de diferenciador para oferecer? Que capacidades precisa ainda de desenvolver? 

Um empreendedor irá despender tempo a refletir sobre os aspetos cruciais do seu negócio e vai conseguir dizer com exatidão para onde quer ir. Desta forma conseguirá, mais facilmente, desenhar toda a estratégia para atingir os seus objetivos. 

Ler mais: Ser agente imobiliário: os traços de personalidade mais comuns dos top producers

Gosta de estar no controlo e de definir o seu próprio caminho 

Se tem a ambição de ser responsável pelo seu próprio futuro profissional e se dispensa qualquer tipo de interveniente no processo, então este é outro sinal claro de que o empreendedorismo imobiliário é para si. Estas pessoas aspiram a ser a sua própria chefia, tendo pleno controlo de todos os aspetos que regem a sua vida pessoal e profissional. Quando chefiados por outrem, os empreendedores tendem a sentir-se desinspirados, cansados e pouco preenchidos. 

Na iad, cada consultor é o dono do seu próprio negócio imobiliário digital e tem total liberdade para gerir o seu dia a dia, definir o seu ritmo de trabalho, os seus horários, a zona geográfica a partir da qual trabalha, etc. 

Ler mais: Como a Melissa conseguiu ter mais independência profissional com a iad

Faz planos e consegue colocá-los em prática

Todos os empreendedores devem ter a capacidade de operacionalizar. Pense nisto como o seu plano de exercício físico. Não vale de nada perder tempo a definir um calendário de treino e exercícios específicos para aumentar a sua resistência e aptidão física se, no final do dia, acabar por não sair de casa para ir ao ginásio. De que valeu todo o esforço de preparação? De muito pouco… 

Um empreendedor não deve ficar-se pelas boas práticas para aumentar a sua produtividade, pela componente estratégica e pelas ambições bem definidas. É preciso passar à ação! 

8 Sinais de que o empreendedorismo imobiliário é para si

Nunca espere reunir todas as condições ideais para desencadear uma ação e encare-a sempre como um veículo para eliminar os seus receios. Já teve, certamente, de falar em público a certa altura da sua vida, certo? Lembra-se da sensação de ansiedade que antecede esse momento? Normalmente, acontece antes de “entrar em palco” e é uma sensação à qual nem mesmo os mais experientes oradores e empreendedores conseguem fugir. Contudo, a partir do momento em que encaram a sua plateia e começam a discursar, o receio e a ansiedade desaparecem. Isto significa que a ação é o veículo para eliminar os medos e construir a confiança. Invista nela.

É uma pessoa empática e relacional 

Um empreendedor é frequentemente associado a alguém cuja personalidade é introvertida e pouco empática. Isso é um mito! 

A empatia é um valor chave de grande importância para qualquer empreendedor, uma vez que complementa o seu ciclo de (re)aprendizagem. Profissionais ligados ao empreendedorismo imobiliário enfrentam desafios quotidianos de maior ou menor dimensão e é necessário saber dar-lhes resposta, em vez de uma mera reação. Para isto, a empatia é fundamental e irá definir a forma como a sua organização cresce e se sustenta. 

8 Sinais de que o empreendedorismo imobiliário é para si

Um empreendedor cultiva a empatia e tenta criar e preservar as relações com todas as pessoas que estão à sua volta. A empatia é um grande contributo para a longevidade e para a boa saúde da sua equipa e organização. É através dela que todos os membros conseguirão desenvolver um sentimento de pertença e de camaradagem fortes, em torno do seu propósito. A empatia fomenta respeito e compreensão e, por isso, deve ser um hábito cultivado por todos os profissionais mas, principalmente, pelos empreendedores. 

Ler mais: A importância do marketing de relacionamento no imobiliário

É apaixonado pelo ramo (imobiliário) 

O ditado que nos diz “escolhe um trabalho de que gostes e não terás de trabalhar um único dia na tua vida” não é novo. Todo e qualquer empreendedor deve sentir-se verdadeiramente atraído e apaixonado pelo que faz. O exemplo perfeito deste ponto são os milhares de consultores imobiliários independentes que, em toda a Europa, não veem a sua atividade como um mero serviço de consultoria imobiliária prestado a clientes. Eles entendem que, ser consultor iad, é ser alguém que ajuda os outros a realizarem os seus sonhos. E dificilmente algo consegue ser tão apaixonante e gratificante. 

Consultores imobiliários independentes

Fazer aquilo que o faz feliz e que o apaixona vai ser o combustível e o motor do seu propósito e da sua atividade enquanto empreendedor. 

Se se revê nestes 8 sinais o empreendedorismo imobiliário é para si e é, muito provavelmente, um futuro consultor imobiliário iad. Por isso, sugerimos que faça download do nosso eBook, de forma totalmente gratuita, e que conheça mais sobre o nosso modelo de negócio. Um projeto desenhado para que possa empreender no imobiliário e alavancar o seu negócio online