Ser agente imobiliário: os traços de personalidade mais comuns dos top producers

Ser agente imobiliário é uma atividade deveras aliciante e gratificante, por isso, se pretende levar a cabo uma reconversão profissional, o ramo imobiliário pode ser uma boa opção.

Como em qualquer área profissional, ter um prospeto de alta rentabilidade faz parte da lista de desejos e é um poderoso motor de ação no que toca a mudar de carreira.

Neste ponto, vale sempre a pena salientar a premissa inigualável da iad Portugal no que toca ao plano de remuneração. Sendo o marketing multinível um dos principais pilares do modelo de negócio da rede, todos os consultores imobiliários independentes são remunerados não apenas pela sua produção pessoal, mas também pela produtividade da sua própria equipa. Isto faz com que, tendencialmente, os ganhos possam ser ilimitados.

Ler mais: Marketing multi-nível: como funciona e os seus principais benefícios

Contudo, a verdade é que a produção pessoal de um agente imobiliário continua a ser uma importante fonte de rendimento.

Para além disso, quantos mais negócios fechar, mais credibilidade o consultor vai ter junto dos seus clientes e mais facilmente conseguirá estabelecer uma reputação de sucesso no mercado. Num ramo de atividade que vive tanto da referenciação, este aspeto é verdadeiramente importante.

Os agentes imobiliários com melhor desempenho, ou seja, que se destacam pelo volume de faturação ou pelo número de transações que fecham, chamam-se top producers. Esta é uma designação comum no ramo imobiliário com a qual se deve familiarizar se quiser criar negócio próprio e trabalhar no setor.

Os top producers têm normalmente um perfil específico e algumas características em comum que os ajudam a vingar no setor e a tornarem-se os melhores entre os melhores.

Neste artigo, vamos listar os traços de personalidade mais comuns dos top producers. Independentemente da sua atividade profissional e da sua personalidade, todas estas características podem ser cultivadas e trabalhadas, de forma a que consiga melhorar o seu desempenho e, consequentemente, os seus resultados.

São pessoas carismáticas e relacionais

Todos nós já tivemos o privilégio de estar na presença de uma pessoa que, apenas ao entrar na sala e sem dizer uma única palavra, conseguiu cativar-nos de imediato, certo? A isso chama-se carisma.

O carisma funciona como um íman de atenção e é uma espécie de poder mágico no mundo dos negócios. A forma como nos relacionamos com as pessoas (sejam elas clientes, fornecedores, colegas ou parceiros) tem um peso enorme no sucesso profissional. Os top producers são pessoas que normalmente o fazem de forma exímia e que têm um carisma natural muito próprio. Isto faz com que o relacionamento com estes profissionais seja muito fácil e agradável e, naturalmente, isso traduz-se em mais negócios fechados. Lembre-se de que os clientes tendem a fazer negócios com os profissionais de quem gostam e em quem confiam.

Se quer ser consultor imobiliário de sucesso, a boa notícia é que o carisma pode ser treinado. Segundo o professor de psicologia da Universidade de Hertfordshire, Richard Wiseman, o carisma é 50% inato e 50% treinado.

Sabem ouvir e atender às necessidades dos seus clientes

Ser agente imobiliário pressupõem ainda saber ouvir. De facto, esta é outra característica muito comum dos top producers. Muitos empreendedores imobiliários referem que uma das melhores partes do seu trabalho é poderem fazer parte de um momento tão importante na vida de várias famílias, ajudando-as a realizar o sonho de encontrar casa.

Para isso, saber ouvir os clientes e perceber exatamente quais são as suas necessidades é fundamental e decisivo no desfecho do negócio. Os top producers conseguem fazê-lo muito bem e, na grande maioria das vezes, têm um papel de mediação importante ao encontrar o meio termo entre o sonho dos seus clientes e a realidade do mercado.

Não querem parar de aprender

Os top producers são também profissionais muito curiosos por natureza e com uma grande vontade de aprender. Esta característica ajuda-os a serem altamente competitivos e qualificados. Eles entendem que parar de aprender é sinónimo de estagnação na carreira.

Ser agente imobiliário é uma atividade profissional extremamente rica, uma vez que pressupõe o domínio de diferentes temáticas (mediação imobiliária, finanças e créditos, marketing, etc.). No artigo Formação imobiliária: 5 áreas de conhecimento que deve dominar falamos de forma mais aprofundada de alguns dos principais temas que são importantes para um agente imobiliário.

Na iad Portugal, o acesso à formação está bastante facilitado, graças a um plano formativo único e às iniciativas de vários formadores habilitados da rede que proporcionam diversos momentos de formação às suas equipas, acerca dos mais variados temas. Por isso, no que à formação diz respeito, a iad é o sítio certo para transformá-lo num verdadeiro top producer.

São confiantes

A confiança é outra das características mais comuns nos top producers. Estes profissionais são os primeiros a não duvidar das suas capacidades e usam o poder da visualização mental para atingirem os seus objetivos mais rapidamente.

Estes consultores imobiliários fazem da máxima “querer é poder” uma constante no seu dia a dia e implementam várias estratégias para ajudar a elevar os níveis de autoconfiança.

São persistentes e resilientes

Os consultores imobiliários top producers não se conformam e lutam pelos seus objetivos. Eles sabem que os dias menos bons fazem parte do percurso e que terão de ouvir muitos “nãos” ao longo da sua carreira.

Em vez de sentimentos de frustração e desistência, eles conseguem canalizar toda essa energia e, de forma criativa, arranjar diferentes estratégias para ultrapassar os obstáculos e atingir os seus objetivos.

São bons gestores de equipas e de pessoas

Os top producers são também excelentes gestores de pessoas e de equipas. O facto de serem líderes natos faz com que consigam construir organizações sólidas e equipas profissionais orientadas para a alta performance.

Eles lideram, acima de tudo, pelo exemplo.

São rigorosos no seu trabalho e altamente ambiciosos

Estes profissionais ambicionam nada menos do que a excelência profissional e todas as tarefas ou desafios que encontram pelo caminho, por muito pequenos que sejam, são tratados com todo o cuidado e profissionalismo.

Para os top producers não existe desleixo possível. Eles entendem a importância do rigor e o valor do compromisso para com todos os seus clientes mas, acima de tudo, para com eles próprios.

Sabem que têm de contar com os outros

Conhecer as nossas limitações e saber delegar tarefas e funções é um sinal humilde que permite crescer em contexto profissional. Os consultores imobiliários top producers sabem exatamente quando devem recorrer a outros profissionais e têm perfeita consciência de que não conseguem fazer tudo sozinhos. Em vez de assumirem isso como uma fraqueza, eles tiram o melhor proveito possível da situação e criam sinergias poderosas com outros profissionais.

Ler mais: Conheça os freelancers que o vão ajudar a gerir o seu negócio imobiliário

São fiéis aos seus valores

Por fim, estes profissionais são normalmente muito fiéis aos valores que defendem e incorporam-nos na sua metodologia de trabalho. Por esse motivo, tornam-se pessoas confiáveis e conseguem obter rápido apreço pelos seus clientes e pelos seus colegas de trabalho.

Os consultores da iad Portugal regem-se por 8 valores-chave, institucionalmente reconhecidos e transversais a todas as filiais do grupo. São eles: a confiança, o profissionalismo, a partilha, coragem, unidade, humildade, sabedoria e lealdade.

Ler mais: Ser empreendedor: 5 hábitos importantes que deve cultivar