Tornar-se consultor imobiliário sem curso? Sim, é possível!

Tornar-se consultor imobiliário sem curso? Sim, é possível!

Deixe-nos adivinhar: depois de alguns anos de carreira, descobriu que ser consultor imobiliário é o que melhor se adequa ao seu perfil. A interação com clientes e a possibilidade de gerir projetos é o que mais gosta na área. Aprecia a arte da negociação, assim como a procura de oportunidades e transações de longa duração. Para além disso, procura a autonomia e a liberdade que esta área pode proporcionar. Confirmamos a sua intuição: está destinado a trabalhar nesta área!

Não querendo parecer suspeito, achamos uma excelente ideia! E hoje em dia há soluções que poderão ajudar a reinventar-se e a tornar-se num consultor imobiliário independente. Por exemplo, iniciando uma nova jornada com a iad. Explicamos tudo neste artigo.

Tornar-se consultor imobiliário sem curso? Sim, é possível!

Quais são as principais qualidades de um bom consultor imobiliário?

Antes de falarmos da questão das qualificações e competências profissionais, que podem ser, perfeitamente, adquiridas com a formação, já refletiu sobre as qualidades essenciais para se tornar num bom consultor imobiliário? Partilhamos agora as principais, com base na nossa experiência na rede de consultores independentes iad:

Empatia e competências interpessoais

Podem parecer qualidades bastante óbvias, mas a verdade é que estas competências são essenciais num bom consultor imobiliário. Estará em contacto com clientes num momento crucial das suas vidas: a compra, a venda ou o arrendamento de um imóvel. Muitas vezes, mais do que um simples investimento, representa uma nova etapa das suas vidas. Algo que exige um compromisso financeiro a longo prazo. Portanto, para além de compreender os seus desejos, necessidades e capacidades financeiras, como consultor imobiliário terá de ser capaz de perceber as suas reservas, dúvidas e dificuldades. Terá ainda de ser compreensivo e bom ouvinte. Muitas vezes, terá de tranquilizar, outras de moderar o entusiasmo, sendo sempre empático sem deixar de ser profissional.

Em resumo, são estas qualidades humanas absolutamente indispensáveis que lhe permitirão destacar-se na sua nova carreira como consultor imobiliário.

O rigor e o profissionalismo

Ao escolher tornar-se num consultor imobiliário independente, está certamente a escolher a liberdade, tornando-se o único responsável pela sua atividade.

A gestão da carteira de clientes é também da sua responsabilidade. Cabe-lhe, portanto, adotar métodos de trabalho precisos e rigorosos que lhe permitam otimizar o seu trabalho.

O profissionalismo pode parecer evidente, mas é preciso ter consciência de que o setor imobiliário é uma área cheia de surpresas. A diversidade de pessoas com quem contacta, a complexidade da legislação e da regulamentação em vigor e a multiplicidade de cenários com que se pode deparar, exigem uma grande capacidade de reação e de adaptação. Não será menos profissional, antes pelo contrário, se tiver de dizer a um potencial cliente “Vou verificar este ponto antes de lhe dar uma resposta”.

O sucesso de um profissional do ramo imobiliário depende muito do seu trabalho de networking e de saber tirar partido da sua rede de contactos. Por isso, se quiser que o seu cliente o referencie aos seus amigos e familiares, e assim ganhar potenciais novos clientes, reafirme a sua honestidade, as suas competências… e o seu profissionalismo. Será o seu maior trunfo!

Ter confiança em si e nas suas decisões

Ao tornar-se num consultor imobiliário iad, será o único responsável pela sua atividade. Isto significa que terá de tomar decisões diariamente. Também será remunerado com base em comissões, o que pode ser extremamente apelativo, dado que poderá vir a receber valores que estariam longe do seu horizonte. Por outro lado, e principalmente nos primeiros tempos, não terá a mesma segurança de um salário fixo mensal. Terá por isso de ser capaz de celebrar bons dias e boas notícias, mas também aprender a superar fracassos e desilusões.

Em todo o caso, ao fazer parte de uma rede como a iad, nunca estará sozinho, graças à equipa da nossa sede, que lhe dará o suporte necessário à sua atividade diária, nomeadamente ao acompanhamento de um Account Manager dedicado. A iad é também uma rede que valoriza muito encontros e eventos, no sentido de promover o convívio, a partilha e a entreajuda entre os seus consultores independentes.

Agora, voltemos à questão das qualificações. Quais são indispensáveis para trabalhar no setor imobiliário?

Tornar-se consultor imobiliário sem curso? Sim, é possível!

Que qualificações são necessárias para se ser consultor imobiliário?

Como dissemos anteriormente, o setor imobiliário está no centro das atenções e não sendo, até à data, em Portugal, exigida qualquer certificação para aceder à profissão, é uma alternativa profissional muito atrativa.

Agente imobiliário versus consultor imobiliário

Muitas vezes, para designar também esta profissão, ouvimos a expressão “agente imobiliário”. Na iad, preferimos utilizar a expressão “consultor imobiliário“, que nos parece refletir melhor a realidade da profissão. Ao contrário dos consultores imobiliários tradicionais (agentes imobiliários), que estão vinculados a agências físicas detidas por um broker, ao qual estão subordinados, os consultores iad são donos do seu negócio.

Em Portugal, o consultor iad possui o estatuto de técnico de mediação imobiliária. O consultor é independente, dentro dos limites fixados no contrato celebrado com a iad Portugal e nos termos da legislação aplicável.

O consultor imobiliário é um intermediário entre o proprietário do imóvel e o seu comprador. Presta serviços sob uma licença AMI (no caso da iad Portugal, a licença AMI 11220). Está presente e acompanha os clientes vendedores, compradores, senhorios ou inquilinos durante todo o processo de venda ou arrendamento. Pode organizar a sua atividade, realizar a prospeção de clientes e as visitas aos imóveis, sem estar subordinado ou sob o poder de autoridade ou direção da sede da iad Portugal.

Posso tornar-me consultor imobiliário independente iad sem experiência no setor?

Se está à procura de um novo propósito para a sua carreira, onde as relações humanas estão no centro da sua atividade, se quer ter o controlo do seu tempo e da sua agenda e, quer ser remunerado à altura da energia que investe, não há margem para dúvidas: é a pessoa certa para criar o seu novo negócio com a iad.

“Quem muda, a iad ajuda!” Este é um trocadilho intencional positivo. Independentemente da sua área de estudos e/ou experiência profissional, garantimos que os nossos consultores têm o acompanhamento e a formação necessários para aprender uma nova profissão, aperfeiçoar as suas competências e manterem-se atualizados ao longo do seu percurso. Uma vez que a iad fornece todas as ferramentas necessárias aos consultores que integram a rede, pode encarar tranquilamente uma mudança de carreira!

Vamos mostrar-lhe como pode abraçar o grupo iad, o primeiro unicórnio europeu do setor imobiliário, que conta já com 20.000 empreendedores.

Primeiro passo: contactar um consultor iad

Para além de visitar o nosso website e o nosso blog, concretize a sua vontade de se tornar membro da iad, entrando em contacto com um dos nossos consultores. Caso ainda não conheça nenhum, será encaminhado para o manager iad mais perto da zona que indicar.

Abrir atividade enquanto trabalhador independente

O consultor imobiliário exerce a atividade na qualidade de trabalhador independente. Por sua vez, a atividade de apadrinhamento da organização comercial pode ser exercida através de uma sociedade comercial.

Formalização da sua nova atividade iad

Com a iad, o risco habitualmente associado à criação de um negócio próprio é mínimo. Se tem vontade de trabalhar por conta própria, porque não experimentar criar o seu negócio imobiliário digital chave-na-mão?

Através do contrato de licença de uso de marca celebrado com a iad, o consultor está autorizado a explorar a marca iad e todas as ferramentas de branding disponibilizadas. Há dois procedimentos administrativos que deve ter em conta no lançamento da sua atividade:

  1. Declarar o início da sua nova atividade junto da Autoridade Tributária;
  2. Contratar um seguro de acidentes de trabalho para trabalhador independente.

Benefícios iad: formação

Um plano de formação completo adaptado à sua experiência e às suas necessidades.

A formação na iad assenta em três vertentes: acompanhamento no terreno, e-learning (universidade online iad) e presencial. Tendo ou não experiência no ramo imobiliário, beneficie do acompanhamento do seu manager, bem como de cursos de formação completos desenvolvidos por profissionais do setor, em regime e-learning (online) ou num dos mais de 25 pólos de formação existente no país.

Saiba mais:

  • Sem categorias