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Mercado imobiliário em Portugal: o que muda para os profissionais
O mercado imobiliário em Portugal tem vindo a registar um abrandamento nos últimos trimestres, com uma queda no número de transações de imóveis face ao período homólogo. Este cenário tem repercussões significativas para os profissionais imobiliários, que se veem obrigados a adaptar-se à nova realidade do mercado.
Os brokers e donos de agência são os profissionais que mais sofrem com o abrandamento do mercado imobiliário. Estes profissionais operam tipicamente com margens reduzidas, que são ainda mais reduzidas quando se trata de franchising.
Portanto, se considerarmos que, da faturação, entregam entre 50% e 70% aos seus consultores e, no caso de se tratar de franchising 10% ao master, sobrarão 20% a 40% da faturação. Assim sendo, estes valores terão que fazer face a todos os custos operacionais da loja (salários, consumos, rendas e todos os custos de marketing).
Uma diminuição na faturação de 20% pode ser o suficiente para que estes profissionais comecem a perder dinheiro.
Consultores Imobiliários
Os consultores imobiliários também são afetados pelo abrandamento do mercado, mas o impacto é menor do que para os brokers e donos de agência.
Então, os consultores imobiliários são remunerados com uma comissão que varia entre 50% e 80% do valor da transação. Portanto, uma diminuição no número de transações pode ser compensada por um aumento da comissão.
Além disso, segundo dados recentemente publicados por Mike DelPrete, um dos mais reputados analistas do mercado imobiliário nos Estados Unidos, nos primeiros 9 meses deste ano 10.500 consultores passaram de redes “tradicionais” para modelos com comission splitmais favoráveis aos consultores.
O mercado imobiliário em Portugal está a mudar, e os profissionais imobiliários precisam estar preparados para estas mudanças.
Se os brokers e donos de agência precisam encontrar formas de reduzir os custos operacionais e aumentar a rentabilidade, por outro lado, os consultores imobiliários precisam estar preparados para um menor número de transações e para uma maior concorrência.
Consequentemente, os modelos de negócio com comission split mais favoráveis aos consultores podem ser uma alternativa para os profissionais que procuram aumentar a sua remuneração.
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