Partilha de lucros: o método “revenue share” é apropriado para mim?

O revenue share é uma atividade que exige muito investimento e os potenciais benefícios podem ser bastante consideráveis. Há perguntas que podem surgir: “como se trabalha com este método?”, “este conceito é adequado para mim?”, ou “eu sou adequado para trabalhar neste modelo?”.

Se se questiona sobre este assunto, continue a ler este texto porque a iad Portugal vai explicar o conceito de revenue share, porque pode ser interessante para si, as competências necessárias, as chaves para o sucesso e o impacto que pode ter na sua independência financeira.

O que é e como funciona?

O revenue share é um modelo económico cuja tradução literal significa “participação de lucros”. A particularidade deste conceito reside no fato de que este incide na distribuição do valor total da renda gerada pela venda de bens ou serviços. De forma mais simples, uma participação nos lucros por meio de um sistema de comissões.

A vantagem de um sistema de revenue share é que cada vendedor ganha comissões através dos seus próprios lucros e do da sua equipa , em troca de apoio e formação. Assim, trata-se de uma atividade que pode ser muito lucrativa, dependendo da equipa que escolhe e de como a gere.

No caso da iad, um consultor imobiliário pode formar a sua equipa de consultores imobiliários (chamados de “afilhados”), adquirindo uma percentagem das comissões que estes ganham nas suas vendas.

Quais as competências necessárias para este método?

Como em várias áreas, há certas competências consideradas necessárias para conseguir ter sucesso. E, como o modelo de revenue share é baseado em relações e equipas, conseguir criar laços com outros é um aspeto muito importante.   

Desta forma, a empatia, o respeito e a compreensão são algumas qualidades que se revelam essenciais. Isto porque, as vendas são muito centradas nas relações e contactos que consegue estabelecer com o seu público e clientes.

Os pontos fortes devem sempre ser destacados. Então, procure saber quais as suas competências e não tenha medo de as partilhar. Além disso, apesar de o revenue share ser baseado no ganho de comissões pela concretização de negócios da sua equipa, a autonomia não deve ser esquecida. O sucesso dependerá sempre da pessoa que fecha o negócio.

Interesse-se pelos outros, mostre o seu potencial aos clientes que tem e esteja sempre a postos para aprender. Assim, conseguirá ter o sucesso que almejar.

Chaves para o sucesso

O revenue share é um modelo aberto a todos. Independentemente da experiência ou profissão, é possível utilizar este método para o seu negócio. Contudo, há certos pontos-chave para alcançar o sucesso.

A determinação é o que fará toda a diferença. Porém, o empenho e organização também são essenciais. Aliás, como já foi mencionado, a sociabilidade e a fácil capacidade de criar e alargar a sua rede de contactos não pode ser deixada de fora.

Além disso, é também necessário escolher o seu negócio. O revenue share pode ser aplicado em vários setores de atividade como o bem-estar, a saúde, o comércio, viagens e o imobiliário, como é o caso da iad.

As vantagens do revenue share

Existem diversas vantagens ao iniciar uma atividade com este modelo. Para começar, será um trabalhador independente, mesmo sendo “afilhado” de alguém. Assim, é o seu próprio patrão, responsável pelo sucesso da sua organização.

Também estará a juntar-se a uma comunidade onde existe muito apoio. Nunca estará sozinho e terá sempre alguém para o ajudar. Caso pertença a uma equipa, o seu “padrinho” dar-lhe-á todos os conselhos necessários para ter sucesso na sua atividade.

Por outro lado, também pode ser o “padrinho” de alguém, criando a sua própria equipa e até organização, com a oportunidade de aumentar a sua rede e, consequentemente, os seus rendimentos.

Por fim, a remuneração tem um potencial muito atrativo. Caso seja determinado, rigoroso e organizado no seu trabalho, há grandes possibilidades de os rendimentos corresponderem às suas expetativas.

O exemplo da iad Portugal

A iad Portugal e toda a sua rede internacional são ótimos exemplos de um negócio que utiliza o modelo de revenue share. Com este conceito, pode atuar sob duas formas: ficando responsável por uma equipa ou fazendo parte de uma.

Ao criar a sua própria organização, fica responsável pela formação de uma equipa e pela orientação do seu percurso. Pode criar a sua própria equipa e organização comercial internacional e “apadrinhar” novos consultores.

Como padrinho ou madrinha, tem a missão de apoiar o consultor no desenvolvimento de competências e aprendizagem. Com isso, a cada transação do “afilhado”, os padrinhos recebem uma remuneração, ou seja, uma percentagem da comissão sobre a venda.

Por outro lado, pode integrar uma equipa e procurar aconselhamento e ajuda de pessoas com mais experiência.

Neste artigo, demos-lhe a conhecer algumas das características do modelo de revenue share para poder perceber se será adequado ao model de trabalho que procura.