É possível trabalhar no setor imobiliário sem um curso?

O pensamento de trocar de carreira profissional é mais comum do que pensamos. Iniciamos a nossa carreira numa área que gostamos e, passado alguns anos, esta já não corresponde às nossas expectativas.

Nem sempre é fácil trocar de atividade e começar do zero, sendo que algumas profissões são bastante exigentes nos quesitos de formações e diplomas.

E como é no setor imobiliário? Será que é um ramo acessível a todos? Venha descobrir mais neste artigo.

Setor imobiliário: um trabalho promissor

O setor imobiliário tem um alto potencial de desenvolvimento, que se reflete no forte crescimento a que temos assistido. Além disso, tem atraído um grande número de investidores.

Assim, oferece várias oportunidades e tem atraído cada vez mais a população. Sem esquecer que, o ramo imobiliário, também é um grande gerador de empregos e tem sido mais procurado com o passar do tempo, até mesmo em tempos de pandemia.

Qualidades e competências indispensáveis para trabalhar no setor imobiliário

Até à data, em Portugal, não é exigida qualquer certificação ou diploma para trabalhar no setor imobiliário. Contudo, existem algumas qualidades pessoais – as chamadas “soft skills” –  e competências profissionais que são indispensáveis para se integrar no meio e obter sucesso.

Demonstrar diplomacia e um bom senso de relacionamento são habilidades bastante apreciadas. Ser um bom ouvinte e ter uma apresentação cuidada também são qualidades que não podem ser deixadas fora da lista. Não ter medo de enfrentar e superar desafios e saber lidar bem com o stress, especialmente diante de imprevistos, são fatores essenciais. Além disso, ser exigente e organizado também são características valorizadas.

Resumindo, o papel de um profissional no ramo imobiliário é entender as necessidades e desejos dos clientes para conseguir desempenhar, de forma eficaz, o seu trabalho. Sem estas qualidades de relações interpessoais e empatia, o consultor imobiliário terá mais dificuldades para negociar e entender os seus clientes.

As competências técnicas são depois desenvolvidas e adquiridas com o tempo e a experiência no setor. Mesmo que seja possível começar uma carreira sem qualquer certificado ou diploma, o setor imobiliário é bastante técnico. E, por isso, é necessário o conhecimento de procedimentos e regras jurídicas, transações imobiliárias e também de fiscalidade.

Por fim, estamos na era digital. Desta forma, ter um bom conhecimento das ferramentas digitais é essencial, uma vez que estas ajudam no aumento de visibilidade dos imóveis que tem para venda.

Formações para aprender e evoluir

Já entendemos que é possível iniciar a atividade imobiliária sem um diploma ou até qualquer experiência profissional. Porém, é altamente recomendado que se invista em formação específica no setor para aumentar a possibilidade de ter sucesso na sua carreira.

A iad Portugal oferece módulos de formação nas mais diversas áreas, que se adaptam às suas necessidades e à sua experiência, caso já tenha alguma.

O Programa de Acompanhamento Inicial, que é feito no terreno, vai ajudá-lo a obter bases da profissão e competências necessárias para que se torne autónomo enquanto consultor imobiliário independente.

Além disso, a iad também tem ao dispor dos seus consultores uma completa universidade online, que torna acessível um conjunto de fichas pedagógicas, para que possa adquirir noções básicas sobre o setor imobiliário e aprofundar conhecimentos ao longo do seu percurso.

Portanto, o regime de e-learning garante flexibilidade total para que o consultor decida quando, como e onde poderá fazer a sua formação.

Por fim, a iad tem polos de formação espalhados pelo país, onde pode obter formação sobre mediação imobiliária e management, englobando as noções básicas da profissão, o domínio das fases da transação imobiliária e a aprendizagem de como treinar e gerir uma equipa comercial.

Se deseja investir numa carreira no setor imobiliário, avalie as suas competências e habilidades para ser mais fácil identificar o tipo de formação que necessita para ter uma carreira de sucesso.