9 Dicas indispensáveis para uma rentrée mais tranquila

Dicas indispensáveis para um regresso ao trabalho mais tranquilo

As férias são um momento fundamental para relaxar com a família e os amigos, para refletir e para recarregar as baterias. Contudo, a rentrée aproxima-se e muitas pessoas começam já a sentir alguma angústia e stress antecipado que, por vezes, acaba por arruinar os poucos dias de descanso que restam.

Entre uma caixa de entrada cheia de e-mails por ler, chats de redes sociais para pôr em dia e outras tarefas que ficaram em standby e às quais é preciso dar resposta, a verdade é que nada disto abona a favor de uma rentrée tranquila.

Neste sentido, preparámos uma checklist para que todos os empreendedores imobiliários (e não só) possam preparar a sua rentrée de forma eficiente e livre de stress.

Dicas indispensáveis para um regresso ao trabalho mais tranquilo

A importância da preparação para uma rentrée livre de stress

Mas antes de começarmos, importa referir que a preparação é a chave para uma rentrée suave e totalmente livre de stress. Antes de ir de férias, planeie a sua ausência ao pormenor. Informe os seus clientes e parceiros do período em que vai estar ausente, ative as respostas automáticas out of office, delegue tarefas em colegas da sua confiança, ou entregue a gestão dos serviços mínimos a freelancers que o possam auxiliar. Também é importante que deixe uma lista das tarefas urgentes preparada para que, quando regressar, seja a primeira coisa a tratar.

Isto não só vai permitir-lhe ir de férias bastante mais descansado, como vai facilitar-lhe o regresso ao trabalho.

A checklist indispensável para preparar a sua rentrée

Baterias recarregadas… Chegou a hora de voltar ao trabalho! Eis o que deve fazer nos primeiros dias:

1- Planeie um período de transição

Não seja ambicioso e não queira ter tudo feito logo no primeiro dia. Defina um período de transição e permita que o seu cérebro entre gradualmente no modo de trabalho. Durante a rentrée, também é sensato desmarcar-se de todas as reuniões e focar-se, em primeiro lugar, em organizar a casa.

2- Considere regressar ao trabalho a meio da semana

E porque não regressar ao trabalho a meio da semana e fazer o período de transição nos últimos dias da semana de trabalho? Isto porque os inícios de semana podem ser particularmente caóticos e isso pode ser um fator de stress acrescido.

Regressar à atividade a meio da semana vai permitir-lhe tirar os 2 ou 3 dias necessários para organizar o seu regresso e, dessa forma, vai fazer com que consiga começar a semana seguinte com tudo organizado e em full speed.

E para além de fazer com que a sua rentrée seja mais tranquila, viajar a meio da semana é sempre mais barato!

Dicas indispensáveis para um regresso ao trabalho mais tranquilo

3- Organize o trabalho e defina os objetivos

É nesta fase que aquela lista de pendentes urgentes que deixou preparada antes de ir de férias vai ser uma grande ajuda. Comece por aí.

Depois, será ainda importante definir objetivos (que podem ser semanais, mensais ou trimestrais) e organizar o seu trabalho de acordo com os seus fluxos de produtividade.

Também existem alguns truques aos quais pode recorrer para otimizar o seu trabalho. Por exemplo, pode ser boa ideia organizar os seus e-mails por assunto e não por data de receção. Desta forma, apenas irá ler o que for mais importante e não terá de perder tempo com coisas que aconteceram e que até já estão resolvidas.

4- Ligue-se novamente à sua rede de contactos

Desative as mensagens automáticas out of office e diga à sua rede de contactos que já está de volta ao trabalho. Pode optar por enviar uma newsletter, fazer uma publicação nas redes sociais, ou mesmo telefonar aos contactos mais importantes.

Lembre-se de que é importante manter o seu público-alvo sempre informado, de modo a passar uma imagem profissional e a fortalecer a sua marca pessoal no mercado.

Ler mais: Tudo o que deve saber sobre personal branding

Dicas indispensáveis para um regresso ao trabalho mais tranquilo

5- Trate de uma tarefa de cada vez

E não vale a pena tentar fazer tudo ao mesmo tempo! Bem sabemos que a quantidade de tarefas pendentes pode exigir que tenha de lidar com um ou outro assunto em simultâneo. Mas, a longo prazo, irá sempre beneficiar de foco absoluto numa coisa de cada vez.

Não comece a ler o e-mail seguinte sem ter dado seguimento ao anterior. Responda, elimine-o ou transfira a responsabilidade da tarefa para outra pessoa. O importante é que tudo fique tratado para que possa avançar para a tarefa seguinte.

6- Recorra a técnicas para aumentar o foco e a concentração

Quando temos várias coisas em mãos, é mais fácil procrastinar. A rentrée é uma altura em que, de forma particular, deve acionar todas as estratégias que lhe permitam aumentar a sua capacidade de foco e eliminar a procrastinação.

A técnica de Pomodoro – que consiste em trabalhar em ciclos de 25 minutos, intercalados por 5 minutos de descanso – é um sistema que vale a pena experimentar.

Também existem várias aplicações para trabalhar a automotivação que podem ajudá-lo a ser mais produtivo e a manter os bons hábitos.

Dicas indispensáveis para um regresso ao trabalho mais tranquilo

7- Mantenha os bons hábitos

E por falar em bons hábitos… Não se esqueça de manter as boas rotinas! Bem sabemos que as férias são sinónimo de boa comida, de muito descanso, de sol e ar puro, mas não deixe de usufruir de tudo isso na rentrée.

Continue a alimentar-se bem, a dormir horas suficientes, a mexer o corpo e a usufruir do exterior. Verá que tudo isso vai refletir-se nos seus níveis de produtividade de uma forma surpreendente.

Ler mais: Ser empreendedor: 5 hábitos importantes que deve cultivar

8- Medeie as suas expectativas

Os empreendedores são conhecidos pelo seu grande sentido de ambição. Mas para uma rentrée mais tranquila, é importante fazer uma boa gestão de expectativas. Não vale a pena querer ter tudo tratado no primeiro dia nem encher a agenda de tarefas que não consegue cumprir. Isso só vai contribuir para aumentar o seu sentimento de frustração.

Seja conservador no planeamento e, à medida que vai eliminando tarefas da lista, vá saboreando as pequenas vitórias.

9- Tenha uma atitude de gratidão

E se em vez de ficar triste e frustrado porque as férias terminaram, ficar grato porque elas aconteceram? A gratidão perante a vida e perante tudo o que acontece é um sentimento muito presente na vida dos profissionais de alta performance. Por isso, a nossa sugestão é que abrace esta filosofia e que a incorpore em todos os aspetos da sua vida.

Ler mais: O poder da visualização mental para atingir o sucesso

Saiba mais:

  • Sem categorias