Blog » Empreendedorismo » 9 Dicas indispensáveis para uma rentrée mais tranquila
9 Dicas indispensáveis para uma rentrée mais tranquila
As férias são um momento fundamental para relaxar com a família e os amigos, para refletir e para recarregar as baterias. Contudo, a rentrée aproxima-se e muitas pessoas começam já a sentir alguma angústia e stress antecipado que, por vezes, acaba por arruinar os poucos dias de descanso que restam.
Entre uma caixa de entrada cheia de e-mails por ler, chats de redes sociais para pôr em dia e outras tarefas que ficaram em standby e às quais é preciso dar resposta, a verdade é que nada disto abona a favor de uma rentrée tranquila.
Neste sentido, preparámos uma checklist para que todos os empreendedores imobiliários (e não só) possam preparar a sua rentrée de forma eficiente e livre de stress.
A importância da preparação para uma rentrée livre de stress
Mas antes de começarmos, importa referir que a preparação é a chave para uma rentrée suave e totalmente livre de stress. Antes de ir de férias, planeie a sua ausência ao pormenor. Informe os seus clientes e parceiros do período em que vai estar ausente, ative as respostas automáticas out of office, delegue tarefas em colegas da sua confiança, ou entregue a gestão dos serviços mínimos a freelancers que o possam auxiliar. Também é importante que deixe uma lista das tarefas urgentes preparada para que, quando regressar, seja a primeira coisa a tratar.
Isto não só vai permitir-lhe ir de férias bastante mais descansado, como vai facilitar-lhe o regresso ao trabalho.
A checklist indispensável para preparar a sua rentrée
Baterias recarregadas… Chegou a hora de voltar ao trabalho! Eis o que deve fazer nos primeiros dias:
1- Planeie um período de transição
Não seja ambicioso e não queira ter tudo feito logo no primeiro dia. Defina um período de transição e permita que o seu cérebro entre gradualmente no modo de trabalho. Durante a rentrée, também é sensato desmarcar-se de todas as reuniões e focar-se, em primeiro lugar, em organizar a casa.
2- Considere regressar ao trabalho a meio da semana
E porque não regressar ao trabalho a meio da semana e fazer o período de transição nos últimos dias da semana de trabalho? Isto porque os inícios de semana podem ser particularmente caóticos e isso pode ser um fator de stress acrescido.
Regressar à atividade a meio da semana vai permitir-lhe tirar os 2 ou 3 dias necessários para organizar o seu regresso e, dessa forma, vai fazer com que consiga começar a semana seguinte com tudo organizado e em full speed.
E para além de fazer com que a sua rentrée seja mais tranquila, viajar a meio da semana é sempre mais barato!
3- Organize o trabalho e defina os objetivos
É nesta fase que aquela lista de pendentes urgentes que deixou preparada antes de ir de férias vai ser uma grande ajuda. Comece por aí.
Depois, será ainda importante definir objetivos (que podem ser semanais, mensais ou trimestrais) e organizar o seu trabalho de acordo com os seus fluxos de produtividade.
Também existem alguns truques aos quais pode recorrer para otimizar o seu trabalho. Por exemplo, pode ser boa ideia organizar os seus e-mails por assunto e não por data de receção. Desta forma, apenas irá ler o que for mais importante e não terá de perder tempo com coisas que aconteceram e que até já estão resolvidas.
4- Ligue-se novamente à sua rede de contactos
Desative as mensagens automáticas out of office e diga à sua rede de contactos que já está de volta ao trabalho. Pode optar por enviar uma newsletter, fazer uma publicação nas redes sociais, ou mesmo telefonar aos contactos mais importantes.
Lembre-se de que é importante manter o seu público-alvo sempre informado, de modo a passar uma imagem profissional e a fortalecer a sua marca pessoal no mercado.
E não vale a pena tentar fazer tudo ao mesmo tempo! Bem sabemos que a quantidade de tarefas pendentes pode exigir que tenha de lidar com um ou outro assunto em simultâneo. Mas, a longo prazo, irá sempre beneficiar de foco absoluto numa coisa de cada vez.
Não comece a ler o e-mail seguinte sem ter dado seguimento ao anterior. Responda, elimine-o ou transfira a responsabilidade da tarefa para outra pessoa. O importante é que tudo fique tratado para que possa avançar para a tarefa seguinte.
6- Recorra a técnicas para aumentar o foco e a concentração
Quando temos várias coisas em mãos, é mais fácil procrastinar. A rentrée é uma altura em que, de forma particular, deve acionar todas as estratégias que lhe permitam aumentar a sua capacidade de foco e eliminar a procrastinação.
A técnica de Pomodoro – que consiste em trabalhar em ciclos de 25 minutos, intercalados por 5 minutos de descanso – é um sistema que vale a pena experimentar.
E por falar em bons hábitos… Não se esqueça de manter as boas rotinas! Bem sabemos que as férias são sinónimo de boa comida, de muito descanso, de sol e ar puro, mas não deixe de usufruir de tudo isso na rentrée.
Continue a alimentar-se bem, a dormir horas suficientes, a mexer o corpo e a usufruir do exterior. Verá que tudo isso vai refletir-se nos seus níveis de produtividade de uma forma surpreendente.
Os empreendedores são conhecidos pelo seu grande sentido de ambição. Mas para uma rentrée mais tranquila, é importante fazer uma boa gestão de expectativas. Não vale a pena querer ter tudo tratado no primeiro dia nem encher a agenda de tarefas que não consegue cumprir. Isso só vai contribuir para aumentar o seu sentimento de frustração.
Seja conservador no planeamento e, à medida que vai eliminando tarefas da lista, vá saboreando as pequenas vitórias.
9- Tenha uma atitude de gratidão
E se em vez de ficar triste e frustrado porque as férias terminaram, ficar grato porque elas aconteceram? A gratidão perante a vida e perante tudo o que acontece é um sentimento muito presente na vida dos profissionais de alta performance. Por isso, a nossa sugestão é que abrace esta filosofia e que a incorpore em todos os aspetos da sua vida.
Quando a veia empreendedora fala mais alto, aderir a um franchise pode ser uma opção a considerar. Afinal, recorrer a uma marca já estabelecida no mercado é sempre mais fácil do que criar e desenvolver uma de raiz. Mas será que, na prática, aderir a um franchise e ter uma loja física aberta ao público […]
Os consultores imobiliários da iad Portugal são empreendedores totalmente responsáveis pelo crescimento do seu próprio negócio. É por isso que, fazendo parte do ecossistema iad, estes profissionais têm acesso a um sem número de serviços e ferramentas que os ajudam a desempenhar melhor as suas funções no terreno. A iad Portugal – à semelhança de […]
Muitas pessoas associam a criatividade a talentos artísticos que se manifestam, por exemplo, através da pintura, da composição musical, da escrita ou da poesia. Contudo, a criatividade é muito mais do que isso e nem todos os criativos são artistas. Na verdade, muitos deles são empreendedores! A criatividade é uma das qualidades mais importantes de […]
Se está a passar por uma fase de redefinição profissional e se ser consultor imobiliário surge como uma opção a considerar, é importante que, antes de se lançar num ramo inteiramente novo, perceba se tem o que é preciso para enfrentar o desafio! A atividade de mediação imobiliária é um ramo bastante democrático que muito […]
Uma boa liderança e uma gestão de equipas eficaz são aspetos fundamentais para a subsistência de qualquer negócio ou projeto. Contudo, grande parte das oportunidades de carreira, por muito entusiasmantes e promissoras que possam parecer, têm um lado oculto menos simpático. Muitos profissionais, após alguns anos no exercício das suas funções, tendem a sentir-se desmotivados […]
A procrastinação (entenda-se, o ato de adiar desnecessariamente ações ou decisões) é um fenómeno que afeta gravemente grande parte dos profissionais ativos, comprometendo os seus níveis de produtividade e até a sua própria autoestima e saúde mental. Se está a ler este artigo é porque provavelmente conhece bem o peso da procrastinação e daria bom […]
Se questiona o que é ser empreendedor e ter de lidar diariamente com o fator incerteza, recomendamos vivamente a leitura atenta deste artigo. Isto, porque alguém que seja ou que queira ser empreendedor – no setor imobiliário ou noutra área diferente – terá, mais cedo do que o que pensa, de lidar com o fator […]