As 8 apps para trabalhar a automotivação que vai querer instalar

Nem todos os dias são iguais e definitivamente há alturas em que uma ajuda extra para fomentar a automotivação vem mesmo a calhar. Para as pessoas mais introvertidas, falar abertamente desta necessidade pode até ser uma tarefa mais difícil do que se pensa.

A boa notícia é que a automotivação é uma capacidade que pode ser aprendida e trabalhada. Existem pequenas práticas e hábitos que nos podem ajudar a ter o mindset certo. Os empreendedores sabem, mais do que ninguém, que é necessária muita automotivação e força de vontade para criar um negócio próprio, trabalhar de forma independente e até gerir equipas e inspirar pessoas a fazerem o mesmo.

Empreendedor ou aspirante a, neste artigo, vamos explorar 8 apps poderosas que pode facilmente instalar no seu telemóvel e que vão dar-lhe aquele boost de energia durante o dia, para que mantenha os seus níveis de produtividade e automotivação sempre no máximo.

29K

Vamos começar por uma aplicação desenvolvida pela Fundação José Neves, que pretende ajudar empreendedores e profissionais em todo o mundo: a 29K. O nome desta aplicação foi inspirado no número médio de dias que vivemos – 29 000 – e tem como principal objetivo fazer com que cada um deles seja vivido em total plenitude.

Esta app foi desenvolvida com recurso a ferramentas de base científica, que são um suporte à saúde mental, ao desenvolvimento pessoal e à automotivação de todos os seus utilizadores. A melhor parte? É totalmente gratuita, sem qualquer publicidade ou compras dentro da app.

Com a 29k, todos os utilizadores têm uma experiência personalizada, de acordo com as suas necessidades, assim como acesso a uma comunidade de apoio. É possível escolher diversos exercícios de automotivação, meditação ou cursos de pequena duração para amenizar sintomas de stress ou ansiedade, pânico, problemas relacionais, problemas de concentração ou sentimentos opressivos, ou até conversas interiores negativas.

É, por isso, um poderoso aliado para ter sempre à distância de um clique.

Think Up

A Think Up é outra aplicação gratuita que se foca no poder dos mantras e das afirmações positivas que nos afetam de forma significativa (de acordo com vários estudos). As manifestações verbais de positividade afetam as nossas emoções e, por conseguinte, a nossa automotivação, autoestima e felicidade.

Elas são uma boa ferramenta para manifestar a sua positividade perante o ambiente que o rodeia (e, no mundo dos negócios, a lei da atração já provou surtir os seus efeitos).

Com esta aplicação, os utilizadores podem escolher as suas frases preferidas, gravar a sua própria voz, adicionar uma música de fundo, etc. A Think Up defende que ouvir determinados mantras na sua própria voz tem um impacto 10 vezes maior do que ouvi-los na voz de outra pessoa.

Com isto, a ideia desta aplicação é dar-lhe a possibilidade de ter sempre à mão estes mantras positivos, de forma a ouvi-los quando mais precisar.

Ler mais: 5 Benefícios da meditação para a alta performance

Forest

Forest é uma aplicação dedicada a todos os profissionais que têm alguma dificuldade em manter o foco e a concentração por períodos de tempo mais longos. Convém salientar que esta aplicação foi considerada, em 2015 e 2016, a melhor app do ano do Google Play e, em 2018, ganhou o prémio de Google Play Editors’ Choice Top Productivity App.

O que tem de tão especial esta app? Basicamente, ela combate a procrastinação e ajuda os seus utilizadores a manterem-se focados nas suas tarefas. Para tal, sempre que for preciso deixar o telemóvel de lado, os utilizadores apenas têm de plantar uma semente na sua floresta. À medida que o tempo passa, a semente vai crescendo e dando origem a uma árvore mas, se por algum motivo a pessoa não resistir a usar o telemóvel e sair da aplicação, a árvore murcha.

Se o objetivo for concluído, os utilizadores conseguem ver a sua floresta crescer e adquirir mais sementes para continuar a semear. Cada árvore representa um objetivo atingido e um maior sentimento de automotivação. A aplicação tem ainda uma comunidade com a qual é possível interagir e partilhar os progressos.

Fabulous Daily Routine Planner

A app Fabulous é uma aplicação desenhada para o ajudar a ter hábitos mais saudáveis que, em última instância, vai ajudá-lo a ter a automotivação necessária para atingir os seus objetivos.

No fundo, esta aplicação pode ser considerada o seu coach pessoal. Baseada em factos e em evidências científicas, o Fabulous irá ajudá-lo a melhorar o seu estado físico, a atingir objetivos de perda de peso ou aumento de massa muscular, a melhorar a sua dieta, a regular o seu ciclo de sono, e a trabalhar hábitos de meditação e de visualização mental para reduzir a ansiedade.

Com esta aplicação, a automotivação no trabalho e o aumento da sua produtividade vão ser os resultados naturais esperados.

Strides

O Strides é outra aplicação que vale a pena explorar (mas apenas se tiver um iPhone, uma vez que só está disponível para sistemas operativos iOS) e que lhe permite seguir e manter os bons hábitos associados à alta performance. Foi, inclusive, uma app já recomendada pelo The New York Times.

O Strides tem a mais valia de lhe permitir definir determinados objetivos – diários, semanais ou mensais – e compilar toda a informação através de um único calendário. Pode definir um projeto (por exemplo, correr 50 km num mês) e ir registando as suas pequenas conquistas. Tudo para ajudá-lo a manter bons níveis de automotivação e energia.

Motivation

E falando em automotivação, segue-se outra app – a Motivation – que, através de frases e de citações motivacionais, vai ajudá-lo a sentir-se mais inspirado durante o dia. Pode, inclusive, partilhar as suas frases preferidas nas redes sociais e inspirar também os seus amigos e demais contactos.

Também é possível configurar a aplicação para receber lembretes motivacionais ao longo do dia. Alguns dos tópicos mais populares são: desenvolvimento pessoal, bem-estar, autoestima, superação, carreira e negócios, exercício e família.

Shine

Stress é uma constante na sua vida profissional? Então instale esta aplicação. A Shine foi desenvolvida com base em premissas científicas e proporciona a todos os seus utilizadores um programa de desenvolvimento pessoal à medida. Algumas funcionalidades desta aplicação são: acesso a afirmações e lembretes motivacionais, podcasts sobre temas relacionados com redução de ansiedade e stress, planos de meditação guiados e acesso a um repositório de artigos.

Ler mais: Inseguro sobre a mudança de carreira? Esteja atento a estes 6 sinais

iWish

Se é uma pessoa bastante visual, esta app é para si! O iWish é basicamente um quadro visual onde pode colocar todos os seus objetivos, desejos e planos futuros.

Esta aplicação permite-lhe criar a sua própria lista de desejos e ir mantendo o registo da sua progressão para cada um deles.

Mas a automotivação só depende de si

Independentemente da aplicação que escolher, lembre-se de que a automotivação tem de partir de si. Apenas pode recorrer a determinados estímulos, mas a energia terá de vir de dentro. Os empreendedores do ramo imobiliário são, por norma, pessoas altamente movidas por um forte sentido de automotivação. Leia o artigo Ser agente imobiliário: os traços de personalidade mais comuns dos top producers e fique a conhecer este e outros traços de personalidade frequentes destes profissionais.

Saiba mais:

  • Sem categorias