Estimativa de Valor: um preço justo num mercado desajustado

O terceiro episódio do podcast Let’s Get Real Estate, gravado durante o evento CAP ML 2024, abordou o desafiador tema da percepção do valor do mercado imobiliário. O foco esteve em entender como se define um preço justo num mercado que parece desajustado, tanto para compradores como para vendedores.

O episódio contou com a participação do especialista Ricardo Guimarães, diretor do Confidencial Imobiliário, e da consultora imobiliária iad, Patrícia Matias, que discutiram a resiliência dos preços imobiliários mesmo em períodos de redução nas transações.

Principais pontos do episódio

Resiliência do Mercado:

Ricardo Guimarães destacou que, apesar das flutuações económicas, o mercado imobiliário demonstrou uma resiliência significativa. Contrariando expectativas, não ocorreu uma queda de preços, mesmo com a redução do número de transações.

Paradoxos do Mercado:

Durante este episódio, abordou-se o paradoxo de como os preços imobiliários não caem mesmo com menos transações, o que confunde muitos observadores e potenciais compradores.

Influência da Informação:

A assimetria de informação foi um ponto central, e o especialista Ricardo Guimarães enfatizou a importância de entendermos os dados do mercado para fundamentar decisões de compra e venda.

Valorização sustentada:

Falou-se ainda da necessidade de compreender os fatores que contribuem para a valorização imobiliária contínua, como a escassez de novas construções e a migração demográfica.

Ferramentas de Avaliação:

A consultora Patrícia Matias mencionou o uso de ferramentas como o Alfredo.PT da iad, que ajuda a estimar valores de mercado de forma eficaz.

Perspectiva Internacional:

O episódio também tocou na influência internacional no mercado português, observando como a migração e os investidores estrangeiros moldam as tendências de preços.

Este episódio do podcast Let’s Get Real Estate procura explorar a complexidade do mercado imobiliário, destacando os desafios e as ferramentas disponíveis para navegar e compreender o setor.

Saiba mais:

  • Sem categorias