Ser consultor imobiliário é uma boa opção para mim?

Ser consultor imobiliário é uma opção para mim?

Se está a passar por uma fase de redefinição profissional e se ser consultor imobiliário surge como uma opção a considerar, é importante que, antes de se lançar num ramo inteiramente novo, perceba se tem o que é preciso para enfrentar o desafio!

A atividade de mediação imobiliária é um ramo bastante democrático que muito facilmente acolhe profissionais que sempre trabalharam em áreas diferentes e que, a certa altura das suas vidas, acharam que ser consultor imobiliário seria uma boa opção de carreira.

A iad Portugal, de forma muito particular, tem inclusive um plano de formação desenhado à medida por profissionais experientes, que permite que quem quer ser consultor imobiliário consiga adquirir as competências necessárias para rapidamente colocar mãos à obra e se tornar um profissional competitivo no mercado.

Mas por muito democrática que seja a profissão em Portugal, a verdade é que esta atividade não é para todos. Aprender e dominar os conceitos técnicos e formais é a parte mais fácil deste percurso. A predisposição para empreender e a sua própria personalidade são elementos que desempenham um papel crucial e que, na maioria dos casos, ditam o sucesso de um negócio.

Ser consultor imobiliário é uma opção para mim?

Ser consultor imobiliário: a importância de conhecer a sua personalidade

Conhecer os seus traços de personalidade, pontos fortes e pontos de melhoria é crucial para perceber se está apto para o ofício.

No artigo Ser agente imobiliário: os traços de personalidade mais comuns dos top producers já listámos alguns dos traços de personalidade que distinguem os melhores profissionais dos demais.

Contudo, o caminho do autoconhecimento é longo e muitas pessoas podem sentir-se algo perdidas quando chega a hora de tomar consciência do seu “eu”.

Ser consultor imobiliário é uma opção para mim?

Os testes de personalidade e o processo de autodescoberta

Se não tem a certeza se ser consultor imobiliário é para si, um bom ponto de partida que pode explorar são os testes de personalidade. Existem várias ferramentas online que pode usar com relativa facilidade. Porém, para que consiga um resultado válido, é importante recorrer a ferramentas e metodologias reconhecidas, assentes em teorias validadas pela comunidade científica.

É que a personalidade pode revelar (e em muitos casos até ditar) a forma como uma pessoa trabalha e gere um negócio, como interage com os outros, como lida com as conquistas e com os fracassos, etc. Por isso, o autoconhecimento assume, aqui, um papel de relevo.

O website 16 Personalities, por exemplo, permite-lhe, de forma totalmente gratuita, fazer um teste de personalidade e obter um resumo detalhado dos seus traços de personalidade dominantes e das áreas onde se destaca. A melhor parte é que pode aceder a conteúdo específico para trabalhar alguns aspetos e para entender a metodologia utilizada.

Outra sugestão nossa é o Myers-Briggs Type Indicator (ou MBTI). Trata-se de uma poderosa ferramenta psicométrica, assente na teoria de Carl Gustav Jung, que permite que qualquer pessoa consiga desenvolver uma noção mais profunda e consolidada do seu “eu”, de forma a tomar melhores decisões, a reduzir a entropia e a entender as suas necessidades pessoais de forma mais detalhada. Pode usar esta ferramenta online ou, inclusive, fazer um teste de personalidade com um profissional certificado no MBTI.

Quando alguém pretende mudar de carreira mas não sabe o que fazer a seguir, estes exercícios podem ser aliados poderosos.

Ser consultor imobiliário é uma opção para mim?

Ser consultor imobiliário: 8 pistas para reflexão

Ainda que recorra a técnicas e metodologias externas, quando se trata de fazer uma reconversão profissional e quando se pondera enveredar por uma atividade profissional completamente diferente da anterior, o trabalho de reflexão é muito importante.

Tente dar resposta às seguintes questões:

Quero ajudar os outros a conquistar os seus sonhos?

Sentiu o peso da responsabilidade com esta pergunta? Ainda bem. É que ser consultor imobiliário é precisamente isto: ajudar famílias a encontrar o seu novo lar e, na maioria dos casos, a concretizar o seu sonho. É por isso que a mediação imobiliária é uma atividade tão especial, que se distingue das demais.

Ler mais: Como a Joana encontrou a sua paixão no setor imobiliário

Sou uma pessoa que se orienta por objetivos?

Se ambiciona ser consultor imobiliário independente, saiba que não vai ter um chefe ou um superior hierárquico que lhe imponha objetivos. Por isso, é necessário que esteja confortável em trabalhar por objetivos e que tenha uma grande dose de autodisciplina e perseverança.

Sou de confiança?

Se estivesse na pele dos seus clientes, confiaria o projeto de venda ou compra de um imóvel a um consultor imobiliário semelhante a si? É importante refletir neste ponto porque, dada a dimensão de uma transação imobiliária (que para muitas famílias é o investimento de uma vida), o fator confiança é fundamental.

Ser consultor imobiliário é uma opção para mim?

Estou confortável em trabalhar numa indústria dinâmica?

O imobiliário é um setor de atividade altamente dinâmico, onde tudo acontece muito rapidamente. Está pronto para acompanhar o ritmo? Responder a e-mails em tempo recorde, atender o telefone ou dar resposta a pedidos de informação sobre imóveis fora dos horários convencionais e, ainda assim, ter tempo para acomodar visitas, é só um vislumbre daquilo que pode esperar se quiser ser consultor imobiliário.

Estou disposto a correr riscos?

O risco faz parte da vida de qualquer profissional mas, sendo o projeto da iad Portugal orientado para empreendedores, os riscos (assim como os proveitos) tendem a ser maiores, embora o fator risco seja aqui muito menor quando comparado com o da criação de outros negócios. Por isso, deve refletir sobre se consegue acomodar o fator risco no decorrer da sua atividade, ou se isso poderá ser um fator impeditivo.

E nunca se esqueça de que são os desafios e os riscos que nos fazem crescer e evoluir enquanto profissionais. E os ganhos, neste caso, são imensos.

Ler mais: Porquê ser consultor imobiliário iad? Descubra 5 razões

Ser consultor imobiliário é uma opção para mim?

Tenho os recursos necessários para iniciar esta nova profissão?

Se optar por ser consultor imobiliário na iad Portugal, todos os recursos tecnológicos vão ser assegurados pela sede, assim como os principais serviços indispensáveis à sua atividade (apoio administrativo, jurídico, suportes e ferramentas de marketing e comunicação, etc.).

Não obstante, existem outros tipos de recursos que dependem exclusivamente de si e que podem condicionar o seu negócio. Falamos de, por exemplo: tempo para dedicar à atividade, disponibilidade total para o cliente, soluções de mobilidade própria, entre outros.

Estou financeiramente pronto para criar o meu negócio?

Já ouviu falar de algum empreendedor que não tenha investido diretamente no seu próprio projeto? Se trabalhar por conta própria é um objetivo seu, é necessário que se prepare financeiramente para o período de arranque, caso as receitas não sejam imediatas.

Porém, na iad Portugal, o investimento para criar um negócio próprio é bastante reduzido (simbólico até). Por apenas 99 euros (mais IVA) por mês, terá acesso a ferramentas digitais exclusivas, verá os seus anúncios imobiliários serem difundidos em mais de 200 portais imobiliários nacionais e internacionais, poderá usufruir de parcerias e de condições especiais, entre muitas outras vantagens. Um investimento claramente reduzido e com um nível de risco associado muito baixo.

Ser consultor imobiliário é uma opção para mim?

Estou preparado para nunca parar de aprender?

Os consultores imobiliários são profissionais quase camaleónicos e têm de conviver com diferentes áreas que estão diretamente ligadas ao setor imobiliário.

Naturalmente que, se quer ser consultor imobiliário, o centro da sua atividade será sempre a mediação imobiliária, mas não se admire se os seus futuros clientes lhe fizerem questões relacionadas com o crédito bancário ou com reabilitação de imóveis.

É por isso que, se quiser abraçar esta profissão, deve avaliar qual é a sua predisposição para nunca parar de aprender e de absorver novos conhecimentos.

Se a ideia de ser consultor imobiliário independente lhe agradou, não hesite em entrar em contacto com um profissional da rede iad, de forma a obter mais informação sobre este projeto único no mercado, e a ouvir a sua experiência na primeira pessoa.

Saiba mais:

  • Sem categorias