Estes são os eventos imobiliários que não vai querer perder

Estes são os eventos imobiliários que não vai querer perder

Os eventos imobiliários, tal como outros eventos em setores de atividade distintos, são uma componente muito importante para o desenvolvimento do negócio, para estabelecer contacto com potenciais clientes e outros profissionais do setor imobiliário, para atrair novos talentos e para desenvolver competências.

Mas para os empreendedores imobiliários – que são totalmente responsáveis pelo sucesso do seu projeto – participar em determinados eventos tem uma importância acrescida para alavancar o seu negócio.

5 Benefícios imediatos de participar em eventos imobiliários

Antes de passarmos à lista dos principais eventos que vai querer colocar na sua agenda, vamos listar 5 benefícios imediatos da participação em eventos do setor.

1. Promove a sua marca pessoal

No setor imobiliário (que tende a ser um ramo bastante competitivo) a sua marca pessoal vai ser a sua arma mais poderosa. Ser top of mind para os clientes que querem vender ou comprar um imóvel vai ditar o sucesso do seu negócio. Para além disso, se quiser desenvolver uma equipa e atrair os melhores talentos, convém que o seu nome seja sonante no mercado.

Ler mais: Tudo o que deve saber sobre personal branding

2. Fortalece relações em contexto profissional

Os eventos imobiliários são excelentes oportunidades para trabalhar as suas relações profissionais. Normalmente, existem sempre momentos dedicados ao convívio (tais como cocktails, coffee breaks, etc.) que são ótimas formas de quebrar o gelo e de se dar a conhecer (e ao seu negócio) de uma forma mais genuína.

Estes são os eventos imobiliários que não vai querer perder

3. Capta leads mais qualificadas

Grande parte dos eventos do setor têm um propósito comercial claro: ou visam atingir os compradores e vendedores de casa, ou pretendem atrair novos talentos do setor imobiliário. Ao participar nestes eventos, saiba que a probabilidade de conseguir leads mais qualificadas é grande. Do ponto de vista de negócio, o retorno sobre o investimento tende a ser muito positivo.

4. Análise do mercado

Outro benefício importante de participar em eventos imobiliários é estar a par do que a sua concorrência está a fazer. Conhecer os novos produtos lançados ou a nova estratégia de marketing e comunicação, é fundamental para que se mantenha competitivo perante a concorrência.

5. Desenvolvimento de competências

E mesmo que não lhe traga um aumento imediato de volume de negócio, participar em eventos imobiliários vai fazer com que cresça enquanto profissional. Não só pela experiência de participação no evento (onde muitas vezes também aprendemos com o que correu menos bem), mas pelas conferências às quais assistiu, oradores que ouviu, ou pela partilha de experiências com os seus pares. Todos estes aspetos contribuem para um claro desenvolvimento de competências que vão torná-lo num profissional mais rico e competitivo.

Ler mais: Conheça os 11 segredos dos agentes imobiliários com sucesso

Os principais eventos imobiliários que não vai querer perder

Por tudo isto, se é ou se considera ser agente imobiliário independente, é recomendável que participe em alguns eventos chave do setor. Esta é a nossa seleção:

Eventos imobiliários nacionais

SIL – Salão Imobiliário de Portugal

É, sem dúvida, o evento imobiliário de referência em Portugal. O SIL acontece geralmente durante o mês de maio na FIL, em Lisboa, e é uma feira que reúne os principais players do mercado. Durante 4 dias todos os profissionais podem usufruir das várias oportunidades de networking com clientes e parceiros de negócio, e assistir a diversas conferências.

Coloque na sua agenda as datas da próxima edição, que vai realizar-se de 4 a 7 de maio de 2023.

• IMOBINVEST – Salão do Imobiliário

O IMOBINVEST, que acontece na cidade do Porto, tem como principal objetivo reunir empresas do setor imobiliário num salão que tem como propósito apoiar o visitante. Este evento também se caracteriza por conferências que visam esclarecer questões e dúvidas, e assinalar tendências do setor.

A título de exemplo, a 3ª edição do IMOBINVEST, realizada em março de 2022 ficou marcada pelo seminário “Novos Modelos de Mediação Imobiliária” dirigido pelo CEO da iad Portugal, que fomentou o debate sobre novos modelos emergentes no setor imobiliário.

A próxima edição terá lugar de 24 a 26 de março de 2023 na Alfândega do Porto.

Estes são os eventos imobiliários que não vai querer perder

Imocionate

O Imocionate, ao contrário dos eventos imobiliários acima, não tem um caráter tão comercial. Este evento reúne profissionais do ramo imobiliário num dia intenso de sessões e palestras centradas no debate das últimas tendências, das melhores práticas e das soluções que permitem à mediação imobiliária enfrentar os desafios do contexto atual.

Relembramos que a iad Portugal foi um dos principais patrocinadores da última edição deste evento, que teve lugar no dia 20 de outubro de 2022 no Centro de Congressos do Estoril.

Eventos internacionais

Como criar um negócio imobiliário com a iad Portugal é sinónimo de criar um projeto de dimensão internacional, faz todo o sentido falarmos de alguns eventos imobiliários na Europa, que existem para promover o mercado imobiliário português junto de clientes internacionais.

Ler mais: Ser consultor imobiliário: o glossário essencial que deve dominar

• In Portugal

O In Portugal é um evento imobiliário que acontece em Paris (mais concretamente na Porte de Versailles) e que tem como objetivo dar a conhecer a oferta imobiliária portuguesa a todos os clientes franceses que considerem iniciar um novo projeto em Portugal – seja ele de foro pessoal (mudança de país ou ter uma segunda habitação) ou profissional (investimento imobiliário). Se pretende trabalhar o mercado francês, o In Portugal poderá ser uma boa aposta. 

• SIMA – Salón Inmobiliario de Madrid

O SIMA é o principal evento imobiliário em Espanha (à semelhança do SIL, em Portugal) e, pela proximidade geográfica, pode ser um evento pertinente se considerar expandir o seu negócio imobiliário. Neste evento poderá encontrar vários parceiros de negócio assim como clientes que tenham interesse em comprar ou investir no imobiliário em Portugal.

Estes são os eventos imobiliários que não vai querer perder

Eventos regionais

Por fim, enquanto especialista local, vai querer ainda fazer-se representar nos eventos locais e ser uma cara conhecida na zona geográfica em que atua. Explore os seguintes eventos imobiliários:

• SIM – Salão Imobiliário da Madeira

Este evento marca a agenda local no arquipélago da Madeira e pretende promover a oferta imobiliária da região autónoma. A última edição deste evento foi em 2020 e, devido à pandemia Covid-19, ainda não foi retomada. Mas convém ficar atento, pois poderá ser retomado em 2023.

• SIMinho – Salão Imobiliário do Minho

2020 foi o ano que marcou o arranque da primeira edição do Salão Imobiliário do Minho. Num formato totalmente virtual, este evento permitiu a todas as pessoas – dentro e fora de Portugal – visitarem a feira de forma digital e procurar casa ou opções de investimento na região do Minho a partir do conforto do seu lar.

Desde 2020, devido à interrupção causada pela pandemia Covid-19, também ainda não foram comunicadas datas para uma nova edição deste evento.

Ler mais: Porquê ser consultor imobiliário iad? Descubra 5 razões

Saiba mais:

  • Sem categorias