Cinco dicas para construir uma marca pessoal forte
No atual competitivo mercado de trabalho, uma marca pessoal forte, com vista a destacar-se da concorrência, é essencial para alcançar os seus objetivos.
Contudo, como é possível salientar a sua imagem de modo a atingir o sucesso desejado? Através da construção de uma marca pessoal forte e distinta.
O conceito de Personal Branding tem somado cada vez mais relevância no panorama profissional, sendo cada vez mais procurado por profissionais que pretendem destacar-se no universo empresarial.
Descubra neste artigo algumas dicas que poderão ajudá-lo na construção de uma marca pessoal forte.
O Personal Branding constitui o processo de criação de uma marca pessoal e a sua posterior gestão. A criação dessa imagem é de extrema importância, uma vez que influencia como o indivíduo é visto perante os outros.
É essa marca pessoal que vai permitir com que um profissional se sobressaia dos demais. Comunicar valores, habilidades, experiências e traços de personalidade são uma forma de criar uma perceção positiva e memorável de si, atraindo a atenção de possíveis empregadores, parceiros ou clientes.
Construir uma marca pessoal forte poderá ser o ponto diferencial para um futuro bem-sucedido. Mas, afinal, o que se pode fazer para criar essa imagem distinta?
Ao criar uma marca pessoal, está a dar-se a conhecer. Contudo, para tal, é necessário entender a sua identidade, navegando pelo autoconhecimento e descobrindo a sua personalidade, valores, habilidades e experiências.
Partindo desse processo de autoconhecimento, conseguirá identificar os seus pontos fortese áreas de interesse, determinando os fatores que o irão destacar dos outros.
Identidade visual e presença
Após uma etapa bem-sucedida de autoconhecimento, é necessário transmitir a sua história ao público-alvo. Além das habilidades e competências que vão ficar a conhecer, é também importante desenvolver uma identidade visual que as pessoas associem a si, facilitando a criação de uma presença digital consolidada.
Uma presença nos meios digitais fará com que as pessoas tenham mais acesso ao seu perfil. Por isso, otimize as suas redes sociais e mantenha-as atualizadas.
Networking
A construção de uma rede de contactos é essencial no mundo do trabalho, independente do setor e área de atuação. O networking mostra-se essencial na criação de uma marca pessoal forte.
Ao construir relações e ao ampliar o seu leque de contactos, estará mais perto de construir uma imagem bem sucedida. Será importante conectar-se com pessoas que acrescentem valor à sua atividade profissional.
História consistente
Uma marca pessoal, que seja forte, necessita de consistência. É necessário ter uma linha de pensamento e uma storyline bem estudada e que o defina na totalidade.
A mensagem deve ser consistente e aparecer em todos os canais que em que esteja presente, bem como nos materiais de comunicação e ferramentas de marketing utilizadas.
Apesar de criarmos uma marca pessoal, o seu desenvolvimento contínuo é das etapas mais importantes do Personal Branding.
Uma busca constante de oportunidades para melhorar a imagem, seja através da aprendizagem ou do desenvolvimento profissional, será o que irá fortalecer a nossa marca pessoal.
Uma marca pessoal forte e distinta será a chave para destacar-se dos restantes profissionais no universo empresarial. Com estas dicas, poderá construir o seu perfil e sobressair-se no cenário profissional.
Centenas de pessoas, todos os anos, decidem criar a sua própria empresa e o seu próprio negócio. Contudo, é comum a surgirem dúvidas sobre em que ramo iniciar este novo percurso. Por isso, neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas sobre como empreender e quais os setores mais promissores, para criar a sua empresa atualmente. RESUMO […]
O brainstorming é uma técnica utilizada para gerar novas ideias e soluções para um determinado assunto. É um ótimo método para estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. Numa sessão de brainstorming, todas as ideias são incentivadas e discutidas, sem qualquer tipo de julgamento ou críticas. Através de um ambiente livre e […]
Construir uma marca pessoal que seja forte e impactante é de grande importância para o sucesso de um negócio. Quanto mais marcante e positiva for a nossa imagem, mais facilmente atrairemos clientes. É disso que se trata o Personal Branding, da construção de uma marca pessoal. Neste artigo, a iad explica este conceito, assim como […]
Verão, para muitos, é sinónimo de férias. Conhecer novos lugares, aproveitar os raios de sol na praia ou então descansar do ano de trabalho. Aproveite estes momentos de repouso e fora do ambiente profissional para expandir o seu conhecimento e estar ainda mais preparado quando voltar ao ativo. Estes livros de empreendedorismo vão auxiliar no […]
O setor imobiliário é cada vez mais atraente para quem deseja mudar de profissão ou tornar-se mais autónomo. Este mercado continua a crescer em Portugal e mostra-se promissor, com uma forte capacidade de desenvolvimento e com um grande potencial de atração para investidores, tanto nacionais como estrangeiros. Por isso, são várias as pessoas que se […]
O feedforward pode ser aplicado no contexto de trabalho e na gestão de funcionários e colaboradores. Este conceito, de modo resumido, pode ser visto como um feedback voltado para o futuro. Deste modo, este método tem como objetivo o desenvolvimento das competências dos profissionais com foco numa visão futura. Neste artigo, explicamos este conceito e […]
A procrastinação é um “monstro” a ser combatido por muitos e já é bem conhecida pela sociedade. É uma luta que grande parte da população enfrenta. A tendência de adiar desnecessariamente tarefas e decisões afeta muitas pessoas, tanto na vida profissional, académica ou pessoal. Este fenómeno impacta diretamente a produtividade, tendo, de certa forma, uma […]
O revenue share é uma atividade que exige muito investimento e os potenciais benefícios podem ser bastante consideráveis. Há perguntas que podem surgir: “como se trabalha com este método?”, “este conceito é adequado para mim?”, ou “eu sou adequado para trabalhar neste modelo?”. Se se questiona sobre este assunto, continue a ler este texto porque […]
Obter uma maior liberdade financeira é um desejo comum. A possibilidade de não depender apenas do seu salário para as suas necessidades e desejos e não ter de fazer contas se o que ganha ao fim do mês é suficiente. Ter uma fonte de rendimento extra é um dos caminhos para conseguir ser financeiramente autónomo. […]
Abriu o seu negócio, tornou-se consultor imobiliário, mas ainda o gostaria de expandir e não sabe como o pode fazer? Procura novos desafios ou outros aspetos, como a autonomia e a liberdade? Ou então quer começar no ramo e não tem conhecimento de onde procurar ajuda? A iad Portugal pode ser a resposta para as […]
O pensamento de abrir o próprio negócio e tornar-se independente da hierarquia corporativa é tentador. Poder trabalhar no que gosta, conciliar a vida profissional e pessoal da forma que quiser e ter mais liberdade de organização, podendo até trabalhar de forma remota e gerir o seu tempo, são algumas das vantagens que ter um negócio […]
A independência e a liberdade financeira são desejadas por muitos e podem ser alcançadas com bastante investimento e trabalho. Mas como? Por exemplo, ao gerar um rendimento extra torna-se mais autónomo. Contudo, haverá algum método para conseguir alcançar esse patamar de independência? Sim, o empreendedorismo! Se tem interesse em tornar-se mais independente, descubra o que […]