Blog » Imobiliário » Consultor imobiliário independente vs consultor tradicional: descubra as diferenças
Consultor imobiliário independente vs consultor tradicional: descubra as diferenças
Ao entrar no mundo do imobiliário, como profissional do setor, algumas dúvidas podem surgir sobre o caminho a seguir: ser consultor independente, agindo apenas como intermediário entre o proprietário do imóvel e o seu comprador, ou consultor tradicional, trabalhando como representante de uma agência.
Apesar de ambos desempenharam o mesmo trabalho, no mesmo setor, há características que os distinguem em termos de contratos, hierarquia organizacional e até mesmo obrigações.
Neste artigo, iremos explicar, de modo pragmático, como é ser consultor imobiliário independente vs consultor tradicional.
Sempre que inicia um novo emprego, é habitual assinar um contrato ou algum acordo com a entidade patronal.
Como consultor imobiliário independente, é dono do seu próprio negócio, e, por isso, precisa apenas de uma licença para exercer a sua atividade mas não há nenhum contrato a ser assinado nem nenhum intermediário entre si e o cliente. Em termos fiscais, o consultor terá de optar por recibos verdes ou por constituir uma empresa unipessoal.
Por outro lado, se integra uma agência imobiliária tradicional como consultor imobiliário, além da licença exigida para exercer a atividade, terá que ter um acordo com a empresa para a qual presta serviços e responder a um broker que habitualmente recebe uma percentagem pelas suas transações.
Organização e gestão do trabalho
Cada emprego tem a sua organização e gestão do trabalho, com horários e dias estipulados.
Porém, como já foi referido acima, o consultor independente é o seu próprio chefe. E, por isso, será este a determinar quando e onde irá trabalhar, havendo total liberdade de organização.
Assim, não tem nenhum superior hierárquico e não tem a obrigatoriedade de cumprir horários. O oposto de uma agência tradicional.
Desta forma, pode organizar a sua atividade, realizar a prospeção de clientes e as visitas aos imóveis no seu timing e à sua maneira. Pode também definir o regime do contrato de mediação imobiliária mais adequado a cada proprietário, não sendo obrigado, por exemplo, a angariar imóveis em regime de exclusividade.
É do conhecimento geral que o setor imobiliário trabalha a partir de um sistema de comissões. Mediante os imóveis que um consultor vende, uma certa percentagem da venda é dada ao profissional que realizou o processo.
Contudo, enquanto consultor tradicional, a taxa de comissão é, geralmente, acordada com a agência empregadora.
Já como consultor imobiliário independente, o regime de comissões pode ser diferente. Terá uma maior flexibilidade para negociar a percentagem de comissão com o cliente, sendo o único intermediário da transação.
Além disso, se fizer parte da iad, também poderá obter rendimentos extra com a criação da sua própria equipa de consultores. O modelo de negócio da empresa assenta no conceito de revenue share, que permite ao consultor ser remunerado pelos negócios que a sua equipa vier a concretizar.
Formação contínua
Embora a formação não seja ainda obrigatória no setor imobiliário, um profissional deve estar disposto a apostar na aprendizagem contínua, através de cursos, formações, e do trabalho diário no terreno.
Enquanto consultor imobiliário independente na iad terá à sua disposição formação gratuita incluida no pack premium, o que não acontece na agências imobiliárias tradicionais.
Tendo ou não experiência no ramo imobiliário, pode beneficiar do acompanhamento do seu manager, bem como de cursos de formação completos desenvolvidos por profissionais do setor, presencialmente ou em regime e-learning (online).
Terá ainda à disposição outros recursos e ferramentas digitais disponíveis para utilização e o apoio constante de um account manager.
Criação de equipas
Como já referimos acima, enquanto consultor independente, pode criar a sua própria equipa e ser o dono do seu próprio negócio.
A iad atua no mercado imobiliário sob o modelo de revenue share, o qual permite que cada consultor crie a sua própria organização comercial de dimensão internacional. Esta poderá ainda ser objeto de transmissão ou venda como qualquer ativo comercial, e é desenvolvida por meio de uma rede dinâmica baseada na partilha e na liberdade.
O consultor imobiliário, tanto independente, como tradicional, desempenha o mesmo trabalho e possui algumas características que se assemelham, como viu acima. Porém, ambos os profissionais do setor atuam no mercado de formas completamente distintas.
Independentemente da vontade ou da intenção, todos os profissionais têm uma marca pessoal. A mesma constrói-se de forma contínua, muitas vezes silenciosa, através das interações diárias, da forma como se comunica, se age e se está presente – tanto no mundo físico como no digital. No setor imobiliário, essa marca tem um peso particular. As […]
No competitivo mundo do imobiliário, ter uma marca pessoal forte é fundamental para destacar-se e criar uma relação de confiança com os clientes. A iad, reconhecendo a importância de uma marca pessoal sólida, desenvolveu uma série de ferramentas que ajudam os consultores imobiliários a construir e fortalecer a sua identidade no mercado. Neste artigo, apresentamos […]
O mercado imobiliário é, antes de mais, um mercado de relações. Contudo, à medida que o digital cresce, surge a necessidade de reinventar as formas de criar vínculos e gerar confiança sem depender do contacto físico. O networking virtual deve ser mais do que uma mera adaptação ao digital – deve ser uma oportunidade para […]
No mercado imobiliário, a criação de uma rede sólida de contactos com investidores é uma das chaves para o sucesso. Para consultores imobiliários, construir e manter essas relações pode ser a diferença entre uma carreira bem-sucedida e uma mais difícil de se destacar. No entanto, essa tarefa exige tempo, estratégias e, sobretudo, dedicação. Se é […]
O conceito de personal branding tem sido cada vez mais explorado e partilhado, especialmente por quem trabalha em áreas competitivas como o setor imobiliário. Contudo, muitas das definições estão erradas. Isto porque a sua marca pessoal não se trata de uma escolha, mas sim de tudo aquilo que as pessoas dizem e pensam sobre certa […]
No 14º episódio do podcast Let’s Get Real Estate, exploramos a liderança feminina no setor imobiliário. Um diálogo inspirador sobre mérito, maternidade, mentoria e empreendedorismo com Filipa Arantes Pedroso e Inês Costa.
O networking com investidores não é apenas uma vantagem – é um fator decisivo para o sucesso. No setor imobiliário, atrair, envolver e fidelizar investidores exige mais do que simples interações; requer abordagens inteligentes e métodos comprovados. Para um consultor imobiliário, dominar estas técnicas pode transformar conexões casuais em parcerias duradouras e lucrativas, abrindo portas […]
O Programa Production+ da iad entregou mais de 120.000€ em comissões adicionais, relativas ao ano de 2024, aos seus top producers, um marco significativo que reflete o compromisso da rede com a valorização e o sucesso dos seus consultores. Mas a inovação não para por aqui. A iad continua a inovar e a oferecer as […]
O networking é uma ferramenta essencial para qualquer consultor imobiliário que deseja expandir a sua rede de contactos e gerar novas oportunidades de negócio. No entanto, para que estas interações sejam realmente eficazes, é importante fazer as perguntas certas. Um cliente à procura de casa tem preocupações diferentes de um investidor imobiliário, e adaptar a […]
Nos dias de hoje, as redes sociais são ferramentas poderosas para profissionais de qualquer sector e o mercado imobiliário não é exceção. O LinkedIn e o Instagram são duas das principais plataformas que podem ajudá-lo no networking, promover o seu trabalho e gerar novas oportunidades. No entanto, para obter bons resultados, é essencial usar essas […]
Descubra como a formação contínua pode potenciar o seu sucesso como consultor imobiliário. Neste 13º episódio do podcast “Let’s Get Real Estate”, exploramos o impacto da aprendizagem constante, as mudanças tecnológicas no setor e as competências essenciais para se destacar no mercado imobiliário atual.
No setor imobiliário, o networking é uma das ferramentas mais poderosas para construir relações duradouras, gerar novas oportunidades e, claro, impulsionar os negócios. Saber conectar-se com as pessoas certas pode abrir portas para parcerias valiosas, acesso a informações exclusivas e até mesmo novos compradores. Por isso, investir no fortalecimento das suas redes de contacto é […]