Blog » Imobiliário » Ser consultor imobiliário: o glossário essencial que deve dominar
Ser consultor imobiliário: o glossário essencial que deve dominar
Ser consultor imobiliário é uma atividade que está ao alcance de qualquer um. Muitos são já os profissionais que decidiram mudar de vida com a iad e percorrer o caminho do empreendedorismo imobiliário.
Entre milhares de agentes imobiliários que fazem parte do grupo iad em toda a Europa, existem vários perfis e pessoas com diferentes experiências profissionais anteriores.
Consideramos que esta é uma atividade verdadeiramente democrática, uma vez que o sucesso na mediação imobiliária está ao alcance de qualquer um. Na iad Portugal, existe um plano de formação intensivo que visa introduzir todos os novos consultores ao ramo imobiliário e a todas as suas especificidades.
Este plano formativo foi desenvolvido por especialistas do setor e tem uma forte componente pragmática, o que facilita a passagem da teoria à prática. Para além disso, todos os consultores da rede iad – que, entre outras coisas, se caracteriza pelo marketing multinível – estão inseridos numa equipa e têm o apoio do seu manager e da sua upline.
Isto faz com que todos os profissionais tenham ao seu alcance recursos humanos e técnicos para atingir o sucesso.
A passagem da teoria à prática pode ser violenta para os iniciantes e, verdade seja dita, a destreza profissional adquire-se com prática.
Contudo, quando estiver frente a frente com um cliente comprador ou vendedor, é importante que passe, desde o primeiro momento, uma imagem confiante, segura e profissional. E para isso, a fluidez da comunicação é essencial.
Dado o interesse de clientes internacionais em viver em Portugal, é frequente os consultores imobiliários terem de lidar com pessoas de diferentes nacionalidades.
Para quem não domina a 100% línguas estrangeiras, este pode ser um desafio extra.
Para que consiga comunicar eficazmente com clientes estrangeiros sem qualquer tipo de ambiguidade ou entropia, preparámos, neste artigo, um glossário com alguns dos termos mais frequentes no ramo imobiliário. Poderá consultar as respetivas traduções para inglês e francês, que são os idiomas com maior representatividade em Portugal.
E, mesmo para os consultores imobiliários experientes, acreditamos que este glossário pode ser uma boa ajuda.
O glossário que deve dominar para ser consultor imobiliário de sucesso
O setor imobiliário está repleto de crenças populares — muitas vezes incorretas. Neste episódio do podcast “Let’s Get Real Estate”, especialistas como Alfredo Valente, CEO da iad Portugal, discutem os principais mitos do imobiliário e o que realmente define o sucesso na profissão.
Independentemente da vontade ou da intenção, todos os profissionais têm uma marca pessoal. A mesma constrói-se de forma contínua, muitas vezes silenciosa, através das interações diárias, da forma como se comunica, se age e se está presente – tanto no mundo físico como no digital. No setor imobiliário, essa marca tem um peso particular. As […]
No competitivo mundo do imobiliário, ter uma marca pessoal forte é fundamental para destacar-se e criar uma relação de confiança com os clientes. A iad, reconhecendo a importância de uma marca pessoal sólida, desenvolveu uma série de ferramentas que ajudam os consultores imobiliários a construir e fortalecer a sua identidade no mercado. Neste artigo, apresentamos […]
O mercado imobiliário é, antes de mais, um mercado de relações. Contudo, à medida que o digital cresce, surge a necessidade de reinventar as formas de criar vínculos e gerar confiança sem depender do contacto físico. O networking virtual deve ser mais do que uma mera adaptação ao digital – deve ser uma oportunidade para […]
No mercado imobiliário, a criação de uma rede sólida de contactos com investidores é uma das chaves para o sucesso. Para consultores imobiliários, construir e manter essas relações pode ser a diferença entre uma carreira bem-sucedida e uma mais difícil de se destacar. No entanto, essa tarefa exige tempo, estratégias e, sobretudo, dedicação. Se é […]
O conceito de personal branding tem sido cada vez mais explorado e partilhado, especialmente por quem trabalha em áreas competitivas como o setor imobiliário. Contudo, muitas das definições estão erradas. Isto porque a sua marca pessoal não se trata de uma escolha, mas sim de tudo aquilo que as pessoas dizem e pensam sobre certa […]
No 14º episódio do podcast Let’s Get Real Estate, exploramos a liderança feminina no setor imobiliário. Um diálogo inspirador sobre mérito, maternidade, mentoria e empreendedorismo com Filipa Arantes Pedroso e Inês Costa.
O networking com investidores não é apenas uma vantagem – é um fator decisivo para o sucesso. No setor imobiliário, atrair, envolver e fidelizar investidores exige mais do que simples interações; requer abordagens inteligentes e métodos comprovados. Para um consultor imobiliário, dominar estas técnicas pode transformar conexões casuais em parcerias duradouras e lucrativas, abrindo portas […]
O Programa Production+ da iad entregou mais de 120.000€ em comissões adicionais, relativas ao ano de 2024, aos seus top producers, um marco significativo que reflete o compromisso da rede com a valorização e o sucesso dos seus consultores. Mas a inovação não para por aqui. A iad continua a inovar e a oferecer as […]
O networking é uma ferramenta essencial para qualquer consultor imobiliário que deseja expandir a sua rede de contactos e gerar novas oportunidades de negócio. No entanto, para que estas interações sejam realmente eficazes, é importante fazer as perguntas certas. Um cliente à procura de casa tem preocupações diferentes de um investidor imobiliário, e adaptar a […]
Nos dias de hoje, as redes sociais são ferramentas poderosas para profissionais de qualquer sector e o mercado imobiliário não é exceção. O LinkedIn e o Instagram são duas das principais plataformas que podem ajudá-lo no networking, promover o seu trabalho e gerar novas oportunidades. No entanto, para obter bons resultados, é essencial usar essas […]
Descubra como a formação contínua pode potenciar o seu sucesso como consultor imobiliário. Neste 13º episódio do podcast “Let’s Get Real Estate”, exploramos o impacto da aprendizagem constante, as mudanças tecnológicas no setor e as competências essenciais para se destacar no mercado imobiliário atual.