Mude de vida como fez… o Gilberto Trindade
Gilberto Trindade é um dos primeiros consultores da iad em Portugal e compartilha a sua jornada de transformação neste testemunho.
Muitas vezes pensamos como seria se desempenhássemos outra profissão. Talvez porque o nosso emprego atual não cumpre com as nossas expectativas ou, então, porque necessitamos de uma mudança de cenário.
Contudo, há vários fatores que pesam nessa decisão. Entre a falta de experiência ou a expectativa salarial, a idade é um dos grandes motivos pelos quais muitas pessoas decidem não avançar com a mudança de profissão.
Medo, nervosismo e ansiedade são os sentimentos que mais se demonstram quando se pensa em mudar de emprego com mais de 50 anos. “Será possível mudar de profissão aos 50 anos? Não será tarde demais?”.
Porém, a idade realmente é só um número. E não deve ser a razão para impedir que se siga os próprios desejos e sonhos.
RESUMO DO ARTIGO
Recomeçar não é, necessariamente, um aspeto negativo. Se o cenário em que se insere atualmente já não lhe é satisfatório, está na hora de uma mudança de ares.
E, neste caso, escolher outra carreira, independentemente da faixa etária, é sempre uma ótima oportunidade para recomeçar e para explorar novos caminhos.
O primeiro passo nesta aventura que é mudar de profissão é exatamente decidir o que se quer fazer a seguir. O que gostaria de fazer? Quais são as suas paixões? Em que mundo me posso inserir?
Há várias perguntas que podemos utilizar para nos ajudar a direcionar para que tipo de trabalho seria mais adequado ao nosso estilo de vida e aos nossos interesses, caso ainda não tenha decidido numa profissão.
Além disso, também é importante fazer uma avaliação de todas as suas competências e qualidades. Isto porque, ao mudar de emprego, estará a alterar a área em que atua. Logo, as competências necessárias para o antigo trabalho, podem não ser necessariamente as que necessita para o próximo.
Neste caso, a idade não pode ser considerada um obstáculo, mas sim, um benefício. Isto porque abre-lhe diversas oportunidades pelos altos níveis de experiência que adquiriu, dando vantagem sobre profissionais mais novos que ainda não a têm.
Existem inúmeras atividades e alternativas pelas quais pode optar e, por ter já um percurso profissional mais longo, estará em melhores condições para tomar as decisões mais acertadas.
É mais do que possível decidir mudar de profissão aos 50 anos – ou mais. Porém, não é garantido que não irá encontrar alguns desafios pela frente. Mas, tudo depende de como enfrenta esta nova aventura.
Começando pelo tópico abordado acima, analisando as competências que tem, conseguirá descobrir se há algumas que poderá melhorar ou até adquirir. Num novo emprego, é necessário dar respostas às exigências pedidas. Portanto, poderá ser preciso ter formação específica, implicando investimento de tempo e esforço.
Por outro lado, até pode acontecer que seja um profissional sobrequalificado, o que poderá atrapalhar a contratação num novo trabalho.
Há outro desafio que pode ser um pouco desanimador: a progressão salarial. Ao trocar de ramo de atividade, pode ver as suas expectativas de salário não tão rapidamente correspondidas. Mas, certamente, há de lá chegar!
Aos 50 anos a visão que se tem da vida é diferente de quando se tem 20 ou 30 anos. Sabe-se mais, pensa-se mais, reflete-se mais, e as decisões acabam por ser mais maduras e ponderadas. Além disso, as prioridades também são outras.
Muitas vezes, procura-se um trabalho que permita um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, com mais tempo de qualidade. Por isso, cogite seriamente criar um negócio próprio e ser empreendedor. Desta forma, conseguirá conjugar o seu desejo às suas qualificações
Na iad Portugal, pode tornar-se consultor imobiliário independente mesmo sem experiência prévia. Neste caso, quem quiser trabalhar no setor imobiliário têm acesso a um programa de formação completo e gratuito que ajuda nesta transição.
Além disso, na iad, é o seu próprio chefe, podendo gerir o seu tempo e organizar o seu trabalho do modo que preferir. Mas há muito ainda para descobrir sobre os benefícios associados a tornar-se um empreendedor com a iad Portugal.
Mudar de profissão aos 50 anos pode ser assustador. Porém, siga os seus sonhos e não deixe a vida passar sem fazer o que deseja.
Saiba mais: