Lei de Pareto: como aplicar a um negócio imobiliário

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A Lei de Pareto defende que apenas 20% das ações são responsáveis por 80% dos resultados. Saiba como aplicar este princípio ao seu negócio imobiliário.

Já ouviu falar da Lei de Pareto? Este princípio – que defende que 80% dos resultados são provenientes de apenas 20% das causas – tem sido popularizado no mundo do negócio e em tópicos relacionados com a gestão de tempo.

Ao princípio ou lei de Pareto também se dá o nome de Regra 80/20, Princípio do Menor Esforço ou Princípio do Desequilíbrio. Todos estes termos referem-se à mesma coisa.

Se é um empreendedor (no ramo imobiliário ou em qualquer outro), leia este artigo e descubra como é que pode aplicar este princípio na sua vida profissional, de forma a maximizar os seus resultados através de um esforço mais reduzido.

Como surgiu a Lei de Pareto?

O princípio de Pareto foi um conceito desenvolvido por Vilfredo Pareto em 1896. Este sociólogo e economista italiano observou, na altura, que 80% das terras em Itália pertenciam apenas a 20% da população. Percebeu, da mesma forma, que cerca de 80% da fruta que colhia era proveniente de apenas 20% das árvores do seu jardim. Não havia uma distribuição equitativa.

Mas apenas anos mais tarde é que este conceito foi popularizado por Joseph Moses, que o aplicou a outras vertentes, nomeadamente, ao mundo dos negócios. Moses também conseguiu comprovar que grande parte dos resultados eram conseguidos através das ações nas quais se tinha investido menos tempo e esforço.

Ainda hoje a Lei de Pareto é um princípio muito relevante, especialmente no mundo dos negócios e do empreendedorismo.

Vantagens da aplicação da Lei de Pareto

A regra 80/20 pode aplicar-se a qualquer área da nossa vida, mas é um princípio particularmente interessante para empreendedores, que devem focar-se em investir o seu tempo (e dinheiro) nas áreas que efetivamente geram melhores resultados.

Para isso, é fundamental identificar quais são as partes mais importantes do seu negócio e dissecá-las em componentes ainda mais pequenas. O objetivo? Conseguir ser incisivo nos pontos que precisam de ser otimizados.

Portanto, aplicar a Lei de Pareto a um negócio imobiliário pode trazer-lhe resultados importantes (e até inesperados!). Destacamos os seguintes:

1. Ajuda-o a perceber o que é realmente prioritário

Qualquer empreendedor reconhece que é muito fácil ficar com a falsa impressão de que tudo é urgente, e perder tempo (precioso) com o que não traz necessariamente melhores resultados.

A primeira grande vantagem da aplicação da Lei de Pareto é, precisamente, reconhecer que nem todas as variáveis têm o mesmo peso e que é necessário focar, em primeiro lugar, naquilo que tem um impacto maior e direto nos resultados do seu negócio.

2. Aumenta a sua produtividade

Se conseguir distanciar-se de algumas tarefas e ao focar-se apenas naquilo que é verdadeiramente importante, verá os seus níveis de produtividade baterem novos recordes! Portanto, se apenas em metade do tempo investido numa tarefa conseguir atingir os mesmos resultados, vale a pena continuar a seguir este princípio, certo?

Ler mais: Como combater a procrastinação em 10 passos simples

3. Ajuda-o a tomar melhores decisões

Ao saber exatamente que ações estão a trazer melhores resultados ao seu negócio, vai conseguir tomar decisões mais acertadas a médio e longo prazo. E saiba que, muitas vezes, não se trata de saber o que resulta, mas também aquilo que não resulta! Se, por exemplo, com a Lei de Pareto conseguir focar-se em 20% dos problemas que mais estão a afetar o seu negócio, isto vai transformá-lo num melhor decisor.

4. Melhora a sua visão estratégica e acelera os resultados

Inevitavelmente, todos estes fatores vão ter um impacto na big picture do seu negócio, e vão ajudá-lo a saber exatamente para onde caminha. Se eliminar as distrações e focar naquilo que funciona (ou no que não funciona), vai conseguir melhorar a sua estratégia global e atingir os seus objetivos mais rapidamente.

Como aplicar a Lei de Pareto ao seu negócio imobiliário?

É possível aplicar a Lei de Pareto a qualquer área de atividade e o setor imobiliário não é exceção. Porém, há realidades que tornam tudo muito mais fácil, nomeadamente criar um negócio imobiliário com a iad Portugal.

Além de toda a estrutura já estar criada, estamos a falar de um modelo de negócio que já deu provas robustas do seu valor (destaque para o crescimento de 62% no volume de negócios no último ano). Estas são três formas através das quais vai conseguir aplicar a Lei de Pareto ao seu negócio imobiliário:

Criação de uma Equipa

Pois, não é segredo nenhum que um consultor imobiliário tem a venda de casas no centro da sua atividade. Portanto, quanto mais imóveis vender, maior será o seu rendimento ao fim do mês, certo? Mais ou menos. Se esta é a forma de trabalhar nas agências imobiliárias tradicionais, vai gostar de saber que na iad é possível faturar o mesmo, mas com apenas 20% do seu tempo e esforço investido.

Como? Por exemplo, através da criação de uma equipa nacional e internacional.

Afinal, uma das componentes que faz parte do ADN da iad Portugal é o marketing multinível. Portanto, isto significa que se constituir uma equipa, vai receber uma comissão sempre que os membros que a constituem fecharem um negócio. Na prática, isto quer dizer que pode faturar enquanto dorme!

É por isso que investir parte do seu tempo na criação de uma equipa de consultores imobiliários pode ser uma boa estratégia para chegar aos seus objetivos com menor esforço.

E se acha que Portugal é um mercado demasiado pequeno para o tamanho das suas ambições, avance além-fronteiras! Com a iad é também possível criar uma equipa nos países onde o grupo opera – França, Espanha, Itália, Alemanha e México. Do que está à espera?

Ler mais: Como fazer crescer e gerir equipas remotamente

Referenciações de negócio

Mas não ficamos por aqui, já que as recomendações de negócio são outra forma de conseguir fazer uso do Princípio de Pareto.

Não é segredo nenhum que para que uma transação imobiliária aconteça, tem de haver um match entre dois tipos de clientes: o cliente que quer vender a casa e o cliente que a quer comprar. Mas, por vezes, os consultores imobiliários só têm uma das partes, e é aqui que as referenciações de negócio desempenham um papel fundamental.

Ao investir dois minutos do seu tempo a recomendar um negócio, pode receber uma comissão caso ele se efetive.

De fato, mesmo as pessoas que não trabalham no ramo imobiliário podem fazer recomendações de negócio através da Propertips – uma aplicação que pertence ao grupo iad e permite que qualquer pessoa consiga ganhar algum dinheiro extra através de uma simples recomendação.

Ler mais: O poder da referenciação no ramo imobiliário

Recurso a ferramentas digitais

Longe vai o tempo em que os consultores imobiliários perdiam um dia inteiro a distribuir folhetos porta a porta, na esperança de conseguirem fazer novas angariações. Então e se com apenas 20% desse tempo conseguisse angariar o mesmo número de imóveis?

Por isso, a iad Portugal criou ferramentas digitais exclusivas que permitem que todos os consultores imobiliários consigam fazer o trabalho de prospeção imobiliária sem terem de se levantar na cadeira! E tudo o que precisam é de um computador e de um bom sinal WiFi.

Mas quem fala em prospeção imobiliária, fala noutras componentes importantes do negócio. Design, suportes de comunicação, análise concorrencial do mercado… Conheça aqui as 10 ferramentas que os consultores imobiliários não dispensam e que lhes permitem poupar tempo e dinheiro.

Torne-se consultor imobiliário independente com a iad Portugal

Há inúmeros motivos pelos quais criar um negócio com a iad Portugal é uma boa aposta (aqui revelamos apenas 5).

Pronto para aplicar a Lei de Pareto na sua vida profissional? Converse com um dos nossos consultores imobiliários e descubra como é que a iad Portugal o pode ajudar atingir os seus objetivos mais rapidamente, e com menos esforço.

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