7 Dicas para escolher o projeto de marketing de rede certo

dicas para escolher o projeto de marketing de rede certo

O marketing de rede é um modelo de negócio muito poderoso, mas é necessário levar em consideração alguns aspetos quando chega a hora de escolher o projeto certo.

Existem várias empresas conhecidas que operam neste domínio (embora em diferentes setores de atividade) e a iad Portugal é uma delas.

Aliás, o marketing de rede (também chamado marketing multinível ou MLM) é um dos 3 pilares fundamentais que tornam o modelo de negócio do grupo iad tão único e robusto. Os outros dois são o imobiliário e o digital.

Neste artigo, vamos abordar este terceiro pilar e deixar-lhe 7 dicas fundamentais para que consiga escolher o projeto de MLM certo para si.

dicas para escolher o projeto de marketing de rede certo

Porquê ter especial cuidado na escolha de um projeto de marketing de rede?

É fundamental estudar bem o caminho a seguir quando se faz uma reconversão profissional ou se decide ser empreendedor.

Mas quando se considera abraçar um projeto de marketing de rede, é necessário ir um pouco mais além. E porquê?

Porque é importante distinguir bem o que é um modelo de negócio perfeitamente legítimo desenvolvido em marketing de rede de esquemas piramidais ilícitos.

Mas sejamos claros: os esquemas piramidais são operações fraudulentas e absolutamente ilegais, enquanto que os projetos de marketing de rede assentam em modelos de negócio sólidos e perfeitamente enquadrados do ponto de vista legal, que promovem um crescimento sustentável, justo e, acima de tudo, transparente.

Por isso, se este é o caminho que quer seguir, veja estas dicas.

Como escolher o projeto certo?

1- Faça uma pesquisa profunda sobre a empresa e o grupo em questão

Conhecer a fundo a empresa à qual se considera associar é crucial. Para tal, recorra aos seus canais de comunicação oficiais e também a fontes de informação externas, tais como: notícias, reportagens, avaliações de clientes, entre outras.

Conheça os principais indicadores de performance e avalie os resultados da empresa em comparação com os da concorrência.

Para além disso, deverá avaliar a robustez do modelo de negócio e perceber se há investidores associados ao projeto. Por exemplo, em 2021, a Insight Partners – líder mundial em investimento tecnológico – avançou com um investimento de 300 milhões de euros no grupo iad, não deixando qualquer margem para dúvidas acerca do poder deste projeto pioneiro e da sua legitimidade.

Tente ainda saber quais são os valores e a missão que a organização defende, pois é desejável que se identifique com os mesmos. E, por fim, é importante perceber se o projeto em questão é de dimensão internacional e se lhe permite escalar o negócio.

dicas para escolher o projeto de marketing de rede certo

2- Estude o modo como está estruturado o plano de remuneração

Um dos principais benefícios do marketing de rede é que parte da sua remuneração é proveniente das comissões da sua rede. Ou seja, sempre que um membro da sua equipa fechar um negócio, receberá uma pequena comissão.

Como esta é uma componente tão importante do marketing multinível, antes de considerar juntar-se a um projeto, deve estudar a fundo todos os aspetos relacionados com o plano comissional.

A iad Portugal faz parte de um modelo de negócio pioneiro, que adaptou o MLM ao setor imobiliário. Como falamos de transações de valor muito elevado, as comissões de rede são, proporcionalmente, muito atrativas.

Isto significa que, para além da produção pessoal (transações por si realizadas), um consultor imobiliário iad conta ainda com a remuneração proveniente das comissões da sua rede, bem como com rendimento derivado das recomendações de negócio. 3 fontes de rendimento distintas que, quando combinadas, fazem com que esta proposta de valor seja única no mercado.

Para além disto, a organização comercial desenvolvida pelo consultor imobiliário iad é, em si, um verdadeiro ativo que pode ser transacionado ou herdado.

Ver mais: Plano comissional da iad Portugal

3- Considere qual é a área de negócio e o tipo de produto comercializado

Por muito atrativo que seja o plano comissional, integrar um projeto de marketing de rede só faz sentido se se identificar com o setor de atividade e com o produto em questão, certo?

É por isso que, ao considerar os próximos passos na sua carreira, deve fazer um estudo prévio sobre o ramo (caso nunca tenha trabalhado nele antes). Para além disso, também é importante avaliar se o setor de atividade em questão é uma indústria atrativa.

4- Perceba que serviços e ferramentas estão ao seu dispor

Para usufruir de todo o potencial do marketing de rede, terá de captar novos talentos para a sua organização e, para isso, vai precisar de investir fortemente em estratégias de marketing e comunicação, como forma de alavancar a sua marca pessoal.

Por isso, deve analisar cuidadosamente a proposta de valor da organização, e perceber quais são as ferramentas e recursos que estão ao seu dispor.

dicas para escolher o projeto de marketing de rede certo

5- Conheça o plano formativo

E se o projeto em questão se insere num ramo de atividade completamente novo para si, é importante perceber se vai ter o acompanhamento e a formação necessários para se tornar um profissional competitivo.

Na iad Portugal, todos os empreendedores que queriam abraçar o projeto têm ao seu dispor um plano formativo desenvolvido por profissionais experientes que trabalham no terreno. Para além das sessões de formação presencial, existe ainda uma universidade online única no mercado com vários cursos em regime de e-learning, e momentos de coaching, orientados por um manager dedicado.

6- Perceba se o projeto se ajusta à sua disponibilidade

Muitos profissionais, quando consideram abraçar uma nova atividade, passam por uma fase de transição. O que começa por ser uma atividade em part-time pode passar, gradualmente, a ser uma atividade a tempo inteiro.

Mas é importante que o projeto em questão assim o permita. Por isso, outra pista que lhe deixamos é que opte por uma atividade que acomode a sua disponibilidade atual e que facilite a transição.

Ler mais: Como abrir um negócio enquanto mantém o seu emprego fixo

Marketing de rede: porquê ser consultor imobiliário independente?

Para além do setor imobiliário em Portugal ser particularmente dinâmico e atrativo, o grupo iad é um projeto de dimensão internacional que já deu provas da sua robustez e da sua capacidade de mudar vidas.

Entre em contacto com um consultor imobiliário independente, sem qualquer compromisso, e saiba mais sobre como criar um negócio imobiliário com a iad, assente no marketing de rede.

Saiba mais:

  • Sem categorias