Conheça os 11 segredos dos agentes imobiliários com sucesso

Todos os agentes imobiliários desejam alcançar o sucesso profissional. Neste artigo, vamos falar de 11 segredos incontornáveis que permitiram a muitos consultores imobiliários independentes da iad Portugal serem profissionais reconhecidos no setor imobiliário.

Ter sucesso é, independentemente da área, um dos grandes objetivos de qualquer profissional. Ser uma referência, para além de resultar em mais negócio e notoriedade, é também o reconhecimento de um caminho marcado por muita persistência, trabalho árduo, falhanços e aprendizagens. Ao mesmo tempo, é o culminar de uma carreira cheia de conquistas que tornam qualquer profissional uma verdadeira referência para os seus pares.

O setor imobiliário é o exemplo de um ramo de atividade que pode ser realmente competitivo e desafiante. Se esta área o atrai e se considera ser agente imobiliário, atente nos 11 segredos dos agentes imobiliários de sucesso, arregace as mangas e replique as práticas.

Têm bem definido o seu modelo de negócio

Este é um princípio basilar de qualquer atividade. É importante perceber o que resulta e o que não resulta e focar nas estratégias que se revelarem efetivamente frutíferas no terreno. Desenvolver um plano de ação e um modelo de negócio é o primeiro passo para mais rapidamente atingir o sucesso.

Na iad Portugal, o modelo de negócio já existe e a sua robustez já foi testada e comprovada por milhares de empreendedores do setor imobiliário em toda a Europa. Este modelo disruptivo assenta em 3 pilares fundamentais: a web, o imobiliário e o marketing de rede.

Por isso, se decidir juntar-se a esta rede de consultores imobiliários independentes, pode riscar da sua lista a tarefa de descobrir a roda.

O plano comissional é também muito interessante e provém de três fontes distintas: da produção pessoal, da produção da própria equipa e das recomendações de negócio.

Idealmente, um agente imobiliário de sucesso consegue manter um bom equilíbrio entre estas três componentes. Contudo, sabemos que há pessoas mais relacionais do que outras, e profissionais comercialmente mais ávidos do que outros. É por isso que, neste aspeto, é importante que descubra onde residem os seus pontos fortes, que trabalhe o seu próprio modelo de negócio e perceba que partes funcionam melhor e vice-versa. Aposte no que de melhor sabe fazer e o sucesso virá.

Dão prioridade às necessidades dos seus clientes

Os agentes imobiliários de maior sucesso entendem que esta atividade vive da resposta imediata e da disponibilidade total para os seus clientes.

Comprar casa é um momento importante para todos os compradores e representa, em grande parte dos casos, um esforço financeiro feito ao longo de muitos anos, assim como um elevado grau de compromisso. É por isso que os clientes apenas vão confiar nos agentes imobiliários que se mostrarem verdadeiramente disponíveis para conduzir o processo.

E não se preocupe porque isto não pressupõe que tenha de estar 24 horas por dia, 7 dias por semana disponível para trabalhar. Na iad Portugal, não existem horários fixos ou locais de trabalho definidos. A flexibilidade é total e cada agente imobiliário conduz e gere a sua agenda e os seus horários da forma que lhe for mais conveniente. É por isso que, de uma forma muito natural, vai-lhe ser muito fácil estar sempre 100% disponível para os seus clientes, sem comprometer outros aspetos importantes da sua vida pessoal e familiar.

Conheça os 11 segredos dos agentes imobiliários com sucesso

Definem objetivos e expectativas realistas

Para além de tudo isto, os agentes imobiliários de maior sucesso são peritos em definir objetivos e traçar expectativas realistas.

Para que o negócio continue a crescer, é evidente que os objetivos definidos (sejam eles mensais, trimestrais ou anuais) têm de ser ambiciosos e impliquem algum esforço. Só assim é possível evoluir.

Mas, por outro lado, estes consultores imobiliários também reconhecem que é importante traçar objetivos que sejam realistas e alcançáveis. Dessa forma, não se compromete um fator fundamental para o sucesso: a motivação. De nada vale ter objetivos enormíssimos que gritem bem alto o tamanho da nossa ambição, se, pelo caminho, não são atingidos e só contribuem para um sentimento de desmotivação e frustração.

Trabalham particularmente bem em equipa

Como seres relacionais que são, os agentes imobiliários de sucesso não trabalham bem apenas as relações com os seus clientes. Uma parte fundamental do seu sucesso é o bom relacionamento com as suas equipas e com os seus colegas.

Estes profissionais são normalmente as pessoas com quem qualquer agente imobiliário quer trabalhar, não só pela sua experiência e pelas suas valências relacionais, como pela sua  empatia e sentido de humor.

Em suma, profissionais com quem é muito fácil (e até prazeroso) trabalhar e conviver.

Ler mais: Como fazer crescer e gerir equipas remotamente

Conheça os 11 segredos dos agentes imobiliários com sucesso

Mantêm sempre uma atitude positiva

Certamente já ouviu a emblemática frase “é tudo uma questão de atitude”, certo? A verdade é que é mesmo isto. Manter uma atitude positiva perante as situações, os desafios e perante todas as pessoas com quem nos relacionamos só vai fazer prosperar o negócio.

Quererá isto dizer que os agentes imobiliários de sucesso andam todos os dias felizes? Claro que não. Sentimentos menos positivos fazem parte de todos nós e é natural que, em muitos momentos, eles prevaleçam.

O que importa é abraçar os sentimentos menos positivos e senti-los, sempre com uma atitude positiva em mente e com a confiança de que eles, de certa forma, vão contribuir para o seu crescimento e sucesso.

Conseguem manter a motivação

Os profissionais de sucesso têm uma grande capacidade de resiliência e conseguem manter a motivação. Mais ainda, conseguem também manter as suas equipas motivadas e com um sentimento de propósito.

Gerem bem a sua energia

Vivemos numa realidade em que andar constantemente ocupado, trabalhar longas horas e nunca desligar o e-mail, o WhatsApp ou o gestor de tarefas é sinónimo de empenho e virtuosidade. Na verdade, os profissionais de sucesso rejeitam esta premissa e, ao invés, preferem otimizar o seu tempo e fazer uma melhor gestão de energia.

Eles entendem o poder de delegar tarefas, subcontratar serviços e mesmo de desligar e de tirar tempo para si.

Ler mais: Conheça os freelancers que o vão ajudar a gerir o seu negócio imobiliário

São exímios a fazer novos contactos e a nutrir relações

Os profissionais de sucesso são, por natureza, pessoas muito carismáticas e empáticas. Com eles, criar boas relações com outras pessoas é fácil e muito natural. Se para alguns pode ser uma habilidade inata, para outros, é uma capacidade aprendida e trabalhada ao longo de vários anos. Estas pessoas esforçam-se também para nutrir continuamente as suas relações, dedicando-lhes o devido tempo e atenção.

Têm um mentor

Jim Rohn – orador motivacional com reconhecimento internacional – afirma que somos a média das 5 pessoas com quem passamos mais tempo. Efetivamente assim o é. Contudo, para os agentes imobiliários de sucesso, a mentoria tem um papel de relevância acrescida.

Normalmente, os melhores profissionais têm um ou vários mentores, que os guiam ao longo de todo o processo e que os ajudam a manter o rumo certo.

Na iad Portugal, os managers assemelham-se a este papel, uma vez que têm a função de acolher os novos consultores imobiliários e de guiá-los ao longo da sua atividade.

Conheça os 11 segredos dos agentes imobiliários com sucesso

O digital é um dos seus poderosos aliados

Os agentes imobiliários de sucesso usam a tecnologia como uma das suas grandes aliadas. Eles estão a par das últimas tendências e boas práticas e entendem que a busca por uma casa começa, precisamente, no online. Por isso, eles estudam para se manterem a par das últimas novidades digitais e recebem formação e treino especializado com frequência.

Sabem que falhar é positivo  

Por fim, o último segredo destes profissionais é que, antes de terem atingido o sucesso, falharam vezes sem conta. Mas encaram o falhanço como uma coisa positiva e sabem que foi graças a ele que conseguiram crescer, evoluir e atingir o sucesso profissional.

Ler mais: O poder da visualização mental para atingir o sucesso