Como consolidar o seu negócio imobiliário através do LinkedIn

Se tem ou se pretende criar o seu próprio negócio imobiliário, neste artigo, falamos da importância que o LinkedIn tem na concretização desse objetivo. Esta rede social tem vindo a ganhar cada vez mais força e assume-se hoje como uma ferramenta muito importante para profissionais de diversos setores de atividade.

O LinkedIn conta já com mais de 610 milhões de utilizadores espalhados por mais de 200 países e tem a particularidade de ser uma rede social dedicada a disseminar conteúdo de foro profissional. É ainda particularmente importante por permitir, de forma muito fácil, encontrar e comunicar com profissionais do ramo imobiliário, ou de outras áreas complementares, facilitando assim a criação de sinergias.

Por que é o LinkedIn tão importante?

1. Ajuda-o a trabalhar o seu personal branding

O personal branding, tema que abordámos em maior detalhe no artigo Tudo o que deve saber sobre personal branding, é o ato consciente e intencional de criar e influenciar a perceção pública de um profissional, tornando-o numa autoridade na área e fortalecendo a sua credibilidade e o fator diferenciação perante a sua concorrência direta.

No mercado imobiliário, que tende a ser bastante competitivo, este aspeto é imprescindível e o LinkedIn pode ser uma boa forma para profissionalizar a sua presença na esfera digital.

Por ser uma rede social criada e pensada para profissionais, grande parte das empresas e das marcas que lá estão têm um negócio alavancado no sistema B2B – Business to business.

Contudo, todas as pessoas, a certa altura das suas vidas, precisam de arrendar, comprar ou vender casa e é por esse motivo que qualquer consultor imobiliário deve trabalhar bem esta rede social.

2. Permite-lhe encontrar profissionais qualificados

Quem quer ser consultor imobiliário independente sabe que, a certa altura, terá de conseguir criar mecanismos que sustentem o crescimento da sua atividade. Na iad Portugal, existem diversas ferramentas à disposição de todos os consultores, e um sistema sólido que facilita o crescimento do negócio imobiliário de todos os empreendedores.

Contudo, se está afogado em processos administrativos, poderá querer considerar contratar uma assistente virtual para o apoiar, por exemplo.

O LinkedIn permite que, de forma muito fácil, consiga encontrar profissionais qualificados para as suas necessidades e que o processo de contratação seja bastante rápido e eficaz.

Ler mais: Conheça os freelancers que o vão ajudar a gerir o seu negócio imobiliário

Para além disso, numa rede como a iad Portugal onde o marketing multinível faz parte do ADN dos profissionais, é importante fazer crescer as equipas.

No LinkedIn, conseguirá encontrar profissionais qualificados que se interessem pelo ramo imobiliário e que queiram juntar-se à aventura de abrir empresa em Portugal e de trabalhar no imobiliário.

3. Promove o seu negócio imobiliário

Mas não ficamos por aqui. O LinkedIn traz-lhe ainda o benefício de permitir disseminar conteúdo profissional, fazendo-o chegar a uma audiência específica. Se pretende atingir, por exemplo, pessoas que estão a trabalhar no imobiliário e que residem em Portugal, é possível. Isto permite-lhe ser mais assertivo na sua comunicação e nos seus objetivos profissionais.

4. Leva mais tráfego qualificado para a sua página web

Pelo facto de ser uma rede social com uma plateia tendencialmente mais qualificada e profissional, vai conseguir levar tráfego de melhor qualidade para o seu website ou página profissional. O que normalmente custa bastante dinheiro aos departamentos de marketing, pode ser facilmente conseguido através de uma estratégia constante e bem definida.

Práticas para consolidar o seu negócio imobiliário no LinkedIn

1. Profissionalize a sua página

Lembre-se de que o LinkedIn é uma rede social profissional. Como tal, deve apostar na montra digital da sua marca pessoal e dar-lhe um aspeto cuidado. Pense no seu perfil como um cartão de visita. É a forma através da qual se apresenta aos outros profissionais e, por isso, as primeiras impressões são as que mais contam.

Tenha atenção à escolha da fotografia de perfil. Esta deve ser fiel à sua aparência no dia a dia e deve estar sempre atualizada. Utilize imagens com boa resolução e com as dimensões apropriadas. O seu rosto deve ocupar sensivelmente 60% da área total da fotografia, que não deve incluir outras pessoas nem backgrounds que possam desviar a atenção. Peça a alguém para lhe tirar a sua fotografia profissional num local que tenha boa iluminação.

A foto de capa é igualmente importante, uma vez que é o segundo elemento visual da sua página. Use este espaço para comunicar aquilo que lhe interessa e para contextualizar os profissionais que visitam o seu perfil.

2. Use a secção headline para escrever mais do que apenas um título

Aqui não há regras e, na grande maioria das vezes, o valor de um profissional vai muito além do seu título ou cargo oficial. Por esse motivo, utilize a headline para comunicar as suas áreas de especialidade, para dizer o que faz e para mencionar quais são as suas áreas de interesse.

3. Transforme o seu resumo numa história envolvente

Certamente já ouviu falar do conceito de storytelling, certo? Esta técnica consiste em saber contar histórias, envolvendo a audiência ao longo de toda a narrativa.

Aplique esta técnica ao seu resumo no LinkedIn, que deve ser mais do que um mero parágrafo que lista o seu percurso e as suas competências. Transforme-o numa verdadeira história de vida e dê a conhecer à sua rede de contactos as suas motivações, aspirações e as suas conquistas. Envolva-os na história da sua vida.

4. Evite palavras-chave cliché

Existem certas palavras que são frequentemente usadas e que acabam por, sem nenhum tipo de contexto, tornar-se demasiado cliché e vazias de significado. O LinkedIn revelou algumas das palavras-chave mais usadas pelos profissionais que têm uma página nesta rede social. Evidentemente que, se pretender, pode utilizá-las para se descrever mas, voltando à recomendação acima, ganhará muito mais com um resumo sólido, envolvente e cativante.

5. Faça crescer a sua rede de contactos no LinkedIn

Pode começar por sincronizar a sua base de contactos com o LinkedIn, de forma a identificar os perfis dos profissionais que já conhece. Faça um pedido de conexão e envie uma mensagem personalizada a todos eles. Isto fará com que o LinkedIn consiga recomendar-lhe conexões com outros profissionais com um perfil semelhante.

Sempre que acabar uma reunião, pode ainda implementar o hábito de fazer um follow-up com os clientes ou parceiros com quem reuniu, através de um pedido de conexão no LinkedIn.

6. Inclua as suas competências no seu perfil

Identifique quais são as suas principais competências e inclua-as no seu perfil. Não vale a pena fazer uma lista demasiado longa, sob pena de torná-la irrelevante. Inclua apenas as competências nas quais é realmente forte e incentive a sua rede de contactos a deixar-lhe recomendações.

7. Mencione os serviços que oferece

Esta nova funcionalidade do LinkedIn permite-lhe, no caso de ser empreendedor ou de ser consultor imobiliário independente, salientar todos os serviços que oferece aos seus clientes. Preencha esta secção e melhore a visibilidade do seu perfil.

8. Peça recomendações à sua rede de contactos

O papel da referenciação é extremamente importante em contexto profissional e quanto melhores forem as recomendações dos seus parceiros de negócio e clientes, melhor será a sua reputação. Não seja tímido e peça uma avaliação aos seus contactos. Por outro lado, não se esqueça de retribuir a ação e de deixar recomendações aos profissionais que a merecem. Crie sinergias e estimule a interação no LinkedIn.

9. Faça testes de competências e cursos

O LinkedIn dá-lhe a possibilidade de fazer pequenos testes de competências, de forma a que possa comprovar o domínio de um determinado tema. Estes testes online ajudam-no também a demonstrar, perante a sua rede de contactos, que se mantém atualizado e com vontade contínua de aprender. Por cada teste completado, pode receber crachás que ficam visíveis no seu perfil.

O LinkedIn tem ainda à disposição vários cursos online que dão acesso a um certificado de competências. Pode enviar notificações à sua rede de contactos sempre que o seu histórico de aprendizagem e competências for atualizado.

10.  Partilhe conteúdo relevante e interaja

Partilhar conteúdo relevante com a sua plateia faz com que consiga trazer-lhe valor acrescentado. Mantenha uma postura ativa e construtiva e partilhe conteúdo profissional e pertinente. Adicione sempre um comentário às suas partilhas de conteúdo, e expresse o seu ponto de vista. Mesmo não concordando com uma determinada prespetiva ou situação, pode achá-la um bom caso de análise que vale a pena ser partilhado.

Não se esqueça ainda de ir comentando as publicações e de trocar impressões e comentários com outros utilizadores desta rede social. Aposte na interação e construa a sua autoridade de forma gradual e sustentada.

Se quer saber mais sobre esta rede social, sugerimos que conheça e siga o trabalho de Pedro Camarez, um dos maiores especialistas de LinkedIn em Portugal, que já fez uma sessão especialmente dedicada aos consultores imobiliários independentes da  iad Portugal.

Utilize esta poderosa ferramenta e alavanque o seu negócio imobiliário.

Saiba mais:

  • Sem categorias