Como conduzir um brainstorming: três segredos para o sucesso

O brainstorming é uma técnica utilizada para gerar novas ideias e soluções para um determinado assunto. É um ótimo método para estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.

Numa sessão de brainstorming, todas as ideias são incentivadas e discutidas, sem qualquer tipo de julgamento ou críticas. Através de um ambiente livre e dinâmico, é possível sugerir estratégias e soluções e debater de modo colaborativo.

Este método é, normalmente, utilizado em empresas, escolas, grupos de trabalho e estudos para encontrar soluções inovadoras para os desafios em mãos.

Descubra aqui três segredos para o sucesso de uma sessão de brainstorming.

Conduzir um brainstorming

Conduzir um brainstorming que seja eficaz envolve seguir alguns passos, que são fundamentais, para garantir que a sessão seja produtiva e criativa.

Por isso, para guiar e gerir uma reunião desse género, deve definir, de forma clara, um objetivo. Ou seja, o que vai ser discutido e sobre que tema vão ser discutidas ideias. É essencial que todos os participantes entendam o propósito e a intenção da sessão.

Além disso, defina uma pessoa para ser o moderador da reunião, na qual conduzirá a discussão e incentivará a que todos se sintam confortáveis em partilhar opiniões.

Estimular a criatividade também é um ponto crucial do brainstorming. Utilize técnicas como mapas mentais, para encorajar o processo e o fluxo criativo.

Não se esqueça de documentar todas as ideias faladas e registar todas as sugestões para, mais tarde, estas serem analisadas.

Liberdade de pensamento

Uma das características chave de uma sessão de brainstorming é a liberdade, associada à dinâmica de um espaço sem julgamentos ou críticas.

É essencial, durante a sessão, criar um espaço no qual ninguém tenha receio de dizer o que lhe vem à mente e expor que não existem ideias “erradas” ou “absurdas”. A razão? Caso os participantes sintam medo de serem julgados ou criticados pelas suas ideias, a criatividade fica limitada e a quantidade de soluções será reduzida.

Quantidade e depois qualidade

Numa fase inicial de um brainstorming, o foco é a quantidade, sendo mais importante que a qualidade. O objetivo é estender, ao máximo, o número de possibilidades e sugestões, mesmo as mais inviáveis ou improváveis.

A quantidade deverá ser o fator principal através do qual, numa sessão, se deve conseguir reunir uma grande quantidade de opções.

Só depois desta fase inicial, a qualidade deve ser medida através de uma filtragem das ideias, tendo em conta os critérios impostos.

Diversidade

Além da quantidade de ideias, é também benéfica, e o caminho para uma bem-sucedida sessão de brainstorming, a diversidade de perspetivas.

Quanto maior a variedade de pessoas e mentalidades, mais rico será o processo criativo e a capacidade de gerar ideias. Por isso, estas sessões geralmente funcionam melhor em grupo.

Esses são três segredos que vão ajudar na criação de um ambiente criativo, dinâmico, produtivo e livre de pressão e julgamento. Assim, é quase garantindo que a sessão de brainstorming resulte em ideias inovadoras e de qualidade.