5 sinais de que está pronto para criar o seu negócio

São raras as vezes em que se decide abrir um negócio da noite para o dia, mas os sinais que está na altura de criar o seu negócio podem já estar lá.

Apesar disso são poucos os empreendedores que acordam com uma ideia brilhante e com um plano de negócio pronto a implementar. Normalmente, é preciso algum tempo para encontrar a área de negócio certa, estudar a viabilidade do negócio e as formalidades que podem ser desenvolvidas. No entanto, há um dia em que o instinto diz-nos que temos de ir em frente!

E se esse dia já chegou?

Interessa-lhe a área do imobiliário? Talvez seja mesmo uma paixão? A forma mais fácil de começar no setor é o de começar com uma pequena empresa. A nível legal é muito simples de começar e registar, com o sistema de empresas na hora

Mesmo em tempos de crise, o setor do imobiliário é bastante dinâmico e é comprovadamente atrativo para empreendedores.

Então, pronto para começar?

1. Trabalhar de forma independente

Diga não às hierarquias, chefes ou gestores! Criar o seu próprio negócio implica ser o seu próprio gestor. A ideia parece boa, mas será que tem as qualidades de proatividade e autonomia necessárias para se tornar um empreendedor? Para abrir uma      empresa, deve estar pronto para organizar as coisas por si mesmo, o que implica tomar a iniciativa.

Se esta liberdade entusiasma, se sabe como se autodisciplinar, gerir o tempo, então é a pessoa certa para criar o seu próprio negócio. E ser consultor imobiliário é uma excelente opção.  

Mesmo com um dia dinâmico, em que tenha que organizar visitas, encontrar com clientes ou tarefas administrativas, pode gerir as suas tarefas da forma que lhe for mais conveniente! Lembre-se: você é o seu próprio chefe, tendo por isso total liberdade para gerir o seu negócio.  

2. Tem experiência na área do imobiliário ou vontade de aprender

De facto, o setor do imobiliário está em constante mutação, com legislação e processos burocráticos complexos, e requer conhecimentos sólidos. Criar um negócio nesta área requer algumas capacidades e conhecimentos, tais como:

Tratando-se de uma área que exige criar redes de contacto constante, deve ter as suas capacidades interpessoais mais apuradas do que nunca, desenvolvendo o networking para que possa criar contactos com potenciais clientes e identificar as melhores oportunidades.

Por este motivo, ter experiência prévia no setor imobiliário confere uma vantagem significativa. O seu conhecimento na área de negócio e a sua rede de contactos ajuda a alavancar o negócio e a acelera o crescimento, potenciando o sucesso.    

No entanto, é importante reforçar que, apesar de vantajoso, não é obrigatório ter formação específica na área do imobiliário para criar o seu negócio. Para que o seu negócio tenha sucesso, considere aliar-se a uma empresa que lhe garanta formação, suporte e possibilidade de evolução. Tudo o que precisa é de motivação genuína e o desejo de ser bem-sucedido!

3. Tem de ser um bom ouvinte

Todos os profissionais do ramo imobiliário devem ter excelentes competências interpessoais. É fundamental conhecer a zona e a vizinhança na qual trabalham, para que possam conhecer todos aqueles que poderão ser recomendadores de novas oportunidades de negócio.

Assim, para ser bem-sucedido, deve aproveitar todas as oportunidades para criar relações e estabelecer contactos. Também deve ser mestre na arte da escuta ativa e da conversa. Portanto, ouvir as necessidades dos potenciais clientes, deixá-los à vontade, ganhar a sua confiança: isto tem que estar no seu sangue! Além disso, estar familiarizado com as técnicas de negociação serão um bónus.

No entanto, ainda que seja importante negociar, deve sempre seguir a ética da profissão e inspirar confiança em todos os seus contactos. É aqui que reside o sucesso da recomendação.

4. Gosta de trabalhar com horários flexíveis

Boas notícias! Enquanto consultor imobiliário independente não está sujeito a um horário de trabalho convencional. É uma verdadeira oportunidade para organizar o seu horário de trabalho como bem entender!

No entanto, este horário deve ser muito flexível. Tem de estar disponível quando os seus clientes estão. Isto significa adaptar o seu horário não só às suas limitações pessoais, mas também às dos seus potenciais clientes.

Para ter todas as hipóteses do seu lado e não perder nenhuma oportunidade, será por vezes necessário trabalhar em horários desfasados, ou seja, fora do horário de trabalho dos seus potenciais compradores, nomeadamente para organizar visitas a imóveis. De fato, se conseguir libertar tempo ao fim do dia e aos fins-de-semana, maximizará as suas hipóteses de sucesso. Pode fixar tempo durante o dia para as tarefas administrativas ou para as tarefas que podem ser efetuadas à distância.

A sua disponibilidade será certamente recompensada!

5. Ter um plano bem estruturado

No entanto, caso pretenda tornar-se consultor imobiliário, há algumas etapas obrigatórias que deve seguir antes de criar o seu negócio

A criação de uma empresa independente no setor imobiliário não é particularmente complicada e as formalidades não diferem muito das de outros sectores. Para exercer atividade como consultor imobiliário, deve ter uma licença AMI, que pode ser pedida online.

Declarar início de atividade

Se ainda não tem atividade aberta como trabalhador independente, deverá fazê-lo junto da Autoridade Tributária e Financeira. Trata-se de um processo simples e está isento de IVA até 10 000€ de faturação. Além disso, fica também isento de contribuições para a Segurança Social nos 12 meses seguintes à inscrição.

Contratar os seguros necessários

O estatuto de trabalhador independente implica a contratação de um seguro de acidentes para trabalhador independente. Este seguro permite protegê-lo a si e aos seus familiares, caso sofra um acidente de trabalho.

O leque de cobertura não é extenso e varia de seguradora para seguradora. No entanto, existem alguns aspetos que deve considerar:

No entanto, informe-se bem sobre as condições do seu seguro para ver os valores cobertos. Grande parte dos seguros de acidentes profissionais para trabalhadores independentes permite ainda contratar a cobertura de acidentes pessoais.

É autónomo, flexível, tem experiência no setor imobiliário ou então tem vontade de aprender mais, é um bom ouvinte e, por último, mas não menos importante, as formalidades inerentes à criação do seu próprio negócio não o assustam minimamente?
Então estão aqui 5 provas seguras: parece que chegou a altura de pensar seriamente em criar a sua própria empresa imobiliária!

Saiba mais:

  • Sem categorias