Blog » Imobiliário » Como utilizar a IA no setor imobiliário?
Como utilizar a IA no setor imobiliário?
O futuro parece estar cada vez mais próximo. Retirada de histórias de ficção científica, a Inteligência Artificial (IA) está agora presente no dia a dia de qualquer pessoa.
As empresas de diferentes indústrias têm feito uso desta potente ferramenta, reconhecendo as oportunidades que lhe pode oferecer, mas também tendo conhecimento das ameaças que pode representar.
No setor imobiliário, a inteligência artificial pode contribuir para a melhoria da produtividade, automatização de processos mais demorados e também nas relações e serviços com os clientes.
De certa forma, o setor imobiliário é ainda bastante tradicional. Apesar da sua constante mutação, do seu dinamismo e da inovação gradual que tem demonstrado, vários métodos tradicionais continuam a ser frequentemente utilizados, como, por exemplo, a palavra que é passada de boca em boca, entre vizinhos, amigos e conhecidos.
Contudo, a integração da IA no setor imobiliário promete uma aceleração e simplificação dos processos e uma revolução do mercado. Começando pela procura de imóveis, compra e venda, até ao desenvolvimento de documentos e investimentos.
No setor imobiliário, a IA vai permitir a otimização de procedimentos, a melhoria da produtividade e as experiências com os clientes. Mas como se pode aplicar esta tecnologia ao mercado?
O imobiliário é um mundo que vive de dados. A IA dispõe de algoritmos que permitem analisar grandes volumes de dados, como a previsão de tendências de preços, taxas de arrendamento, estimativas sobre localidades e imóveis e previsões da oferta e procura. Estas análises, posteriormente, podem ajudar os profissionais do setor a trabalhar de forma mais precisa.
Na agilização de processos, a inteligência artificial pode automatizar tarefas de cariz administrativo, como gestão de e-mails e documentos, preenchimento de formulários, compreensão de contratos e redação de relatórios. Deste modo, o profissional do setor imobiliário pode dedicar mais tempo a outras atividades.
As redes sociais e o marketing, um grande motor do trabalho dos consultores imobiliários, também pode ser trabalhada com a IA. Estes meios atuam como um canal direto de comunicação com o público, como uma plataforma para dar a conhecer os produtos e serviços que pode oferecer e também para a construção de uma relação com os clientes. A inteligência artificial, neste contexto, pode auxiliar na geração de textos e ideias, na criação de conteúdo ou na otimização dos mesmos.
No que toca ao trabalho com clientes, a IA pode atuar em diversas vertentes. Por exemplo, em recomendações personalizadas. Através de algoritmos, é possível oferecer recomendações personalizadas de imóveis aos clientes, tendo como base as suas preferências, como localização desejada, tipo de propriedade, faixa de preço e características específicas.
É também possível utilizar chatbots em sites imobiliários. Estes são softwares capazes de manter uma conversa em tempo real. Desta forma, clientes que entrem em contacto com a plataforma terão respostas imediatas, podendo também agendar visitas a propriedades e receber informações básicas sobre imóveis disponíveis.
Outra possibilidade mediante o uso da inteligência artificial é a criação de modelos tridimensionais de imóveis, visitas virtuais ou staging virtual. Por via desta tecnologia, é possível criar tours virtuais de propriedades ou criar modelos em formato 3D, permitindo que os clientes visualizem os imóveis de forma interativa e imersiva antes mesmo de agendar uma visita física. Além disso, é possível realizar staging virtual, mostrando como um espaço pode ser decorado e mobilado conforme as preferências do cliente.
A inteligência artificial pode ser aplicada no setor imobiliário de diversas formas e, certamente, novos formatos irão aparecer à medida que esta tecnologia continua a evoluir. Outras oportunidades surgirão para tornar os processos mais eficientes, simples e satisfatórios para todas as partes envolvidas.
Como consultor imobiliário, o seu portfólio é constituído pelos imóveis que já vendeu. Mas, também importante, pelos que ainda tem disponíveis no mercado. Nesse caso, captar imóveis é de grande importância. Quanto maior for o número de imóveis que tem no seu catálogo, mais terá para oferecer aos seus clientes, com uma maior diversidade. Há […]
Enquanto consultor imobiliário, o desejo de aumentar as suas oportunidades de negócio é constante. Mais imóveis significa um maior número de potenciais clientes que, consequentemente, poderão gerar mais rendimentos. Para isso, é importante prestar atenção aos leads. Estes são oportunidades de negócio na forma de potenciais clientes que já tiveram alguma interação ou interesse na […]
O terceiro episódio do podcast Let's Get Real Estate, gravado durante o evento CAP ML 2024, abordou o desafiador tema da formação de valor no mercado imobiliário.
Mudar de carreira profissional é mais comum do que o que se acha. A redefinição profissional e a reconversão de carreira são cada vez mais recorrentes. Isto porque, com a quantidade de opções que dispomos atualmente, nem todos se veem a trabalhar no mesmo setor ou no mesmo cargo por anos a fio. Pensando nessa […]
Raramente se decide criar uma empresa própria de um dia para o outro. Poucos são os novos empresários que acordam de manhã com uma ideia brilhante e se propõem a abrir um negócio imobiliário em Portugal. Muitas vezes, é preciso tempo para encontrar o setor de atividade certo, para estudar a viabilidade da criação de […]
Neste episódio do podcast Let's Get Real Estate abordamos um tópico que afeta tanto compradores quanto vendedores de imóveis: o financiamento bancário e o papel dos intermediários de crédito.
Se considera ser consultor imobiliário e tem vontade de criar o seu negócio, não perca as iad Open Sessions, que estão a percorrer o país para apresentar as inúmeras mais-valias de empreender com a iad.