Blog » Imobiliário » Texto do anúncio imobiliário: por que não deve ser ignorado
Texto do anúncio imobiliário: por que não deve ser ignorado
Os especialistas e profissionais do setor imobiliário entram, por vezes, em conflito quanto aos métodos e ferramentas de marketing que devem utilizar para serem mais eficazes: mais tradicionais ou mais atuais.
No entanto, a experiência demonstra que é a combinação de todos os métodos que produz os melhores resultados. O que é que todas as ferramentas de marketing e comunicação têm em comum? O texto promocional.
Porquê dedicar uma atenção especial a este conteúdo? Como é que este conteúdo deve ser orientado: comunicação, target, definição da sua persona, informação? Quais são os seus objetivos? O que é que faz com que o seu texto funcione ou não?
Eis algumas razões para ter cuidado com o seu texto descritivo e algumas formas de o fazer.
Uma das razões para cuidar do seu texto de anúncio é aumentar o número de contactos que estabelece. Assim, conseguirá ter ao seu alcance um leque mais amplo de conexões com quem trabalhar e, potencialmente,aumentar os seus rendimentos.
Além disso, este texto, pormenorizado ou curto, é sempre uma forma de passar uma imagem sua, da sua experiência e conhecimento do mercado. Dar-se a conhecer fará com que possíveis clientes se tornem mais propensos a contactá-lo.
Assim, se o cliente o conhece, também começa a criar uma relação que poderá tornar possível confiar-lhe o seu projeto imobiliário.
Impulsionar o fluxo de atividade
Um texto promocional, que seja completo e bem redigido, pode ajudá-lo a gerar mais tráfego na sua atividade e a multiplicar a sua visibilidade sem esforços adicionais.
Em textos digitais, a sua otimização através de técnicas de SEO – Search Engine Optimisation – fará com que as suas referências apareçam nas posições cimeiras numa pesquisa nos motores de busca.
Existem muitas técnicas de otimização dos textos digitais que permitem melhorar a sua visibilidade e, consequentemente, aumentar os seus contactos, tais como inserir hiperligações.
Poupança de tempo
A prospeção é uma parte demorada e, por vezes, frustrante na atividade de um consultor imobiliário.
A prospeção tradicional, ou porta-a-porta, requer preparação e tempo, além de oferecer um número limitado de resultados. A criação de uma estratégia de marketing eficaz é essencial.
Redigir o melhor texto promocional possível requer tempo, mas será eficaz em termos de retorno. Além disso, pode ser utilizado como base para desenvolver a sua campanha de marketing, utilizando uma variedade de meios, incluindo newsletters, redes sociais e publicidade em outdoors.
Como otimizar o texto promocional para aumentar o número de contactos
Para ser eficaz e atingir o público-alvo, o seu texto publicitário tem de ser cuidadosamente pensado. Deve também ser integrado numa estratégia de marketing e utilizado de forma coerente em diferentes suportes.
Então, como é possível otimizá-lo? Direcione o tema. Poderá falar de si, das suas atividades e competências ou então dos seus potenciais clientes. A escolha entre estas duas opções depende do contexto. Por exemplo, se a sua área de influência for muito heterogénea, é preferível concentrar-se na apresentação das suas competências e serviços.
Por outro lado, se se tratar de um público mais homogéneo, pode direcionar a sua mensagem para as suas questões e caraterísticas específicas (famílias, jovens casais, reformados).
É essencial utilizar argumentos que o diferenciem dos restantes consultores imobiliários. Num setor muito competitivo, só se destacará se trouxer algo diferencial para a mesa.
Pode apoiar eficazmente o seu discurso, por exemplo, com números de transações concluídas ou o tempo necessário para vender. Ou então, os idiomas que fala, a sua disponibilidade e os seus conhecimentos.
Também deverá considerar o ponto de vista dos clientes. Se se dirige a quem vai vender, utilize argumentos como a exatidão das suas estimativas, a rapidez com que as transações são concluídas e a orientação das visitas.
Se o seu alvo for quem procura comprar, destaque as suas necessidades, como número de espaços ou outras características adicionais do imóvel.
Caso invista num texto promocional em papel, tenha cuidado com a apresentação. A qualidade do papel é tão importante como a qualidade das fotografias ou dos gráficos que acompanham o texto.
Os elementos visuais devem refletir o texto e, por isso, têm de estar completamente concordantes. Da mesma forma, adapte o tom aos seus clientes. Uma apresentação clássica e sóbria irá certamente inspirar a confiança de uma faixa etária mais madura. Um sentido de humor peculiar, por outro lado, funcionará com os clientes mais jovens.
Para as suas publicações digitais, é essencial pensar na otimização digital do texto. A escolha das palavras-chave e a inserção de hiperligações e de outras ações devem ser cuidadosamente consideradas.
Além disso, o seu texto promocional deve ser adaptado ao meio. Por exemplo, o conteúdo não pode ser colocado numa rede social e ser utilizado, no mesmo formato, num meio impresso. A sua mensagem deve ser idêntica de um meio para outro, mas não na forma.
O seu texto promocional é um importante meio de contacto com um potencial cliente. E, por isso, deve ser cuidadosamente elaborado. Tenha atenção aos detalhes mencionados para alcançar os seus objetivos com sucesso.
Os dados são claros: o nível de empreendedorismo em Portugal tem registado um crescimento significativo nos últimos anos. No que diz respeito à criação de novas empresas, o nosso país destaca-se nos dados comparativos com os restantes membros da União Europeia. Segundo dados do Eurostat, Portugal sobressaiu entre os países da União Europeia ao registar […]
A iad Portugal anunciou uma nova parceria com a Flexty, uma plataforma inovadora que permitirá aos consultores imobiliários da rede receber as suas comissões de forma antecipada. Esta colaboração visa garantir maior independência e estabilidade financeira aos profissionais do setor imobiliário, oferecendo-lhes mais controlo sobre os seus rendimentos. Assim sendo, com a implementação da Flexty, […]
É apaixonado pelo setor imobiliário, mas pergunta-se se tem o que é preciso para ser um bom consultor deste ramo? Gostaria de começar, mas tem medo de falhar? Não quer perder a sua credibilidade, nem o seu tempo (e como se costuma dizer, tempo é dinheiro)? Então, que qualidades são necessárias para trabalhar no setor […]
Gostaria de iniciar atividade no setor imobiliário por conta própria? Com o estatuto de empresário, pode trabalhar como consultor imobiliário independente. Este trabalho consiste em encontrar o imóvel certo para os seus clientes! Além disso, é uma profissão simultaneamente exigente e muito satisfatória, uma vez que o mercado imobiliário está a tornar-se cada vez mais […]
O setor imobiliário é dinâmico e cada vez mais atrativo para os profissionais devido às oportunidades de empregabilidade e de construção de carreira. Hoje em dia, existem várias profissões atrativas neste setor, que têm suscitado o interesse de perfis de diferentes áreas de atuação. Trata-se de um setor gerador de empregos e, ao contrário do […]
Ao integrar o setor imobiliário, como profissional do ramo, vai necessitar de diferentes ferramentas para o ajudar no crescimento do seu negócio. Além do seu foco e persistência, estes canais irão ajudá-lo a melhorar o seu desempenho e a direcioná-lo para o caminho do sucesso. Para ajudar os seus profissionais no trabalho diário, a iad […]
O que é afinal uma marca pessoal forte e como podemos alcançá-la?
Neste artigo, vamos explorar como criar uma marca pessoal poderosa e por que é essencial para profissionais do setor imobiliário.
As placas de “vende-se” são dos instrumentos de comunicação mais eficazes utilizados pelos profissionais do setor imobiliário. A um custo mais reduzido, dão visibilidade às casas, apartamentos ou terrenos à venda. Quais são os regulamentos aplicáveis? Como se coloca uma placa de consultor imobiliário? Onde pode ser impressa? A iad informa-o sobre as características específicas […]
As relações interpessoais são a base de qualquer profissão que contacte com o público e, por isso, tornam-se imprescindíveis e cruciais para o desenvolvimento de um negócio no setor imobiliário. Apesar de todas as inovações que o marketing traz e que são fundamentais num negócio desta natureza, é na construção de relações sólidas e de […]
Enquanto profissional do setor imobiliário, a sua carteira de imóveis é altamente necessária para atrair clientes: quanto maior for o número de propriedades que possui em carteira, maior a diversidade e oferta terá para o seu cliente. Contudo, é importante não captar o primeiro imóvel que lhe aparecer pela frente. É essencial localizar e selecionar […]
A sua liberdade é essencial para si e, por isso, decidiu criar a sua própria empresa. O setor imobiliário é o mercado ideal para o fazer. Remunerado, humano e com desafios aliciantes, oferece também uma grande variedade de oportunidades de emprego. Neste setor, tornar-se consultor imobiliário independente é uma das opções mais acessíveis e interessantes. […]