Jovens Pais: 3 ideias para mudar de carreira

ideias jovens pais mudar carreira

É jovem pai ou mãe ou está a pensar em ter filhos? A sua vida profissional é assoberbante e parece incompatível com a chegada de um filho? E se considerasse uma mudança de carreira que lhe permitisse conciliar a vida pessoal e profissional?

Trabalhar a partir de casa e poder organizar o seu horário? Sim, é possível! Se está à procura de uma mudança de carreira compatível com o papel de pai ou de mãe, este artigo é para si!

1. Trabalhar como consultor imobiliário (a partir de casa!)

O dinamismo do mercado imobiliário e o aumento do investimento estrangeiro em Portugal estão a aumentar as oportunidades de emprego. A necessidade de profissionais no sector imobiliário continua a aumentar. Quando pensamos em imobiliário, pensamos em agências, agentes imobiliários, mas há mais profissões ligadas a este mundo.

Já ouviu falar da profissão de consultor imobiliário independente? O consultor imobiliário é responsável pelas transações imobiliárias em nome de uma rede de agentes (rede ou agência que deve ser titular de uma licença AMI). As tarefas de um consultor vão desde a estimativa de valor de imóveis até ao acompanhamento dos clientes na assinatura do contrato de promessa de compra e venda. Procuram imóveis para venda, organizam visitas e acompanham os clientes, fazem a gestão do seu portefólio e tem uma marca pessoal trabalhada nas plataformas digitais.

O que os distingue é o facto de trabalharem de forma totalmente autónoma. Embora trabalhem em nome de uma rede, têm total autonomia e agilidade no planeamento diário. Um consultor independente não é um trabalhador por conta de outrem.

Precisa de ir buscar o filho mais novo à creche às 16 horas? Como empreendedor, não há nada que o impeça de organizar o seu horário de acordo com os restantes papéis que assume na sua vida. Enquanto gestor do seu próprio tempo, consegue conciliar as suas atividades profissionais com compromissos pessoais e/ou familiares. Esta autonomia dá-lhe paz de espírito e maximiza a sua eficácia em todas as frentes!

Trabalhar como consultor imobiliário independente é uma profissão flexível. Pode trabalhar a tempo inteiro ou a tempo parcial, em função da sua disponibilidade, porque controla o seu horário de trabalho e a sua agenda.

Esta profissão é particularmente compatível com a vida familiar e favorece um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, ao mesmo tempo que proporciona um rendimento financeiro, em função do tempo investido na sua carreira.

2. Teletrabalho: a solução para mudar de profissã

As profissões ligadas ao digital adequam-se perfeitamente ao trabalho a partir de casa – no fundo, de qualquer lugar, desde que tenha internet.

Os nómadas digitais iniciaram este movimento, financiando as suas viagens através de serviços digitais, mas para quem procura conciliar a sua vida pessoal e profissional este modelo de trabalho torna-se cada vez mais apelativo.

As profissões digitais exigem pouca ou nenhuma presença física. A comunicação faz-se através de ferramentas digitais: videochamada, ferramentas de colaboração ou por email. É por isso que estas profissões são ideais para trabalhar a partir de casa.

Pode trabalhar por conta própria ou por conta de outrem. Algumas empresas funcionam num regime 100% remoto, o que significa que podem recrutar pessoas de todos os quadrantes, independentemente da sua localização geográfica.

3. Crie os seus próprios produtos

Considera-se criativo por natureza? Se tem uma veia criativa e uma paixão por alguma forma de artesanato, esta também pode ser uma solução.

Graças às plataformas digitais, pode facilmente criar a sua própria loja online. Pode escolher soluções como Shopify, Wizishop ou Woocommerce para vender os seus produtos. Também pode distribuir em marketplaces como a Amazon.

Ainda que criar uma loja online exija logística e espaço, pode lançar o seu negócio a partir de casa! A principal vantagem deste tipo de negócio é o facto de poder gerir o seu horário como entender. Além disso, quando os produtos são apenas vendidos online, não há necessidade de espaço físico, com horário estabelecido. Pode organizar o seu horário com toda a liberdade, sem ter de sair de casa.

O desenvolvimento das ferramentas digitais despoletou uma série de novas profissões que podem ser desempenhadas à distância. Isto permite libertar-se de restrições de tempo difíceis e de conciliar com a vida de jovem pai ou mãe.

Se pretende mudar de profissão, encontre uma nova oportunidade que corresponda às suas competências e que garanta a flexibilidade necessária para acompanhar o crescimento dos seus filhos.

Saiba mais:

  • Sem categorias