Ricardo Marques assume cargo de CEO-Adjunto da iad Portugal

A iad Portugal, filial da maior rede europeia de consultores imobiliários independentes, celebra em 2025 uma década de presença no mercado nacional. Com um historial marcado por inovação e crescimento sustentado, a empresa reforça agora a sua estrutura de liderança com a nomeação de Ricardo Marques como novo CEO-Adjunto da iad Portugal.

Portanto, este passo estratégico surge num momento chave, em que a iad Portugal consolida o seu papel de referência no setor imobiliário português e se prepara para uma nova etapa de expansão e liderança.

Uma visão clara para o futuro

A integração de Ricardo Marques reforça a aposta da iad num modelo de negócio 100% digital, desmaterializado e centrado no consultor. Assim, ao lado do CEO Alfredo Valente, o novo CEO-Adjunto terá um papel essencial na concretização da ambição de crescimento da rede em território nacional.

Com uma rede que já conta com 1000 consultores independentes distribuídos por Portugal Continental, Madeira e Açores, e com uma estrutura de apoio robusta com sede no Porto, a iad Portugal prepara-se para elevar ainda mais o seu impacto no setor.

Quem é Ricardo Marques?

Com um percurso profissional diversificado e consolidado, Ricardo Marques iniciou a sua carreira em empresas de renome como a BOSCH e o Grupo Ramos Catarino, onde desempenhou funções de liderança, destacando-se como Diretor Geral Adjunto em 2010 e Presidente da Comissão Executiva em 2011. De fato, este sólido background preparou-o para uma transição estratégica para o setor imobiliário em 2014, quando ingressou na RE/MAX, onde construiu uma carreira de sucesso ao longo de uma década.

Durante este período na RE/MAX, Ricardo assumiu diversas responsabilidades, desde Gestor de Operações até Diretor de Operações da Região Norte. Neste último cargo, foi responsável por coordenar equipas de alto desempenho e implementar estratégias eficazes de crescimento regional. Nos últimos dois anos na empresa, alargou ainda o seu papel, acumulando a Direção de Expansão, onde focou na identificação e atração de talentos para a abertura de novas agências, impulsionando a expansão da marca.

Em paralelo ao seu trabalho em Portugal, colaborou durante cinco anos com a RE/MAX Alemanha, contribuindo para a formação e desenvolvimento da equipa de Business Development, reforçando assim a sua experiência internacional. Mais recentemente, em 2024, Ricardo Marques assumiu a Direção Geral da MELOM Obras, onde aplica todo o seu know-how em liderança e gestão para novos desafios.

Liderança partilhada, compromisso reforçado

Para Alfredo Valente, CEO da iad Portugal, esta nova etapa representa mais do que uma mudança de estrutura, é uma declaração de intenções:

“No momento em que se comemoram 10 anos de atividade da iad Portugal, posicionamo-nos para a próxima década. Somos já um player incontornável da mediação imobiliária em Portugal e fomos, arrisco dizê-lo, fundamentais na mudança e modernização do setor. Mas queremos mais, queremos chegar muito mais longe, razão pela qual precisamos de nos rodear das pessoas certas para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva. E é neste contexto que acolhemos o Ricardo Marques como CEO-Adjunto da iad Portugal. Com uma década de experiência na mediação imobiliária, em funções de topo,
o Ricardo reúne todas as condições para ajudar a iad a caminhar no sentido de ajudar cada vez mais portugueses a concretizar os seus projetos imobiliários e contribuir para levar a iad à liderança de mercado”.

Já Ricardo Marques partilha o entusiasmo “entusiasmo por integrar a equipa da iad Portugal” :

Assim, novo CEO-adjunto acredita que “o modelo da iad, assente numa estrutura digital, flexível e centrada no consultor, está perfeitamente alinhado com as novas exigências do mercado e com o perfil do profissional de mediação do presente e do futuro.

Reconheço na iad uma visão verdadeiramente inovadora que responde com eficácia à crescente procura dos consultores imobiliários por mais autonomia, apoio especializado, humano e tecnológico, e uma remuneração justa. O posicionamento da marca, focado no desenvolvimento do consultor e na proximidade à comunidade, é, para mim, um sinal claro do tipo de serviço que queremos continuar a oferecer aos nossos clientes. Acredito profundamente que, ao apoiar e capacitar os nossos consultores, estamos a criar impacto real na vida das pessoas. Na iad Portugal, teremos todas as condições para continuar a servir os nossos clientes com excelência e para inovar e melhorar a experiência imobiliária em Portugal”, acrescenta.

Estrutura nacional com foco no consultor

Com sede no Porto, a iad Portugal conta com uma equipa de 34 profissionais nas áreas de comunicação, marketing, vendas, RH, economia, contabilidade, programação e direito. Dispõe ainda de 27 polos de formação em todo o país, garantindo apoio e capacitação contínua aos seus consultores.

Saiba mais:

  • Sem categorias